No caso do general Braga Netto, vice na chapa de Bolsonaro, a votação está indefinida; placar é de 3 votos a 2 pela inelegibilidade - Marcelo Camargo/Agência Brasil
A maioria dos ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) votou nesta terça-feira (31) pela condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro pelo uso eleitoreiro das comemorações de 7 de setembro de 2022.
É a segunda condenação de Bolsonaro à inelegibilidade por oito anos. Contudo, o prazo de oito anos continua valendo em função da primeira condenação e não será contado duas vezes. O ex-presidente está impedido de participar das eleições até 2030.
Até o momento, por 4 votos a 1, prevalece na votação a manifestação do relator, ministro Benedito Gonçalves. No voto proferido na sessão de 24 de outubro, o ministro citou as irregularidades que Bolsonaro cometeu durante o 7 de setembro em Brasília e no Rio de Janeiro.
Entre elas as ilegalidades, Gonçalves citou a autorização do governo para que tratores de agricultores apoiadores do ex-presidente participassem do desfile militar e para entrada de um trio elétrico na Esplanada dos Ministérios para realização do comício de Bolsonaro após o desfile.
No caso do general Braga Netto, vice na chapa de Bolsonaro, a votação está indefinida. O placar é de 3 votos a 2 pela inelegibilidade.
O voto do relator foi seguido pelos ministros Floriano de Azevedo Marques, André Ramos Tavares e Cármen Lúcia. Raul Araújo votou pela rejeição da ação contra Bolsonaro.
A sessão continua para a tomada dos votos dos ministros Nunes Marques e Alexandre de Moraes.
Ricardo Antunes adverte sobre os efeitos nefastos da aprovação do PL dos Aplicativos para a classe trabalhadora em entrevista ao Instituto Humanitas Unisinos.
Instituto Humanitas Unisinos entrevista Ricardo Antunes
No Brasil de 2023,...
Ministério da Gestão propõe aumentar benefícios e negociar aumentos com cada categoria separadamente
Vinicius Konchinski
Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
Técnicos, docentes e estudantes do campus São Paulo do IFSP se reúnem no primeiro dia...
Conselho de Ética votará nesta quarta-feira (2) admissibilidade dos processos de cassação
Caroline Oliveira
Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
02 de Agosto de 2023 às 10:19
Diversas deputadas foram...
A guerra poderá afetar os mercados. Em relação à Rússia, as maiores importações são de fertilizantes e de produtos petrolíferos refinados.
Luis Nassifjornalggn@gmail.com
Publicado em
1 de agosto de...
O mundo do trabalho está mergulhado em oceano de transformações tecnológicas, muita disruptivas. Na extensão, as mudanças abrangem todos os setores produtivos, todas as atividades econômicas e impactam todos os postos de trabalho e profissões. Na dinâmica, são contínuas, multiplicam-se e se...
A Prefeitura de Porto Alegre publicou na última terça-feira (25) o edital de privatização da Companhia Carris Porto-Alegrense. O objetivo é conseguir ao menos R$ 109 milhões com a venda de ações e bens da companhia estatal de ônibus, com a vencedora da licitação recebendo o direito a operar as 20...
Segundo os dados do governo, setor de serviços concentrou quase 60% do total. Quem saiu ganhava mais do que os que entraram
Por Redação RBA
Do saldo de empregos criados nos primeiros seis meses do ano, 58,6% são do setor de...
Imaginaram poder reproduzir estratégia do início do governo Dilma, onde miravam alvos, faziam a crítica e conseguiam resposta da presidente.
Luis Nassif
jornalggn@gmail.com
Publicado em
27 de...
Depois de um despejo em março, cerca de 600 famílias retornam à Fazenda São Lukas, atualmente patrimônio da União
Gabriela Moncau
Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
24 de Julho de 2023 às 17:57
A primeira vez que a área...
Presidente sancionou o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que prioriza itens vindos de agricultores familiares
Por Redação RBA
Boulos, Wellington Dias, Lula, Teresa Leitão e Paulo Teixeira: programa relançado hoje tem 'a cara do...
De acordo com a ministra Esther Dweck, serão 2.480 vagas para novas seleções e 546 nomeações de concursos já realizados
Por Redação RBA
“É o maior anúncio em muitos anos, fruto desse represamento", afirmou a ministra, destacando a perda de 80 mil servidores nos...
A greve dos trabalhadores e das trabalhadoras da saúde do Instituto de Cardiologia de Porto Alegre, aprovada em assembleia do Sindisaúde-RS e realizada na última sexta-feira (14), triunfou. O movimento, deflagrado às 7 horas, arrancou o pagamento dos salários em atraso, além de parte de...