Página inicial > Autorizar self-service em postos de combustíveis pode resultar em 500 mil demissões
Autorizar self-service em postos de combustíveis pode resultar em 500 mil demissões
13/05/2022 07:29
Alerta é de secretário da CUT que contesta decisão de juiz de Jaraguá do Sul (SC) de autorizar empresa a retirar os frentistas de postos. Decisão é ilegal, diz Valeir Ertle
A decisão do juiz federal Joseano Maciel Cordeiro, da 1ª Vara Federal de Jaraguá do Sul, Santa Catarina, que autorizou uma empresa a retirar os frentistas dos postos de combustíveis pode causar um efeito cascata e resultar na demissão de 500 mil trabalhadores e trabalhadoras em todo o país. Além disso é ilegal porque um juiz federal não tem competência para julgar uma ação como essa, afirma o secretário de Assuntos Jurídicos da CUT, Valeir Ertle.
O juiz tomou a decisão porque entendeu que a lei que obriga manter um frentista nos postos de combustíveis para abastecer veículos é incompatível com outras legislações, como a da liberdade econômica e a da inovação tecnológica.
A decisão beneficiou a empresa Agricopel, dona da rede de postos Mime, que processou a União alegando ter dificuldades em contratar frentistas em Santa Catarina. A Agricopel tem 53 unidades no estado e 1.200 trabalhadores, sendo 35% frentistas.
Além da ilegalidade na decisão do juiz, há uma visão distorcida por parte da empresa do direito do trabalhador e das necessidades que ele precisa suprir, afirma Valeir Ertle.
Para ele, é inadmissível a Agricopel dizer que não consegue contratar no momento em que o país registra altas taxas de desemprego, tem quase 12 milhões de desocupados e outros 7 milhões de desalentados – trabalhadores que desistiram de procurar emprego depois de muito tentar e não conseguir.
“É um contrassenso dizer que está com dificuldades para contratar com o alto índice de desemprego no país. Se ela estiver empregando com salários baixos pode ser um dos motivos para que ninguém queira trabalhar nessa empresa. Se pagasse um salário decente haveria fila para ocupar as vagas”, diz Valeir.
Sobre a decisão do juiz federal, o dirigente da CUT é categórico em considerar que a Justiça Federal não tem competência para atuar em questão trabalhista. “É um absurdo um juiz federal querer mudar uma legislação que diz exatamente o contrário do que ele decidiu. Não cabe a ele. A decisão tem de ser da Justiça do Trabalho”.
“Hoje ninguém respeita a legislação trabalhista. O STF [Supremo Tribunal Federal] está julgando ações que são de competência do TST [Tribunal Superior do Trabalho], interferindo indevidamente na justiça trabalhista”, critica o secretário.
Ataque aos empregos dos frentistas
Esta não é a primeira vez que os empregos de meio milhão de frentistas são ameaçados. Em maio do ano passado, o líder do MBL deputado federal Kim Kataguiri (União Brasil-SP) propôs uma emenda à Medida Provisória (MP) nº 1063 para criar a adoção de bombas de autoatendimento em postos de combustíveis, alegando os altos preços dos combustíveis, ignorando que os salários pagos à categoria representam apenas 2% no preço final dos combustíveis. A MP tratava somente da permissão da venda direta de etanol entre usinas e postos, mas o deputado resolveu colocar um jabuti no texto.
“Na época, a CUT e as demais centrais unidas fizeram gestões junto aos parlamentares no Congresso Nacional para que o texto não fosse aprovado, e nós conseguimos evitar a demissão de 500 mil trabalhadores”, conta Valeir.
Federação Nacional de Frentistas entra com ação contra decisão
Em nota publicada em seu site a Federação Nacional dos Empregados em Postos de Serviços de Combustíveis e Derivados de Petróleo (Fenepospetro) revela que entrou na Primeira Vara da Justiça Federal em Jaraguá do Sul com pedido de “embargos de declaração”, questionando decisão judicial que contenha omissões ou contrariedades.
De acordo com Eusébio Luis Pinto Neto, presidente da Federação, a sentença do magistrado ignora a Lei Federal 9.056/2000, que é clara ao proibir o self-service nos postos de combustíveis em todo o território nacional. Clara, evidentemente, para proteger os empregos.
Ricardo Antunes adverte sobre os efeitos nefastos da aprovação do PL dos Aplicativos para a classe trabalhadora em entrevista ao Instituto Humanitas Unisinos.
Instituto Humanitas Unisinos entrevista Ricardo Antunes
No Brasil de 2023,...
Ministério da Gestão propõe aumentar benefícios e negociar aumentos com cada categoria separadamente
Vinicius Konchinski
Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
Técnicos, docentes e estudantes do campus São Paulo do IFSP se reúnem no primeiro dia...
Com a instalação do Comitê local do FAMA no Espírito Santo, já são 13 os comitês espalhados por todo o país. Dia 30 será a vez do Rio Grande do Sul lançar seu comitê
Diante de várias entidades da sociedade civil, o Comitê Capixaba do FAMA - Fórum Alternativo Mundial da Água - foi instalado na...
Crédito: foto - Solam
Mundo usa quase 500 bilhões de garrafas plásticas por ano
19 de Outubro de 2017
A previsão é que até 2021 a população global esteja consumindo mais de 580 bilhões de garrafas
No mundo inteiro, o uso de água engarrafada gera acúmulo de lixo plástico. Apesar da...
h2.cjk { font-family: "Droid Sans Fallback"; }h2.ctl { font-family: "FreeSans"; }p { margin-bottom: 0.25cm; line-height: 120%; }a:link { }
Crédito: foto - Renato Sampaio
Seca atinge importante ‘berçário’ do São Francisco e resulta em três milhões...
Crédito: foto - projeto Jimboê
Crianças: água é sinônimo de felicidade!
11 de Outubro de 2017
Toda criança tem direito de brincar e se divertir. Brincadeiras na água são pura alegria, refrescam e...
Crédito: foto - GGN
Ao menos 25 barragens no Brasil correm risco de ruptura - Novas tragédias anunciadas?
10 de Outubro de 2017
Diagnóstico faz parte do Relatório de Segurança de Barragens 2016 da ANA (Agência...
Crédito: foto - Sindicato dos Bancários SP
Água, Direito Humano Fundamental
05 de Outubro de 2017
Maude Bralow, uma das maiores especialistas em água, afirma que o “Fórum das Corporações” não é um espaço...
DIRETORIA É REELEITA PARA O QUADRIÊNIO 2018-2022
No dia 29 de setembro de 2017, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Carazinho e região realizou eleição para nova direção da entidade que conta com uma renovação de 40% do quadro da...
Na quinta-feira, dia 5, teremos a primeira reunião de negociação com as empresas Oxiteno, Innova e Braskem, que reúnem cerca de 93% dos trabalhadores do Polo, com DB outubro.
Nesta negociação, estamos tratando das questões econômicas do Acordo. Lembrando que o mesmo, no seu todo, tem vigência de...
A Chapa 1 – “UNIÃO, FORÇA E LUTA”, que representa a atual direção do Sindicato dos Municipários de Pelotas (SIMP), porém com alguns novos integrantes, foi eleita no processo eleitoral realizado nos dias 25 e 26, onde os associados escolheram a diretoria executiva, conselhos fiscal e deliberativo...
DIREÇÃO DO SINDICATO DA ALIMENTAÇÃO COMEMORA QUASE 100% DE APROVAÇÃO
por Sindicato da Alimentação | out 2, 2017 | Pagina Inicial | 0 Comentários
A direção do Sindicato da Alimentação de Pelotas comemora aprovação de 93.5 % da categoria ao trabalho dos atuais dirigentes, representado pela Chapa...