REUNIÃO DE NEGOCIAÇÃO DATA-BASE OUTUBRO - Sindipolo
Na quinta-feira, dia 5, teremos a primeira reunião de negociação com as empresas Oxiteno, Innova e Braskem, que reúnem cerca de 93% dos trabalhadores do Polo, com DB outubro.
Nesta negociação, estamos tratando das questões econômicas do Acordo. Lembrando que o mesmo, no seu todo, tem vigência de 24 meses (de outubro/2016 a setembro/2018).
Entre as principais reivindicações desta negociação estão: Reajuste salarial pelo INPC dos últimos 12 meses + 5% de aumento real (o INPC acumulado até agosto/2017 foi de 1,73%); Reajuste para os auxílios e benefícios praticados pelas empresas pelo INPC acumulado nos últimos 12 meses + 5%; Reajuste do piso salarial INPC + 5% aumento real; Equalização do auxílio-educação dos trabalhadores da Braskem.
Após a reunião, devemos agendar assembleias com a categoria para apreciar o que for apresentado pelas empresas e definir os próximos encaminhamentos da negociação.
OUTRAS REGIÕES
BAHIA – Em reunião dia 26, foi apresentada proposta patronal de 1,73% de reajuste para DB setembro, nos salários e benefícios. As empresas também propuseram alterações na Convenção Coletiva com a exclusão de quatro cláusulas, que tratam: da homologação das rescisões contratuais no Sindicato; da que prevê a taxa assistencial; da que garante que prevaleçam as condições mais favoráveis já existentes em cada empresa; e da que define a abrangência e aplicação da convenção.
RIO DE JANEIRO – Os trabalhadores da NITRIFLEX, com DB setembro, aprovaram a proposta de reajuste salarial de 3%, mais 2% em janeiro de 2018, entre outras questões, totalizando um reajuste salarial de 5%.
www.sindipolo.org.br/2017/10/reuniao-de-negociacao-data-base-outubro/