Página inicial > STF anula provas contra Tacla Duran, que pode voltar ao Brasil para depor contra Moro
STF anula provas contra Tacla Duran, que pode voltar ao Brasil para depor contra Moro
16/06/2023 10:08
Redação
Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Advogado acusa ex-juiz de extorsão durante trabalho na Operação Lava Jato
Moro: senador tem motivos para se preocupar com depoimento de Tacla Duran? - Pedro França/Agência Senado
O Supremo Tribunal F ederal (STF) anulou todas as provas de ações penais contra o advogado Rodrigo Tacla Duran na 13ª Vara Federal de Curitiba. A decisão, assinada pelo ministro Dias Toffoli, pode culminar com a suspensão de todas as ações contra o advogado, que deve voltar ao Brasil para falar sobre suas denúncias de ter sofrido extorsão na Operação Lava Jato, citando especificamente o ex-juiz e hoje senador Sergio Moro (União Brasil-PR).
A possibilidade do depoimento ganha força pois, com a decisão do Supremo, também devem ser extintos os processos contra Duran na Espanha, o que permitiria que ele deixasse o país europeu e viajasse ao Brasil. O advogado foi convidado Câmara dos Deputados para esclarecer as denúncias.
As ações contra o Duran já tinham sido suspensas pelo STF em março, pelo então ministro Ricardo Lewandowski, que viria a se aposentar em abril. Entretanto, também em abril, o desembargador Marcelo Malucelli, do Tribunal Regional Federal da 4a Região (TRF-4), voltou a determinar a prisão do advogado. O filho de Malucelli, João, é sócio da esposa de Moro, Rosângela, e namorado da filha do senador.
Na decisão desta quinta, Toffoli destacou a "imprestabilidade" das provas contra o advogado, que foram obtidas após acordo de leniência com a Odebrecht e estariam comprometidas por "vícios insanáveis". O ministro já tinha concedido habeas corpus preventivo para que Duran viesse ao Brasil para depor na Câmara sem correr o risco de ser preso.
Entenda o caso
Rodrigo Tacla Duran foi preso em Madri, em novembro de 2016, por suspeita de ser um operador do sistema de pagamento de propinas da Odebrecht a políticos. No entanto, ele foi solto três meses depois. Desde então, Duran tem feito acusações de corrupção contra a Operação Lava Jato. Ele afirmou ter trocado mensagens com o advogado Carlos Zucolotto Junior em troca de vantagens com o juiz Sergio Moro e ter pago ao advogado Marlus Arns para evitar sua prisão na operação.
Durante o período em que Moro e Dallagnol estiveram à frente da Lava Jato, as denúncias de Duran foram ignoradas e ele foi tratado como um criminoso tentando desqualificar o trabalho da operação. Com a chegada do novo juiz Eduardo Appio à 13ª Vara Criminal de Curitiba, Duran teve a oportunidade de apresentar suas acusações contra Moro e Dallagnol.
No entanto, devido ao foro privilegiado de Moro, o caso precisa ser apurado sob a supervisão do Supremo Tribunal Federal (STF). Dallagnol perdeu recentemente o mandato - e o foro - e pode ser julgado pela Justiça comum.
Duran alega ter sido extorquido e ter recebido ameaças de delatores da Lava Jato, insinuando que foram feitas a pedido de Dallagnol. Além disso, menciona Fábio Aguayo, empresário de Curitiba e apoiador de Moro, como alguém que ofereceu serviços em troca de propina.
Pedro Serrano, advogado e professor, ressalta a gravidade das acusações de Duran e a necessidade de investigação, mas destaca a falta de indícios concretos de envolvimento direto de Moro.
Até o momento, não são conhecidas as provas de Duran contra Moro e Dallagnol. Caso as acusações sejam comprovadas, Moro e Dallagnol podem ser punidos, e os processos da Lava Jato podem ser anulados devido a uma possível atuação criminosa dos ex-juiz e ex-procurador. Os dois desqualificam Duran e suas denúncias.
Ricardo Antunes adverte sobre os efeitos nefastos da aprovação do PL dos Aplicativos para a classe trabalhadora em entrevista ao Instituto Humanitas Unisinos.
Instituto Humanitas Unisinos entrevista Ricardo Antunes
No Brasil de 2023,...
Ministério da Gestão propõe aumentar benefícios e negociar aumentos com cada categoria separadamente
Vinicius Konchinski
Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
Técnicos, docentes e estudantes do campus São Paulo do IFSP se reúnem no primeiro dia...
Com a instalação do Comitê local do FAMA no Espírito Santo, já são 13 os comitês espalhados por todo o país. Dia 30 será a vez do Rio Grande do Sul lançar seu comitê
Diante de várias entidades da sociedade civil, o Comitê Capixaba do FAMA - Fórum Alternativo Mundial da Água - foi instalado na...
Crédito: foto - Solam
Mundo usa quase 500 bilhões de garrafas plásticas por ano
19 de Outubro de 2017
A previsão é que até 2021 a população global esteja consumindo mais de 580 bilhões de garrafas
No mundo inteiro, o uso de água engarrafada gera acúmulo de lixo plástico. Apesar da...
h2.cjk { font-family: "Droid Sans Fallback"; }h2.ctl { font-family: "FreeSans"; }p { margin-bottom: 0.25cm; line-height: 120%; }a:link { }
Crédito: foto - Renato Sampaio
Seca atinge importante ‘berçário’ do São Francisco e resulta em três milhões...
Crédito: foto - projeto Jimboê
Crianças: água é sinônimo de felicidade!
11 de Outubro de 2017
Toda criança tem direito de brincar e se divertir. Brincadeiras na água são pura alegria, refrescam e...
Crédito: foto - GGN
Ao menos 25 barragens no Brasil correm risco de ruptura - Novas tragédias anunciadas?
10 de Outubro de 2017
Diagnóstico faz parte do Relatório de Segurança de Barragens 2016 da ANA (Agência...
Crédito: foto - Sindicato dos Bancários SP
Água, Direito Humano Fundamental
05 de Outubro de 2017
Maude Bralow, uma das maiores especialistas em água, afirma que o “Fórum das Corporações” não é um espaço...
DIRETORIA É REELEITA PARA O QUADRIÊNIO 2018-2022
No dia 29 de setembro de 2017, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Carazinho e região realizou eleição para nova direção da entidade que conta com uma renovação de 40% do quadro da...
Na quinta-feira, dia 5, teremos a primeira reunião de negociação com as empresas Oxiteno, Innova e Braskem, que reúnem cerca de 93% dos trabalhadores do Polo, com DB outubro.
Nesta negociação, estamos tratando das questões econômicas do Acordo. Lembrando que o mesmo, no seu todo, tem vigência de...
A Chapa 1 – “UNIÃO, FORÇA E LUTA”, que representa a atual direção do Sindicato dos Municipários de Pelotas (SIMP), porém com alguns novos integrantes, foi eleita no processo eleitoral realizado nos dias 25 e 26, onde os associados escolheram a diretoria executiva, conselhos fiscal e deliberativo...
DIREÇÃO DO SINDICATO DA ALIMENTAÇÃO COMEMORA QUASE 100% DE APROVAÇÃO
por Sindicato da Alimentação | out 2, 2017 | Pagina Inicial | 0 Comentários
A direção do Sindicato da Alimentação de Pelotas comemora aprovação de 93.5 % da categoria ao trabalho dos atuais dirigentes, representado pela Chapa...