Página inicial > Privatização da Corsan pode ser anulada no RS; Primeira Câmara do TCE conclui julgamento com maioria
Privatização da Corsan pode ser anulada no RS; Primeira Câmara do TCE conclui julgamento com maioria
31/08/2023 08:01
Resultado deve ser proclamado após relatora voltar de férias, em 8 de setembro; recurso da PGE envia processo ao Pleno
Redação
Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |
31 de Agosto de 2023 às 07:49
Corsan foi privatizada através de leilão realizado na Bolsa de Valores (B3), tendo como comprador o Consórcio Aegea, com proposta única de aproximadamente R$4,1 bilhões - Foto: Divulgação/Corsan
O julgamento sobre o processo de privatização da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) foi retomado na Primeira Câmara do Tribunal de Contas do Estado (TCE), nesta terça-feira (29). Mesmo com o voto do conselheiro Renato Azeredo pela regularidade da venda, o placar final ficou em 2 a 1, formando maioria para anular a venda da estatal. A Procuradoria-Geral do Estado (PGE) deve recorrer.
Azeredo discordou do parecer da relatoria de que a Corsan teria sido subavaliada no processo de venda. “Não encontro elementos de provas capazes de me convencer da existência de irregularidades no leilão e da contratação dele decorrente”, disse.
Em sessão realizada no dia 18 de julho, a conselheira Ana Cristina Moraes, relatora do processo, votou pela anulação da privatização, apontando diferenças entre o valor apresentado pelas projeções do estado e o demonstrado pela companhia - um caso de subprecificação. Seu voto foi acompanhado pelo conselheiro Estilac Xavier, já formando a maioria. Na ocasião, o conselheiro Azeredo pediu vistas.
Mesmo com o resultado final favorável à anulação, o julgamento foi novamente suspenso, pois Ana Cristina Moraes está de férias. A previsão de seu retorno é no dia 8 de setembro, quando deve ser finalizado o processo. Após, a PGE deve entrar com recurso e o processo será enviado para análise do Pleno do Tribunal, composto por sete conselheiros.
Apesar do processo ainda estar em andamento, o governador Eduardo Leite (PSDB) assinou, em julho, o contrato de venda e a transferência Corsan para o grupo Aegea, após diversas reviravoltas jurídicas. A assinatura deu seguimento ao processo de venda da Companhia, arrematada em leilão em dezembro do ano passado por R$ 4,151 bilhões, após medida liminar concedida pelo presidente do TCE, Alexandre Postal.
Ricardo Antunes adverte sobre os efeitos nefastos da aprovação do PL dos Aplicativos para a classe trabalhadora em entrevista ao Instituto Humanitas Unisinos.
Instituto Humanitas Unisinos entrevista Ricardo Antunes
No Brasil de 2023,...
Ministério da Gestão propõe aumentar benefícios e negociar aumentos com cada categoria separadamente
Vinicius Konchinski
Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
Técnicos, docentes e estudantes do campus São Paulo do IFSP se reúnem no primeiro dia...
Mais uma vez o Projeto de Lei (PL 290/2023), que prevê um reajuste de 9% para o salário mínimo regional de 2023, não foi votado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.
Na reunião desta terça-feira (10), a deputada Delegada Nadine, do mesmo...
Categorias mostram que seguem mobilizadas e não descartam novas greves contra projetos de privatização de Tarcísio
Gabriela Moncau
Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Ato na região central da capital paulista reforçou a luta contra a privatização de serviços...
RBA – O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) divulgou nesta quinta-feira (5) a versão atualizada da chamada “lista suja”, relação de empregadores envolvidos com trabalho análogo à escravidão.
Desta vez, segundo a Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT), são 204 nomes, a maior...
Logo após o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, defender as privatizações, a Linha 9-Esmeralda, controlada pela Via Mobilidade, teve circulação de trens interrompida entre as estações Morumbi e Villa Lobos-Jaguaré
Por Tiago Pereira, da...
Confira balanço da CPI contra o MST e a importância da luta pela Reforma Agrária Popular no Brasil
Notícias
29 de setembro de 2023
CPI contra o MST não conseguiu produzir um relatório final votado e aprovado pelos deputados. Foto:...
Em entrevista ao BdF, ex-presidente do PT avalia que partido deve tomar iniciativa e despertar " esperança" na população
Redação
Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Genoíno foi deputado federal pela primeira vez em 1982 - Foto: Lia Bianchini
A um ano das...
Parlamentares e sem-terra afirmaram que único objetivo da comissão era criminalizar o movimento. “Crime é invadir Terras Indígenas, grilagem, trabalho escravo”
Por Vitor Nuzzi, da RBA
Reprodução YouTube
Ceres (MST, ao microfone) e deputados: CPI tentou...
“Ser humano deve fazer um novo começo”, alerta Leonardo Boff em Porto Alegre
Com um auditório lotado de ativistas de diversos movimentos sociais e populares, pastorais, dirigentes sindicais e parlamentares, o teólogo, filósofo, escritor, professor e membro da...
Concedida pelo presidente Lula após o sacerdote sofrer ameaças, condecoração foi entregue pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino
Por Redação RBA
Júlio Lancellotti, entre Silvio Almeida (esquerda) e Flávio...
Concedida pelo presidente Lula após o sacerdote sofrer ameaças, condecoração foi entregue pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino
Por Redação RBA
(divulgação/MJSP)
Júlio Lancellotti, entre Silvio Almeida (esquerda) e Flávio...