Página inicial > Na ONU, Lula e Biden discutem ampliação de direitos trabalhistas
Na ONU, Lula e Biden discutem ampliação de direitos trabalhistas
25/09/2023 07:38
Programa com o jornalista Rodrigo Vianna traz comentários sobre os principais acontecimentos políticos desta semana
Redação
Rodrigo Vianna é jornalista desde 1990. Durante sua trajetória, já passou pela Folha de S. Paulo, TV Cultura, Globo e Record - Willians Campos/ Brasil de Fato
No entanto, outro movimento da viagem do petista aos Estados Unidos foi considerado ainda mais importante: um encontro entre o mandatário brasileiro e o presidente estadunidense, Joe Biden, onde foi discutido, entre outros temas, o fortalecimento das condições dos trabalhadores.
Lula e Biden têm ligações com os sindicatos e querem fortalecer as regulamentações que se perderam com o aprofundamento das políticas neoliberais no Brasil e nos Estados Unidos.
A taxa, porém, segue como uma das mais altas do mundo e, segundo economistas, é um dos entraves para um crescimento mais robusto da economia brasileira ainda neste ano de 2023.
Panela de Pressão
Quem vai para a Panela de Pressão são os golpistas envolvidos com o 8 de Janeiro. A condenação dos três primeiros réus (dois deles ficarão presos por 17 anos e o outro cumprirá 14 anos) criou um parâmetro para os participantes em tentativas de golpe de estado.
A decisão também deve ser um parâmetro para julgar os mandantes e articuladores da tentativa de golpe que aconteceu em Brasília.
Além da delação de Mauro Cid, que pode confirmar o envolvimento dos militares das três Forças Armadas no intento, a possível delação do blogueiro Wellington Macedo, coordenada pela CPMI do 8 de Janeiro, poderá auxiliar nas investigações sobre quem teria financiado a tentativa de ato terrorista com explosivos no aeroporto de Brasília.
Cafezinho
E o Cafezinho desta edição vai para os povos indígenas do Brasil, que alcançaram nesta semana uma grande vitória: a derrubada da tese do Marco Temporal no Supremo Tribunal Federal.
O STF definiu, por nove votos a dois, que à tese não tem validade jurídica. Ela pretendia definir que os indígenas só teriam direito às terras onde estavam a partir de 1988. A medida poderia retirar diversas populações de seus territórios tradicionais.
Apenas dois ministros do Supremo votaram a favor da matéria: os bolsonaristas Kassio Nunes Marques e André Mendonça, indicados pelo ex-presidente à Corte.
Onde assistir
O Tempero da Notícia vai ao ar todas as sextas-feiras, às 20h, no canal do Brasil de Fato no YouTube e na TVT, canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC.
Moradores do estado de São Paulo podem acompanhar o programa pela Rádio Brasil Atual (98,9 FM na Capital Paulista e 93,3 FM na Baixada Santista), nos mesmos horários.
Ricardo Antunes adverte sobre os efeitos nefastos da aprovação do PL dos Aplicativos para a classe trabalhadora em entrevista ao Instituto Humanitas Unisinos.
Instituto Humanitas Unisinos entrevista Ricardo Antunes
No Brasil de 2023,...
Ministério da Gestão propõe aumentar benefícios e negociar aumentos com cada categoria separadamente
Vinicius Konchinski
Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
Técnicos, docentes e estudantes do campus São Paulo do IFSP se reúnem no primeiro dia...
Mais uma vez o Projeto de Lei (PL 290/2023), que prevê um reajuste de 9% para o salário mínimo regional de 2023, não foi votado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.
Na reunião desta terça-feira (10), a deputada Delegada Nadine, do mesmo...
Categorias mostram que seguem mobilizadas e não descartam novas greves contra projetos de privatização de Tarcísio
Gabriela Moncau
Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Ato na região central da capital paulista reforçou a luta contra a privatização de serviços...
RBA – O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) divulgou nesta quinta-feira (5) a versão atualizada da chamada “lista suja”, relação de empregadores envolvidos com trabalho análogo à escravidão.
Desta vez, segundo a Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT), são 204 nomes, a maior...
Logo após o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, defender as privatizações, a Linha 9-Esmeralda, controlada pela Via Mobilidade, teve circulação de trens interrompida entre as estações Morumbi e Villa Lobos-Jaguaré
Por Tiago Pereira, da...
Confira balanço da CPI contra o MST e a importância da luta pela Reforma Agrária Popular no Brasil
Notícias
29 de setembro de 2023
CPI contra o MST não conseguiu produzir um relatório final votado e aprovado pelos deputados. Foto:...
Em entrevista ao BdF, ex-presidente do PT avalia que partido deve tomar iniciativa e despertar " esperança" na população
Redação
Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Genoíno foi deputado federal pela primeira vez em 1982 - Foto: Lia Bianchini
A um ano das...
Parlamentares e sem-terra afirmaram que único objetivo da comissão era criminalizar o movimento. “Crime é invadir Terras Indígenas, grilagem, trabalho escravo”
Por Vitor Nuzzi, da RBA
Reprodução YouTube
Ceres (MST, ao microfone) e deputados: CPI tentou...
“Ser humano deve fazer um novo começo”, alerta Leonardo Boff em Porto Alegre
Com um auditório lotado de ativistas de diversos movimentos sociais e populares, pastorais, dirigentes sindicais e parlamentares, o teólogo, filósofo, escritor, professor e membro da...
Concedida pelo presidente Lula após o sacerdote sofrer ameaças, condecoração foi entregue pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino
Por Redação RBA
Júlio Lancellotti, entre Silvio Almeida (esquerda) e Flávio...
Concedida pelo presidente Lula após o sacerdote sofrer ameaças, condecoração foi entregue pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino
Por Redação RBA
(divulgação/MJSP)
Júlio Lancellotti, entre Silvio Almeida (esquerda) e Flávio...