O primeiro carregamento partiu nesta segunda (30), em avião da Força Aérea Brasileira (FAB), com arroz, farinha de milho e leite produzidos por famílias assentadas. Outros mantimentos já estão à disposição esperando a partida de novos voos com disponibilidade para levar a carga.
Alimentos foram levados por militares em voo da FAB / Yuri Gringo
"Junto com o Ministério das Relações Exteriores, que trabalhou muito para garantir esse primeiro envio, vamos seguir enviando outras toneladas de alimentos. Nossa meta é chegar a 100 toneladas, 100 mil quilos doados pelas famílias da reforma agrária ao povo de Gaza", destacou Cassia Bechara, integrante da direção nacional do MST.
Famílias assentadas de todo o país participam da ação solidária. Entre os alimentos enviados nesta segunda, por exemplo, estão caixas de leite Terra Viva, da Cooperoeste (Santa Catarina); arroz da Cooperativa Terra Livre e da Cooperavi (ambas do Rio Grande do Sul); e farinha de milho Terra Conquistada, do Ceará.
"Todas as familias Sem Terra acampadas e assentadas estão mobilizadas na solidariedade à luta do Povo Palestina e às vitimas em Gaza. Tanto a partir da doação de alimentos, mas também na construção de diversos tipos de atividades, atos e mobilizações, destacou Bechara.
O Movimento participa ainda de campanhas internacionais de arrecadação de fundos para as famílias camponesas de Gaza, organizadas pela União de Trabalhadores Agrícolas da Palestina, organização integrante da Via Campesina Internacional. O MST apela pela abertura urgente de um corredor de ajuda humanitária para Gaza.
"As pessoas que não estão morrendo por causa dos bombardeios estão sob profundo risco de morrer de fome, por falta de água potável, falta de alimentação. Agora, nesse momento, o central é exigir o cessar-fogo e garantir a solidariedade à população de Gaza", complementou Bechara.
Ricardo Antunes adverte sobre os efeitos nefastos da aprovação do PL dos Aplicativos para a classe trabalhadora em entrevista ao Instituto Humanitas Unisinos.
Instituto Humanitas Unisinos entrevista Ricardo Antunes
No Brasil de 2023,...
Ministério da Gestão propõe aumentar benefícios e negociar aumentos com cada categoria separadamente
Vinicius Konchinski
Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
Técnicos, docentes e estudantes do campus São Paulo do IFSP se reúnem no primeiro dia...
Mais uma vez o Projeto de Lei (PL 290/2023), que prevê um reajuste de 9% para o salário mínimo regional de 2023, não foi votado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.
Na reunião desta terça-feira (10), a deputada Delegada Nadine, do mesmo...
Categorias mostram que seguem mobilizadas e não descartam novas greves contra projetos de privatização de Tarcísio
Gabriela Moncau
Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Ato na região central da capital paulista reforçou a luta contra a privatização de serviços...
RBA – O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) divulgou nesta quinta-feira (5) a versão atualizada da chamada “lista suja”, relação de empregadores envolvidos com trabalho análogo à escravidão.
Desta vez, segundo a Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT), são 204 nomes, a maior...
Logo após o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, defender as privatizações, a Linha 9-Esmeralda, controlada pela Via Mobilidade, teve circulação de trens interrompida entre as estações Morumbi e Villa Lobos-Jaguaré
Por Tiago Pereira, da...
Confira balanço da CPI contra o MST e a importância da luta pela Reforma Agrária Popular no Brasil
Notícias
29 de setembro de 2023
CPI contra o MST não conseguiu produzir um relatório final votado e aprovado pelos deputados. Foto:...
Em entrevista ao BdF, ex-presidente do PT avalia que partido deve tomar iniciativa e despertar " esperança" na população
Redação
Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Genoíno foi deputado federal pela primeira vez em 1982 - Foto: Lia Bianchini
A um ano das...
Parlamentares e sem-terra afirmaram que único objetivo da comissão era criminalizar o movimento. “Crime é invadir Terras Indígenas, grilagem, trabalho escravo”
Por Vitor Nuzzi, da RBA
Reprodução YouTube
Ceres (MST, ao microfone) e deputados: CPI tentou...
“Ser humano deve fazer um novo começo”, alerta Leonardo Boff em Porto Alegre
Com um auditório lotado de ativistas de diversos movimentos sociais e populares, pastorais, dirigentes sindicais e parlamentares, o teólogo, filósofo, escritor, professor e membro da...
Concedida pelo presidente Lula após o sacerdote sofrer ameaças, condecoração foi entregue pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino
Por Redação RBA
Júlio Lancellotti, entre Silvio Almeida (esquerda) e Flávio...
Concedida pelo presidente Lula após o sacerdote sofrer ameaças, condecoração foi entregue pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino
Por Redação RBA
(divulgação/MJSP)
Júlio Lancellotti, entre Silvio Almeida (esquerda) e Flávio...