Página inicial > Lula afirma que Conselhão é fundamental para políticas de redução das desigualdades
Lula afirma que Conselhão é fundamental para políticas de redução das desigualdades
04/05/2023 15:44
Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável reúne empresários, sindicalistas, banqueiros, indígenas, estudantes, cientistas, produtores rurais e movimentos sociais
Lula em cerimônia de posse do Conselhão: União em torno da reconstrução
0
São Paulo – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a lamentar a “desigualdade ampla, geral e irrestrita no Brasil” em cerimônia de posse dos integrantes do Conselhão, o Conselho de Desenvolvimento Econômico, Social e Sustentável (CDESS). E afirmou que o colegiado empossado nesta quinta-feira (4), formado por empresários, sindicalistas, banqueiros, indígenas, intelectuais, estudantes, cientistas, produtores rurais e movimentos sociais do campo e da cidade será, fundamental nesse enfrentamento.
“Tenho a absoluta certeza de que, em seu retorno, o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, agora acrescido da palavra ‘Sustentável’, desempenhará um papel tão ou mais importante do aquele que teve na fase anterior. E será fundamental na formulação dos caminhos a serem percorridos até o Brasil dos nossos sonhos. Precisamos aprimorar nossas políticas educacionais. Retomar nosso protagonismo nos foros globais. Repensar as novas relações de trabalho mediadas pelas plataformas. E trazer a inovação para aproveitar o melhor da economia digital”, disse o presidente.
Recriado por Lula em março após ser extinto logo no início do governo de Jair Bolsonaro, o Conselhão tem como objetivo assessorar o presidente na formulação de políticas e diretrizes, além de elaborar indicações normativas, propostas políticas e acordos de procedimento.
Lula destaca maior representatividade
Além disso, avaliar propostas de políticas públicas, de reformas estruturais, e articular relações do governo federal com representantes da sociedade civil e os diversos setores nele representados. O objetivo dessas articulações é a mobilização para o engajamento em projetos e ações voltados ao desenvolvimento econômico social com sustentabilidade.
Lula destacou também a ampliação da representatividade na composição do Conselhão, agora mais diverso. “Temos uma participação maior dos movimentos sociais e dos novos setores da economia, a exemplo de startups e fintechs. Avançamos na representação regional e racial, e também em gênero. Hoje, 40% dos assentos desse Conselho são ocupados pelas mulheres”, disse.
A volta do diálogo após seis anos e o aumento da diversidade e da participação feminina foram destacados pela presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Juvandia Moreira. “A retomada do Conselho é a retomada do diálogo. É o conflito, mas é o acordo. É isso que o Brasil precisa. A reconstrução do Brasil precisa dialogar com a sociedade ampla e precisa pôr fim na desigualdade, tanto de gênero como de raça.”
Juvandia Moreira, bancária do Bradesco e presidenta da Contraf-CUT, convidada pelo governo Lula para compor o Conselhão, assim como o executivo Luiz Carlos Trabuco, presidente do Bradesco, abaixo (fotos: Ricardo Stuckert)
Queda dos juros é reivindicação
A dirigente, que integra o Conselhão, aproveitou o espaço para criticar a decisão de ontem do Banco Central, de manter a taxa de juros. “Eu queria repudiar a decisão do Banco Central e toda a sinalização de que não baixar tão cedo. Isso inibe o processo produtivo, a criação de emprego e renda, depõe contra o Brasil. E o que nós precisamos é o contrário: geração de emprego e renda, investimento produtivo, crédito, tirar o brasileiro da miséria e da fome, diminuir a desigualdade.”
O presidente da CUT, Sérgio Nobre, afirmou que não existe governo democrático sem participação social. “E o Conselhão representa exatamente isso: a influência da sociedade organizada nas decisões do governo federal.” Em nota, a central classificou como “criminosa” a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom). “É criminosa a postura do Banco Central de manter a taxa Selic nas alturas. É preciso ajustar a meta inflacionária e reduzir imediatamente as taxas de juros. Sem o que o esforço governamental e empresarial se reduz a enxugar gelo”, diz a CUT.
O advogado Marco Aurélio de Carvalho, coordenador do grupo Prerrogativas, disse que a posse dos conselheiros é um momento histórico”. “A gente vinha dizendo que o presidente Lula é a única liderança política capaz de reconstruir, de reconciliar o país. A única capaz de dar voz a todos e todas brasileiros. E esse conselho é representativo dessa sociedade pela qual a gente vem lutando há tanto tempo: mais justa, fraterna, solidária, inclusiva, verdadeiramente antirracista”.
Na avaliação do jurista, “não é pouca coisa um conselho com uma representação regional significativa de todos os estados, paritário ainda aqúem das nossas expectativas, mas muito além daquilo que se podia esperar. E mais: O espaço tem pela frente a tarefa de discutir temas de interesse, fortalecer o ambiente democrático e trabalhar pelo crescimento econômico mais inclusivo. “O Brasil voltou a sofrer com a mazela da fome. Temos também uma agenda verde e da diversidade para discutir. O desafio não é pequeno, mas a esperança é enome”, disse.
Ricardo Antunes adverte sobre os efeitos nefastos da aprovação do PL dos Aplicativos para a classe trabalhadora em entrevista ao Instituto Humanitas Unisinos.
Instituto Humanitas Unisinos entrevista Ricardo Antunes
No Brasil de 2023,...
Ministério da Gestão propõe aumentar benefícios e negociar aumentos com cada categoria separadamente
Vinicius Konchinski
Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
Técnicos, docentes e estudantes do campus São Paulo do IFSP se reúnem no primeiro dia...
Banco Central cortou pela segunda vez seguida a taxa básica de juros da economia
Redação
Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
Comitê de Política Monetária do BC definiu nova taxa Selic em reunião que durou dois dias - Copom/...
Um ato de protesto foi realizado, na tarde deste domingo (17), contra a extinção do Anfiteatro Pôr do Sol, na orla do Guaíba, em Porto Alegre. Os participantes criticaram a política de privatização dos espaços públicos pela gestão do prefeito bolsonarista Sebastião Melo (MDB), que já...
MNLM apresentou uma proposta de compra do prédio através do Programa Minha Casa, Minha Vida - Entidades
Redação
Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |
18 de Setembro de 2023 às 13:28
Anúncio foi feito após ação da Guarda...
A CUT-RS se reuniu, na tarde desta quinta-feira (14), com a coordenadora do Escritório Estadual no RS do Ministério da Cultura (MinC), Mari Martínez, e com o representante da Frente Parlamentar Hip Hop Vivo, Eduardo Tamborero, na sede da Central, em Porto Alegre.
Pela...
Texto da minirreforma eleitoral segue para o Senado e precisa ser sancionada até 6/10 para valer já nas eleições 2024
Pedro Rafael Vilela Agência Brasil
|
Câmara dos Deputados aprovou minirreforma eleitoral nesta quinta (14); texto agora segue para o Senado...
Conversa entre o presidente e o Nobel de Economia destacou necessidade de reforma do sistema financeiro internacional como forma de reduzir a pobreza e garantir a transição ecológica
Por Redação RBA
Ricardo Stuckert/PR
Lula quer aproveitar a presidência brasileira...
Para centrais sindicais e advogados, a contribuição, que não é imposto sindical, reforça a luta dos trabalhadores e reduz gastos de empresas com litígios
Por Redação RBA
A fixação da contribuição será em assembleia de trabalhadores como forma de custeio de...
Valores serão distribuídos entre ministérios para auxiliar nas buscas, manutenção de hospital de campanha, aquisição de alimentos e construção e reconstrução de estradas, unidades de saúde, casas, dentre outras áreas
Por Redação...
NT: “Aumento da despesa com pessoal da União em 2024”
Categoria: Agência DIAP
Luiz Alberto dos Santos
Tendo em vista o debate sobre o reajuste ou reposição salarial do funcionalismo do Executivo federal para 2024, o DIAP pediu ao consultor legislatio do Senado e do corpo...
CUT – Os 40 anos da Central Única dos Trabalhadores foram homenageados na manhã desta segunda-feira (28), na Câmara Federal. A sessão solene, de iniciativa do deputado Vicentinho (PT-SP), contou com a participação da classe trabalhadora, que ocupou o plenário Ulysses...