Página inicial > Incra quer destinar para reforma agrária ocupação do MST intimidada por fazendeiros na Bahia
Incra quer destinar para reforma agrária ocupação do MST intimidada por fazendeiros na Bahia
26/05/2023 07:38
Gabriela Moncau
Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
26 de Maio de 2023 às 06:19
Com seis hectares de terra já arada, trabalhadores do Acampamento Rosimeire Conceição pretendem cultivar abóbora, aipim, maxixe e melancia na fazenda que está com "desapropriação em andamento", segundo o Incra - MST/BA
O Acampamento Rosimeire Conceição, onde vivem 200 famílias do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em Jaguaquara (BA), passou por momentos de tensão quando, no fim de abril, uma carreata de fazendeiros cercou a área em uma tentativa frustrada de despejo. Praticamente um mês depois, a sensação, dizem moradores, é de "euforia".
Representantes do Incra e do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) estiveram no acampamento no último 16 de maio e afirmaram aos moradores que a regularização da chamada Fazenda Jerusalém como assentamento da reforma agrária está avançando.
Do Incra, estiveram presentes a diretora da Câmara de Conciliação Agrária, Maíra Coraci, e o chefe da Unidade Avançada do Sul e Extremo Sul da Bahia, Marcos Nery. Do Ministério, o coordenador-geral do Departamento de Mediação e Conciliação de Conflitos Agrários, Daniel Lerner.
Ao Brasil de Fato, o Incra confirma que a "desapropriação da fazenda" está em "andamento". A autarquia informa que "trabalha para assegurar a destinação do imóvel para reforma agrária enquanto aguarda o desdobramento da ação judicial". A ação referida foi ajuizada pelo fazendeiro que se reivindica proprietário da área, Reinaldo Polycarpo Hüghes da Silva, questionando o laudo do Incra que aponta que o terreno era improdutivo.
Apesar da atual etapa jurídica pendente no Tribunal Regional Federal (TRF-1), um decreto presidencial foi assinado já há quase uma década, em dezembro de 2004, declarando este imóvel rural como "de interesse social para fins de reforma agrária". Em 2005, o documento foi respaldado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Em 2010, o Incra determinou a desapropriação da fazenda e, em 2020, a fazenda passou a figurar na lista de imóveis nos quais o valor de indenização ao proprietário já foi depositado e está sob tutela da Justiça.
Ao longo deste período, o terreno foi ocupado pelo MST três vezes. A mais recente foi no último 24 de abril. "A fazenda estava abandonada, improdutiva, sem nenhum morador, as casas caindo", diz Neto Onirê Sankara, da coordenação da Brigada Vale do Jequiriçá, do MST. "Mas agora temos já quase seis hectares de terra arada para começar a produção, fizemos a primeira divisão de área para o pessoal iniciar os plantios, já pensando em aproveitar agora o inverno", conta. Os acampados pretendem cultivar abóbora, aipim, maxixe e melancia.
"A gente visualizou as pessoas que estavam lá no posto de gasolina onde eles se reuniram, vimos fuzis e pistolas", alerta um morador do Acampamento Rosimeire Conceição ouvido pela reportagem. A tensão durou horas e, após conversas com a PM e a Polícia Rodoviária Federal, a carreata de caminhonetes se retirou.
Ações como essas vêm sendo feitas por uma articulação de ruralistas em 130 municípios baianos que, sob o mote "Invasão Zero", busca impedir, com as próprias mãos que movimentos populares ocupem áreas para reivindicar a reforma agrária. A principal figura pública deste grupo, que tem o apoio da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (FEAB), é o fazendeiro e político de Ilhéus Luiz Uaquim (MDB).
"A gente sabe que é difícil, que infelizmente ainda há o risco de um ataque armado", afirma Onirê Sankara, "mas estamos esperançosos porque existe uma chance real de, muito em breve, emitir a posse da área".
Ricardo Antunes adverte sobre os efeitos nefastos da aprovação do PL dos Aplicativos para a classe trabalhadora em entrevista ao Instituto Humanitas Unisinos.
Instituto Humanitas Unisinos entrevista Ricardo Antunes
No Brasil de 2023,...
Ministério da Gestão propõe aumentar benefícios e negociar aumentos com cada categoria separadamente
Vinicius Konchinski
Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
Técnicos, docentes e estudantes do campus São Paulo do IFSP se reúnem no primeiro dia...
Banco Central cortou pela segunda vez seguida a taxa básica de juros da economia
Redação
Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
Comitê de Política Monetária do BC definiu nova taxa Selic em reunião que durou dois dias - Copom/...
Um ato de protesto foi realizado, na tarde deste domingo (17), contra a extinção do Anfiteatro Pôr do Sol, na orla do Guaíba, em Porto Alegre. Os participantes criticaram a política de privatização dos espaços públicos pela gestão do prefeito bolsonarista Sebastião Melo (MDB), que já...
MNLM apresentou uma proposta de compra do prédio através do Programa Minha Casa, Minha Vida - Entidades
Redação
Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |
18 de Setembro de 2023 às 13:28
Anúncio foi feito após ação da Guarda...
A CUT-RS se reuniu, na tarde desta quinta-feira (14), com a coordenadora do Escritório Estadual no RS do Ministério da Cultura (MinC), Mari Martínez, e com o representante da Frente Parlamentar Hip Hop Vivo, Eduardo Tamborero, na sede da Central, em Porto Alegre.
Pela...
Texto da minirreforma eleitoral segue para o Senado e precisa ser sancionada até 6/10 para valer já nas eleições 2024
Pedro Rafael Vilela Agência Brasil
|
Câmara dos Deputados aprovou minirreforma eleitoral nesta quinta (14); texto agora segue para o Senado...
Conversa entre o presidente e o Nobel de Economia destacou necessidade de reforma do sistema financeiro internacional como forma de reduzir a pobreza e garantir a transição ecológica
Por Redação RBA
Ricardo Stuckert/PR
Lula quer aproveitar a presidência brasileira...
Para centrais sindicais e advogados, a contribuição, que não é imposto sindical, reforça a luta dos trabalhadores e reduz gastos de empresas com litígios
Por Redação RBA
A fixação da contribuição será em assembleia de trabalhadores como forma de custeio de...
Valores serão distribuídos entre ministérios para auxiliar nas buscas, manutenção de hospital de campanha, aquisição de alimentos e construção e reconstrução de estradas, unidades de saúde, casas, dentre outras áreas
Por Redação...
NT: “Aumento da despesa com pessoal da União em 2024”
Categoria: Agência DIAP
Luiz Alberto dos Santos
Tendo em vista o debate sobre o reajuste ou reposição salarial do funcionalismo do Executivo federal para 2024, o DIAP pediu ao consultor legislatio do Senado e do corpo...
CUT – Os 40 anos da Central Única dos Trabalhadores foram homenageados na manhã desta segunda-feira (28), na Câmara Federal. A sessão solene, de iniciativa do deputado Vicentinho (PT-SP), contou com a participação da classe trabalhadora, que ocupou o plenário Ulysses...