Página inicial > Congresso do Chile aprova redução de jornada de trabalho para 40 horas
Congresso do Chile aprova redução de jornada de trabalho para 40 horas
12/04/2023 08:47
Com a mudança, país terá um dos menores expedientes da América Latina
Redação
Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
11 de Abril de 2023 às 16:23
Projeto de redução da jornada de trabalho no Chile é de Camila Vallejo - Twitter Camila Vallejo
O Congresso do Chile aprovou nesta terça-feira (11) a redução da jornada de trabalho de 45 para 40 horas semanais. Com a medida, o país passa a adotar formalmente a recomendação da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e torna-se o segundo da América Latina com menor tempo dedicado ao labor, ao lado do Equador.
A bandeira pela redução da jornada de trabalho no Chile é marca da atual geração de jovens no poder e foi apresentada ao Congresso ainda em 2017 por Camila Vallejo, atual Ministra da Secretaria-Geral do governo do presidente Gabriel Boric.
A nova lei recebeu um total de votos 127 favoráveis, 14 contrários e 3 abstenções. O sinal verde dado pelos congressistas chilenos acontece após aprovação unânime do Senado, no último 21 de março.
A diminuição da jornada será feita de maneira gradual. Em 2024, o tempo máximo de trabalho deve chegar a 44 horas; em 2026, 42 e, em 2028, atingirá a meta do limite de 40 horas por semana. Apesar da redução, fica proibido o corte de salários.
Com a mudança, está prevista a possibilidade de que a jornada se estenda por quatro dias da semana e que se descanse durante três - até hoje, a legislação determinava que trabalhadores cumprissem um mínimo de cinco dias. No caso das horas extras, fica também definido um teto de cinco horas, contra as 12 permitidas atualmente.
Outra novidade serão as chamadas "faixas horárias", isto é, duas horas flexíveis de trabalho para que mães, pais e tutores em geral possam atrasar ou chegar mais cedo na saída ou entrada do trabalho.
Conforme prometido pelo governo, a expectativa é que a nova lei seja sancionada no próximo 1º de Maio, Dia do Trabalhador(a).
Ricardo Antunes adverte sobre os efeitos nefastos da aprovação do PL dos Aplicativos para a classe trabalhadora em entrevista ao Instituto Humanitas Unisinos.
Instituto Humanitas Unisinos entrevista Ricardo Antunes
No Brasil de 2023,...
Ministério da Gestão propõe aumentar benefícios e negociar aumentos com cada categoria separadamente
Vinicius Konchinski
Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
Técnicos, docentes e estudantes do campus São Paulo do IFSP se reúnem no primeiro dia...
Mais uma vez o Projeto de Lei (PL 290/2023), que prevê um reajuste de 9% para o salário mínimo regional de 2023, não foi votado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.
Na reunião desta terça-feira (10), a deputada Delegada Nadine, do mesmo...
Categorias mostram que seguem mobilizadas e não descartam novas greves contra projetos de privatização de Tarcísio
Gabriela Moncau
Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Ato na região central da capital paulista reforçou a luta contra a privatização de serviços...
RBA – O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) divulgou nesta quinta-feira (5) a versão atualizada da chamada “lista suja”, relação de empregadores envolvidos com trabalho análogo à escravidão.
Desta vez, segundo a Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT), são 204 nomes, a maior...
Logo após o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, defender as privatizações, a Linha 9-Esmeralda, controlada pela Via Mobilidade, teve circulação de trens interrompida entre as estações Morumbi e Villa Lobos-Jaguaré
Por Tiago Pereira, da...
Confira balanço da CPI contra o MST e a importância da luta pela Reforma Agrária Popular no Brasil
Notícias
29 de setembro de 2023
CPI contra o MST não conseguiu produzir um relatório final votado e aprovado pelos deputados. Foto:...
Em entrevista ao BdF, ex-presidente do PT avalia que partido deve tomar iniciativa e despertar " esperança" na população
Redação
Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Genoíno foi deputado federal pela primeira vez em 1982 - Foto: Lia Bianchini
A um ano das...
Parlamentares e sem-terra afirmaram que único objetivo da comissão era criminalizar o movimento. “Crime é invadir Terras Indígenas, grilagem, trabalho escravo”
Por Vitor Nuzzi, da RBA
Reprodução YouTube
Ceres (MST, ao microfone) e deputados: CPI tentou...
“Ser humano deve fazer um novo começo”, alerta Leonardo Boff em Porto Alegre
Com um auditório lotado de ativistas de diversos movimentos sociais e populares, pastorais, dirigentes sindicais e parlamentares, o teólogo, filósofo, escritor, professor e membro da...
Concedida pelo presidente Lula após o sacerdote sofrer ameaças, condecoração foi entregue pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino
Por Redação RBA
Júlio Lancellotti, entre Silvio Almeida (esquerda) e Flávio...
Concedida pelo presidente Lula após o sacerdote sofrer ameaças, condecoração foi entregue pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino
Por Redação RBA
(divulgação/MJSP)
Júlio Lancellotti, entre Silvio Almeida (esquerda) e Flávio...