Página inicial > Atingidos pela Vale em Brumadinho reivindicam direito a Programa de Transferência de Renda
Atingidos pela Vale em Brumadinho reivindicam direito a Programa de Transferência de Renda
23/08/2023 09:55
Famílias de Curvelo, de Pompéu e das comunidades da região da represa de Três Marias realizaram ato no sábado (19)
Ana Carolina Vasconcelos
Brasil de Fato | Belo Horizonte (MG) |
23 de Agosto de 2023 às 06:29
Foto do protesto em frente a FGV - Foto: Flickr/ Instituto Guaicuy
Famílias dos municípios de Curvelo, de Pompéu e das comunidades da região da represa de Três Marias, em Minas Gerais, organizaram manifestação, no último sábado (19), na cidade de Pompéu, reivindicando o direito ao Programa de Transferência de Renda (PTR). Os moradores são atingidos pelo rompimento da barragem da Vale em Brumadinho, que aconteceu em 2019.
O protesto reuniu aproximadamente 150 pessoas. Elas denunciam que, desde que a Fundação Getúlio Vargas (FGV) passou a administrar o PTR, as documentações exigidas para o cadastro no programa não condizem com as realidades dos atingidos. Além disso, o período de aprovação foi ampliado. O protesto aconteceu em frente à sede da FGV, no município de Pompéu.
A atingida Lionete Feitosa Sousa explica que um dos desafios enfrentados pelas famílias é a falta de comprovantes, como conta de água e de luz, solicitados pela FGV para a realização dos cadastros.
"Muitas vezes, os moradores só possuem um contrato 'de gaveta', antigo, que a fundação não aceita. Quase todo mundo sofre com essa falta de documentação. Aqui, nós usamos poços artesianos, por exemplo, para ter acesso à água. Como vamos ter essa documentação?", descreve Lionete.
Ela ainda conta que a maioria dessas pessoas são pescadores e quitandeiras, que vivem em situação de vulnerabilidade social e econômica.
"Nós só queríamos que as autoridades olhassem para nós, atingidos, com outro olhar e refizessem os critérios. É preciso lembrar que tem muitos pais e mães de família passando necessidades. São muitos trabalhadores que perderam sua fonte de renda por conta do crime, principalmente por conta da baixa no turismo e da contaminação da água", lamenta a atingida.
Tatiane Menezes, que, assim como Lionete, faz parte do grupo auto-organizado Guerreir@s, coletivo que reúne pessoas atingidas da região, destaca que esse cenário tem piorado a situação das famílias e que algumas convivem com a insegurança alimentar.
"A manifestação foi importante para tornar público o descaso sofrido pelas comunidades. Sem o acesso ao direito do PTR, famílias ribeirinhas estão passando necessidades e muitos não têm o que colocar na mesa para comer", relata a atingida.
O Programa de Transferência de Renda faz parte do acordo firmado entre a Vale, as instituições de Justiça e o governo de Minas Gerais, que deveria servir para a reparação dos danos ambientais e sociais causados pelo crime. Com objetivo de dar condições materiais para as comunidades atingidas, o PTR é um valor pago mensalmente à população diretamente prejudicada pelo rompimento.
Considerado uma medida mitigatória, o programa não é parte da indenização individual das pessoas atingidas. E, portanto, os valores recebidos não podem ser descontados do que as famílias irão receber como reparação. A FGV é a responsável pela análise, cadastro e pagamento dos valores do PTR.
Ricardo Antunes adverte sobre os efeitos nefastos da aprovação do PL dos Aplicativos para a classe trabalhadora em entrevista ao Instituto Humanitas Unisinos.
Instituto Humanitas Unisinos entrevista Ricardo Antunes
No Brasil de 2023,...
Ministério da Gestão propõe aumentar benefícios e negociar aumentos com cada categoria separadamente
Vinicius Konchinski
Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
Técnicos, docentes e estudantes do campus São Paulo do IFSP se reúnem no primeiro dia...
Banco Central cortou pela segunda vez seguida a taxa básica de juros da economia
Redação
Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
Comitê de Política Monetária do BC definiu nova taxa Selic em reunião que durou dois dias - Copom/...
Um ato de protesto foi realizado, na tarde deste domingo (17), contra a extinção do Anfiteatro Pôr do Sol, na orla do Guaíba, em Porto Alegre. Os participantes criticaram a política de privatização dos espaços públicos pela gestão do prefeito bolsonarista Sebastião Melo (MDB), que já...
MNLM apresentou uma proposta de compra do prédio através do Programa Minha Casa, Minha Vida - Entidades
Redação
Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |
18 de Setembro de 2023 às 13:28
Anúncio foi feito após ação da Guarda...
A CUT-RS se reuniu, na tarde desta quinta-feira (14), com a coordenadora do Escritório Estadual no RS do Ministério da Cultura (MinC), Mari Martínez, e com o representante da Frente Parlamentar Hip Hop Vivo, Eduardo Tamborero, na sede da Central, em Porto Alegre.
Pela...
Texto da minirreforma eleitoral segue para o Senado e precisa ser sancionada até 6/10 para valer já nas eleições 2024
Pedro Rafael Vilela Agência Brasil
|
Câmara dos Deputados aprovou minirreforma eleitoral nesta quinta (14); texto agora segue para o Senado...
Conversa entre o presidente e o Nobel de Economia destacou necessidade de reforma do sistema financeiro internacional como forma de reduzir a pobreza e garantir a transição ecológica
Por Redação RBA
Ricardo Stuckert/PR
Lula quer aproveitar a presidência brasileira...
Para centrais sindicais e advogados, a contribuição, que não é imposto sindical, reforça a luta dos trabalhadores e reduz gastos de empresas com litígios
Por Redação RBA
A fixação da contribuição será em assembleia de trabalhadores como forma de custeio de...
Valores serão distribuídos entre ministérios para auxiliar nas buscas, manutenção de hospital de campanha, aquisição de alimentos e construção e reconstrução de estradas, unidades de saúde, casas, dentre outras áreas
Por Redação...
NT: “Aumento da despesa com pessoal da União em 2024”
Categoria: Agência DIAP
Luiz Alberto dos Santos
Tendo em vista o debate sobre o reajuste ou reposição salarial do funcionalismo do Executivo federal para 2024, o DIAP pediu ao consultor legislatio do Senado e do corpo...
CUT – Os 40 anos da Central Única dos Trabalhadores foram homenageados na manhã desta segunda-feira (28), na Câmara Federal. A sessão solene, de iniciativa do deputado Vicentinho (PT-SP), contou com a participação da classe trabalhadora, que ocupou o plenário Ulysses...