Uruguai aprova projeto que privatiza a água que é totalmente contrário à sua Constituição

19/10/2017 14:45

 

agua el pueblo.png

Uruguai aprova projeto que privatiza a água que é totalmente contrário à sua Constituição

A Frente Ampla e partidos da direita tradicional do Uruguai aprovaram, no último dia 17 de outubro, projeto que privatiza a água e favorece o agronegócio, totalmente contrário ao artigo 47 da Constituição Uruguaia.

Vale lembrar que, em 2004, o Uruguai foi o primeiro país no mundo a garantir em sua Constituição o direito humano à água, tirando os serviços das mãos de empresas privadas - resultado de intensa luta popular. Na época, um plebiscito, com aprovação de 64% dos eleitores, resultou reforma na Constituição.

Sobre a aprovação dos deputados uruguaios essa semana, a uruguaia Carmen Sosa, da FFOSE - Federación de Funcionarios de OSE (Obras Sanitarias del Estado) e integrante do FAMA, escreveu:

"É lamentável ver como a grande maioria dos políticos se ajoelha diante do grande capital estrangeiro, o Banco Mundial e o principal motor desta lei Tabaré Aguerre, ministro do gado que, antes de sair de sua cardeira, quer ter o seu negócio segurado. Isso permitirá, além de uma grande manipulação nos preços dos alimentos e perda de soberania, ainda maior concentração de terras. O deputado Larzabal da FA, porta-voz da comissão que estudou esta lei, nem sabia responder em uma entrevista à Espika FM se houver qualquer regulamentação do preço da água que estas empresas privadas colocam aos produtores ... Uma verdadeira vergonha e indignação para a cidadania. (...)

Clique aqui para assistir ao depoimento de Carmen Sosa, em setembro, durante o encontro internacional do Fórum Alternativo, sobre a luta popular na Uruguai referente a questão da água e sobre os riscos da privatização. 

PARTICIPE DO FÓRUM ALTERNATIVO MUNDIAL DA ÁGUA – FAMA 2018

O FAMA 2018 – Fórum Alternativo Mundial da Água – será realizado em março do próximo ano, em Brasília. Será um grande encontro com o objetivo de unificar internacionalmente a luta contra a tentativa das grandes corporações de se apropriarem de reservas e fontes naturais de água e de outros serviços públicos. O  FAMA se organiza em contraposição ao Fórum das Corporações – autodenominado 8º Fórum Mundial da Água.

. Leia o Manifesto do FAMA e o Chamamento aos Povos
Participe com suas ideias para a construção do FAMA
. Acompanhe Agenda de eventos e atividades

Conheça aqui as entidades que integram a Coordenação Nacional do FAMA.