Trabalhadores de Correios em greve realizam ato no centro de Porto Alegre

20/08/2020 10:20

Trabalhadores de Correios em greve realizam ato no centro da Capital

No primeiro dia de greve, vestindo coletes amarelos e portando bandeiras do Sindicato, os trabalhadores de Correios no RS realizaram um ato no centro da Capital (veja fotos no final da matéria). Depois de se concentrarem em frente ao prédio Sede, na avenida Siqueira Campos, no final da manhã, os grevistas saíram em caminhada pelas ruas centrais, fizeram um ato na Esquina Democrática e encerraram a atividade novamente em frente ao prédio Sede (confira AQUI o vídeo da manifestação).

Durante a caminhada, os trabalhadores distribuíram carta aberta à população (veja AQUI), explicando os motivos da greve e pedindo o apoio da sociedade à sua luta. Já no ato, denunciaram o ataque da empresa aos direitos dos trabalhadores e esclareceram que se a encomenda demora a chegar, a culpa não é dos trabalhadores, mas da direção da empresa, que vem sucateando e destruindo o Correios, assim como o Acordo Coletivo, com a intenção de privatizar mais rapidamente a estatal.

Assim como foi feito na assembleia, o Sindicato tomou todas as medidas de proteção ao coronavírus, como exigência do uso de máscaras, manutenção do distanciamento e disponibilizou álcool em gel para os trabalhadores. O ato também foi transmitido pelo facebook, frente a orientação da entidade de que os trabalhadores afastados por serem do grupo de risco, de permanecerem em casa.

A orientação aos grevistas é que permaneçam em frente aos seus locais de trabalho, dialogando com quem ainda não aderiu ao movimento e demarcando a greve como uma forma de resistência aos brutais ataques da direção da empresa.

O SINTECT-RS solicita às unidades do interior do Estado, que enviem agendas e fotos das atividades em suas cidades, para que a entidade possa fazer o registro e publicar nas redes sociais.

Lembramos que a greve é um direito. Assim, qualquer dúvida ou casos de assédio da empresa, devem ser imediatamente denunciadas ao Sindicato.

Confira os principais direitos que a empresa quer retirar da categoria:

– Plano de saúde

– Vale cultura

– Anuênios

– Adicional de atividade de distribuição e coleta (AADC)

– Adicional de atividade de tratamento (AAT)

-Adicional de atividade de guichê (AAG)

– Alterar a data do dia do pagamento

– Auxílio de dependentes com deficiência

– Pagamento de 70% a mais da hora normal quando há hora extra trabalhada

– Reembolso creche

– Pagamento de 70% das férias

– Aumento no compartilhamento do ticket

– Licença maternidade de 180 dias

– Fim da entrega matutina

– Garantia de pagamento durante afastamento pelo INSS

– Ticket nas férias

– Ticket nos afastamentos por licença médica

– Vale alimentação

– Para motoristas é o fim da cláusula sobre acidente de trânsito

– Indenização por morte

– Garantias do empregado estudante

– Licença adoção

– Acesso as dependências pelo sindicato

– Atestado de acompanhamento

– Fornecimento de Cat/ Lisa

– Itens de proteção na baixa umidade

– Reabilitação profissional

– Adicional noturno

– Repouso no domingo

– Jornada de 40hs

– Pagamento de 15% aos sábados

Em defesa dos direitos, da vida e contra a privatização do Correios!

Fora Bolsonaro!

Fora Floriano Peixoto!

Fonte: sintectrs.org.br/portal/2020/08/trabalhadores-de-correios-em-greve-realizam-ato-no-centro-da-capital/