Página inicial > STF anula provas contra Tacla Duran, que pode voltar ao Brasil para depor contra Moro
STF anula provas contra Tacla Duran, que pode voltar ao Brasil para depor contra Moro
16/06/2023 10:08
Redação
Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Advogado acusa ex-juiz de extorsão durante trabalho na Operação Lava Jato
Moro: senador tem motivos para se preocupar com depoimento de Tacla Duran? - Pedro França/Agência Senado
O Supremo Tribunal F ederal (STF) anulou todas as provas de ações penais contra o advogado Rodrigo Tacla Duran na 13ª Vara Federal de Curitiba. A decisão, assinada pelo ministro Dias Toffoli, pode culminar com a suspensão de todas as ações contra o advogado, que deve voltar ao Brasil para falar sobre suas denúncias de ter sofrido extorsão na Operação Lava Jato, citando especificamente o ex-juiz e hoje senador Sergio Moro (União Brasil-PR).
A possibilidade do depoimento ganha força pois, com a decisão do Supremo, também devem ser extintos os processos contra Duran na Espanha, o que permitiria que ele deixasse o país europeu e viajasse ao Brasil. O advogado foi convidado Câmara dos Deputados para esclarecer as denúncias.
As ações contra o Duran já tinham sido suspensas pelo STF em março, pelo então ministro Ricardo Lewandowski, que viria a se aposentar em abril. Entretanto, também em abril, o desembargador Marcelo Malucelli, do Tribunal Regional Federal da 4a Região (TRF-4), voltou a determinar a prisão do advogado. O filho de Malucelli, João, é sócio da esposa de Moro, Rosângela, e namorado da filha do senador.
Na decisão desta quinta, Toffoli destacou a "imprestabilidade" das provas contra o advogado, que foram obtidas após acordo de leniência com a Odebrecht e estariam comprometidas por "vícios insanáveis". O ministro já tinha concedido habeas corpus preventivo para que Duran viesse ao Brasil para depor na Câmara sem correr o risco de ser preso.
Entenda o caso
Rodrigo Tacla Duran foi preso em Madri, em novembro de 2016, por suspeita de ser um operador do sistema de pagamento de propinas da Odebrecht a políticos. No entanto, ele foi solto três meses depois. Desde então, Duran tem feito acusações de corrupção contra a Operação Lava Jato. Ele afirmou ter trocado mensagens com o advogado Carlos Zucolotto Junior em troca de vantagens com o juiz Sergio Moro e ter pago ao advogado Marlus Arns para evitar sua prisão na operação.
Durante o período em que Moro e Dallagnol estiveram à frente da Lava Jato, as denúncias de Duran foram ignoradas e ele foi tratado como um criminoso tentando desqualificar o trabalho da operação. Com a chegada do novo juiz Eduardo Appio à 13ª Vara Criminal de Curitiba, Duran teve a oportunidade de apresentar suas acusações contra Moro e Dallagnol.
No entanto, devido ao foro privilegiado de Moro, o caso precisa ser apurado sob a supervisão do Supremo Tribunal Federal (STF). Dallagnol perdeu recentemente o mandato - e o foro - e pode ser julgado pela Justiça comum.
Duran alega ter sido extorquido e ter recebido ameaças de delatores da Lava Jato, insinuando que foram feitas a pedido de Dallagnol. Além disso, menciona Fábio Aguayo, empresário de Curitiba e apoiador de Moro, como alguém que ofereceu serviços em troca de propina.
Pedro Serrano, advogado e professor, ressalta a gravidade das acusações de Duran e a necessidade de investigação, mas destaca a falta de indícios concretos de envolvimento direto de Moro.
Até o momento, não são conhecidas as provas de Duran contra Moro e Dallagnol. Caso as acusações sejam comprovadas, Moro e Dallagnol podem ser punidos, e os processos da Lava Jato podem ser anulados devido a uma possível atuação criminosa dos ex-juiz e ex-procurador. Os dois desqualificam Duran e suas denúncias.
Ricardo Antunes adverte sobre os efeitos nefastos da aprovação do PL dos Aplicativos para a classe trabalhadora em entrevista ao Instituto Humanitas Unisinos.
Instituto Humanitas Unisinos entrevista Ricardo Antunes
No Brasil de 2023,...
Ministério da Gestão propõe aumentar benefícios e negociar aumentos com cada categoria separadamente
Vinicius Konchinski
Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
Técnicos, docentes e estudantes do campus São Paulo do IFSP se reúnem no primeiro dia...
Mais de 50 entidades, incluindo centrais, sindicatos, partidos de esquerda e movimentos sociais e estudantis, uniram-se nesta terça-feira (21) e criaram o Comitê Palestina Livre.
O encontro histórico ocorreu no auditório do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e contou com a presença da Frente...
Denúncias graves apontam assédio e direcionamento político no tradicional jornal paulista. Agora, ele será alvo de investigação
Por Redação RBA
REPRODUÇÃO
Este procedimento, que precede um inquérito civil, tem potencial para desencadear ações legais. Entre...
Servidores e servidoras do Justiça Federal, da Justiça Eleitoral e da Justiça do Trabalho realizaram na sexta-feira (17) uma manifestação mesmo sob chuva, em frente ao Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4), em Porto Alegre.
Com apitos e cartazes, os trabalhadores e as...
Estima-se que até 1 milhão de escravizados foram desembarcados naquele local. Sítio arqueológico foi descoberto em 2011
Por Redação RBA
Tomaz Silva/Agência Brasil
0
1
São Paulo – Construído em 1811, o Cais...
Expediente em datas festivas para certas categorias só será liberado após acordo entre trabalhadores e patrões
Vinicius Konchinski
Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
Funcionamento de supermercados em feriados vai depender de acordo entre patrão e trabalhador -...
Clima ameaçador e imprevisível: enquanto parte do Brasil encara um calor inédito, a região Sul do país volta a se preocupar com as chuvas
Por Brasil de Fato
Publicado 15/11/2023 - 12h51
Tânia Rêgo/Agência Brasil
Ondas de calor cada vez mais intenso...
Ao 'BdF Entrevista', economista alerta para necessidade de buscar caminhos para renovação do Congresso no futuro
Redação
Eduardo Moreira (à direita na imagem) foi entrevistado pelo jornalista José Eduardo Bernardes - Reprodução
Tem condições do Brasil...
Grupo já havia entregado o "Machado de Prata" a Germano Bremm, titular da SMAMUS
sul21@sul21.com.br
Em protesto contra a concessão de parques e praças públicas, integrantes de entidades ambientalistas entregaram, nesta terça-feira (7), o troféu “Motosserra de...
MST e Consórcio Nordeste avançam em acordo com instituições chinesas que terá como marco inicial o envio de 30 máquinas
Mauro Ramos
Pequim|China |
Um trator Huili, uma das máquinas com destino ao Brasil. - Juliet Xiao
Entre novembro e dezembro, uma leva...
Um grupo de trabalho permanente, vinculado à Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, irá acompanhar a aplicação no Rio Grande do Sul da lei que criou o piso nacional da enfermagem.
A decisão foi tomada ao final da audiência pública, realizada na manhã de...