Página inicial > Presidente da Câmara quer votar fim do funcionalismo público e servidores reagem
Presidente da Câmara quer votar fim do funcionalismo público e servidores reagem
10/08/2023 08:01
CUT – O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou na segunda-feira (7) que encaminhará para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania o texto da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 32, a chamada reforma administrativa.
Enviada ao Congresso Nacional pelo governo do ex-presidente inelegível Jair Bolsonaro (PL) em 2020, a medida restringe a estabilidade no serviço público e cria cinco tipos de vínculos com o Estado.
Na prática, acaba com os serviços públicos do país, ao liberar as privatizações, terceirizações e contratações de Organizações Sociais (OSs).
São mudanças que podem facilitar o alastramento de esquemas de corrupção, prejudicando quem precisa de serviços públicos de qualidade como saúde e educação.
Diante do posicionamento de Lira, que mais uma vez se manifesta sem dialogar com o funcionalismo, a Aliança Nacional das Entidades Sindicais Representativas dos Servidores e Servidoras Públicos, composta pela Federação Nacional dos Servidores Públicos (Fenasepe), Confederação dos Trabalhadores e Trabalhadoras no Serviço Público Municipal (Confetam), Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef), Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Seguridade Social (CNTSS) e Fórum de Professores das Instituições Federais de Ensino Superior (Proifes), aponta que a mobilização continuará
Em nota, o grupo destaca que Lira mente ao dizer que a reforma só atingirá os novos servidores e aponta que “é um duro golpe aos concursos públicos, abrindo as portas para milhões de contratações temporárias sem estabilidade ou garantias para servidores, escancarando a entrada de apadrinhados políticos nas três esferas”
A Aliança que envolve a representação de trabalhadores nos âmbitos federal, estadual e municipal, ressalta que o Brasil tem apenas 12,45% de sua força de trabalho empregada no serviço público, quase metade dos 23,48% da média dos países da OCDE, menor até mesmo que os Estados Unidos (4).
Com isso, há poucos servidores para atender as demandas por políticas públicas e a diminuição dos quadros, promovida pela PEC 32, aumentaria ainda mais a desigualdade social no Brasil.
As entidades pontuam também que Lira, além de blindar Bolsonaro contra o impeachment, foi também essencial nas votações de toda agenda regressiva contra direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras, da reforma trabalhista à da previdência, mas que a mobilização responsável por paralisar a PEC 32, em 2021, seguirá com a mesma força.
As organizações lembram que o governo federal já se posicionou contra a proposta, mas a medida só pode ser retirada de tramitação mediante pedido do Executivo, se o presidente da Câmara se dispuser a colocá-lo a voto no Plenário, devendo o parlamentar aprovar a retirada.
“A luta para enterrar de vez a PEC 32 é uma necessidade para a defesa dos Serviços Públicos, indispensável à recuperação e expansão dos programas sociais e ao desenvolvimento do povo e da nação brasileira. Por isso, chamamos a mais ampla unidade dos servidores públicos em todos os níveis e em diálogo com a população para retomarmos a campanha iniciada em 2021. Dirigimo-nos ao presidente Lula para que reforce sistematicamente a posição de seu governo contra essa Reforma Administrativa de cabo a rabo, sem emendá-la ou “melhorá-la” (como sugerido pelas dissimulações de Lira)”, conclui a nota.
Ricardo Antunes adverte sobre os efeitos nefastos da aprovação do PL dos Aplicativos para a classe trabalhadora em entrevista ao Instituto Humanitas Unisinos.
Instituto Humanitas Unisinos entrevista Ricardo Antunes
No Brasil de 2023,...
Ministério da Gestão propõe aumentar benefícios e negociar aumentos com cada categoria separadamente
Vinicius Konchinski
Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
Técnicos, docentes e estudantes do campus São Paulo do IFSP se reúnem no primeiro dia...
Mais de 50 entidades, incluindo centrais, sindicatos, partidos de esquerda e movimentos sociais e estudantis, uniram-se nesta terça-feira (21) e criaram o Comitê Palestina Livre.
O encontro histórico ocorreu no auditório do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e contou com a presença da Frente...
Denúncias graves apontam assédio e direcionamento político no tradicional jornal paulista. Agora, ele será alvo de investigação
Por Redação RBA
REPRODUÇÃO
Este procedimento, que precede um inquérito civil, tem potencial para desencadear ações legais. Entre...
Servidores e servidoras do Justiça Federal, da Justiça Eleitoral e da Justiça do Trabalho realizaram na sexta-feira (17) uma manifestação mesmo sob chuva, em frente ao Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4), em Porto Alegre.
Com apitos e cartazes, os trabalhadores e as...
Estima-se que até 1 milhão de escravizados foram desembarcados naquele local. Sítio arqueológico foi descoberto em 2011
Por Redação RBA
Tomaz Silva/Agência Brasil
0
1
São Paulo – Construído em 1811, o Cais...
Expediente em datas festivas para certas categorias só será liberado após acordo entre trabalhadores e patrões
Vinicius Konchinski
Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
Funcionamento de supermercados em feriados vai depender de acordo entre patrão e trabalhador -...
Clima ameaçador e imprevisível: enquanto parte do Brasil encara um calor inédito, a região Sul do país volta a se preocupar com as chuvas
Por Brasil de Fato
Publicado 15/11/2023 - 12h51
Tânia Rêgo/Agência Brasil
Ondas de calor cada vez mais intenso...
Ao 'BdF Entrevista', economista alerta para necessidade de buscar caminhos para renovação do Congresso no futuro
Redação
Eduardo Moreira (à direita na imagem) foi entrevistado pelo jornalista José Eduardo Bernardes - Reprodução
Tem condições do Brasil...
Grupo já havia entregado o "Machado de Prata" a Germano Bremm, titular da SMAMUS
sul21@sul21.com.br
Em protesto contra a concessão de parques e praças públicas, integrantes de entidades ambientalistas entregaram, nesta terça-feira (7), o troféu “Motosserra de...
MST e Consórcio Nordeste avançam em acordo com instituições chinesas que terá como marco inicial o envio de 30 máquinas
Mauro Ramos
Pequim|China |
Um trator Huili, uma das máquinas com destino ao Brasil. - Juliet Xiao
Entre novembro e dezembro, uma leva...
Um grupo de trabalho permanente, vinculado à Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, irá acompanhar a aplicação no Rio Grande do Sul da lei que criou o piso nacional da enfermagem.
A decisão foi tomada ao final da audiência pública, realizada na manhã de...