Pesquisa: Lula segue líder e mantém 45% das intenções votos; Bolsonaro tem 25%

16/03/2022 10:50

Ex-presidente Lula vence em todos os cenários simulados de primeiro e segundo turno, segundo pesquisa Genial/Quaest

Publicado 16/03/2022 - 10h02

ricardo stuckert
Lula genial
A Genial/Quaest também fez a pesquisa espontânea e Lula segue na liderança nesse cenário. O ex-presidente é o primeiro nome citado, com 27% dos votos
1
0
 

São Paulo – A pesquisa realizada pela Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (16), mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera as intenções de voto para a Presidência no 1º turno, com 45% contra os oito pré-candidatos. O atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), segue em segundo lugar, com 25%. Em seguida, aparecem os candidatos Ciro Gomes (PDT), com 7%, e Sergio Moro (Podemos), com 6%.

Ainda no mesmo levantamento, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), possui 2% das intenções de voto, mesmo percentual do deputado federal André Janones (Avante). Já Simone Tebet (MDB) registrou 1%, igual o governador gaúcho, Eduardo Leite.

 

A Genial/Quaest também fez a pesquisa espontânea e Lula segue na liderança nesse cenário. O ex-presidente é o primeiro nome citado, com 27% dos votos. Bolsonaro tem 19% das intenções. Os outros candidatos somam apenas 3% na espontânea. Os indecisos, segundo o levantamento, permaneceram em 48%.

Segundo turno

A pesquisa simulou um eventual segundo turno e Lula também vence em todos os cenários. No quadro apontado como o mais provável deles, o petista vence Bolsonaro por 54% a 32%. Em fevereiro, o mesmo cenário apontava uma vitória de Lula por 54% contra 30% de Bolsonaro.

 

Os eleitores também avaliaram o atual governo na pesquisa, que aponta algumas oscilações. Para 49% dos entrevistados, a avaliação é negativa, ante 51% no mês passado. Para 24%, a gestão é positiva – em fevereiro eram 22%. Outros 25% consideram o governo regular, mesmo patamar da pesquisa passada.

Esta edição da Genial/Quaest foi realizada por meio de entrevistas face-a-face com dois mil entrevistados entre os dias 10 e 13 de março de 2022, com pessoas de 16 anos ou mais de todas as regiões do país. A margem de erro estimada é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95%.