Página inicial > Os dados da desindustrialização, por Estado, por Luis Nassif
Os dados da desindustrialização, por Estado, por Luis Nassif
12/12/2022 09:58
IBGE divulgou a Pesquisa Mensal da Indústria (PMI) até outubro de 2022, por estados.
No mês, a Indústria cresceu 0,28% no geral, com alta em 6 estados e queda em 8. A mai or alta foi o Pará, com +5,2% e a maior queda o Ceará, com -13,7%.
É interessante analisar outros períodos. Período pós-Bolsonaro: a indústria caiu 2,28%, com alta em 7 estados e queda em 7. A maior alta foi Rio de Janeiro, com 14,4%, exclusivamente devido ao aumento dos royalties do petróleo; a maior queda foi no Espírito Santo, com -41,9%.Período pós-Temer: com a política ultraliberal radicalizando, de lá para cá a indústria caiu 0,62, com alta em 6 estados e queda em 8. A maior alta foi Rio de Janeiro, com 20% e a maior queda foi Espírito Santo, com 43,59%.
Em 10 anos, houve queda de 16,05% no país. A maior alta foi Pará, com 25,9% e a maior queda foi Espírito Santo, com 51,1%
Ricardo Antunes adverte sobre os efeitos nefastos da aprovação do PL dos Aplicativos para a classe trabalhadora em entrevista ao Instituto Humanitas Unisinos.
Instituto Humanitas Unisinos entrevista Ricardo Antunes
No Brasil de 2023,...
Ministério da Gestão propõe aumentar benefícios e negociar aumentos com cada categoria separadamente
Vinicius Konchinski
Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
Técnicos, docentes e estudantes do campus São Paulo do IFSP se reúnem no primeiro dia...
"Entre Vistas" trará toda terça, às 21h, personalidades das mais diversas áreas, como política, cultura, educação e esportes. Secretária de Educação de MG, Macaé Evaristo, é convidada da estreia
por Redação RBA publicado 13/11/2017 19h08, última...
Crédito: foto - EcoDebate
Pesquisa nacional: algas unicelulares são usadas para despoluir esgoto e produzir adubo
13 de Novembro de 2017
Objetivo é resolver o problema de gestão de resíduos que hoje é gerado pelo próprio processo de tratamento de esgoto
Uma parceria entre pesquisadores...
Crédito: foto - Observatório das Águas
O uso sustentável da água
10 de Novembro de 2017
Brasil é considerado como um país rico em água e, ao mesmo tempo que é um privilégio ter uma rica rede de drenagem, também...
Nota da Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida
Sem alarde, o diário oficial publicou nesta segunda-feira (6/11) a aprovação de um agrotóxico extremamente tóxico para a saúde humana: o Benzoato de Emamectina. São vários os motivos da nossa indignação com esta decisão:
Em 2010,...
Crédito: foto - Conexão Planeta
Plantas podem ser solução mais eficiente para limpeza de rios urbanos
09 de Novembro de 2017
Estudo realizado por pesquisadora da USP mostra que há uma grande variedade de...
FAMA 2018
Falta de água afeta mais as mulheres: políticas públicas devem incluir mulheres na tomada de decisões
Crédito: foto - DepositPhotos
Falta de água afeta mais as mulheres: políticas públicas devem incluir mulheres na tomada de...
Crédito: foto - Fellipe Abreu e Luiz Felipe Silva
Região no deserto chileno tira água do ar sem gastar energia
06 de Novembro de 2017
Na falta de chuvas, ninguém precisa passar sede. E nem depender da...
Crédito: foto - Observatório do Clima
Petróleo no mar deixa peixes com síndrome de “Dory”
31 de Outubro de 2017
Estudo revela o efeito nefasto de pequenas quantidades de petróleo no sistema nervoso de espécies que vivem em corais – e a ameaça a todo o ecossistema
Dory é aquela peixinha...
Chega de aceitar as desculpas do governo para desmontar o estado e o serviço público.
Não aceitamos mais ataques aos servidores.
É hora de agir!
Vem para a Assembleia Geral Extraordinária na próxima terça-feira, 24/10, 9h, no
auditório do City Hotel, (R. José Montaury, 20).
Em reunião no dia 18, a ARLANXEO ofereceu 1,73% de reajuste salarial, que já foi rejeitada no RJ e em PE. Com as empresas OXITENO, INNOVA e BRASKEM, a reunião será na quarta-feira, dia 25.
No último dia 18 houve reunião com a ARLANXEO (Data Base setembro), quando a empresa apresentou...