Página inicial > "Volta por cima": lideranças políticas e populares celebram diplomação de Lula no TSE
"Volta por cima": lideranças políticas e populares celebram diplomação de Lula no TSE
13/12/2022 09:08
Em tom emotivo, aliados que presenciaram cerimônia conversaram com o BdF sobre simbologia do momento
Cristiane Sampaio
Brasil de Fato | Brasília (DF) |
12 de Dezembro de 2022 às 20:20
Lula recebe diplomação do TSE sob aplausos dos cerca de 400 convidados que compareceram à cerimônia - Alejandro Zambrana/Secom/TSE
Foi com os olhos marejados que alguns dos apoiadores do presidente eleito Luís Inácio Lula da Silva (PT) assistiram, nesta segunda-feira (12), à diplomação do petista no Tribunal Superior Eleitor (TSE). O deputado federal Marcon (PT-RS), por exemplo, emocionou-se ao contar para o Brasil de Fato como estava se sentindo ao adentrar o local, por onde circularam dezenas de autoridades dos Três Poderes, além de amigos e outros parceiros políticos do futuro mandatário.
"É uma emoção muito grande. Nós estávamos aqui quatro anos atrás pedindo a liberação dele pra ele poder concorrer. E hoje estamos aqui dentro para assistir à diplomação dele pela terceira vez. Pela terceira vez, um torneiro mecânico chega à Presidência da República no país. Tenho certeza, quando ele foi agora, na COP27, que o mundo deve ter dito 'esse Lula é o cara'. E, pra mim, como brasileiro, ele é o cara. Estou muito emocionado de estar aqui hoje."
Lula e Janja durante chegada ao TSE; futuro casal presidencial foi recepcionado pelo 1º Regimento de Cavalaria de Guardas, também chamado de Dragões da Independência / Antonio Augusto/Secom TSE
O deputado Hélder Salomão (PT-RS), ex-presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara no período entre 2019 e 2021, também esteve no local para festejar o rito de passagem que coloca Lula na antessala do Palácio do Planalto. Ele rememorou o momento em que, mais de seis anos atrás, a presidenta Dilma Rousseff (PT) deixou o poder após ser deposta pelo Congresso Nacional.
"Estamos voltando literalmente pela porta da frente, legitimados pelas urnas de maneira democrática, com eleições transparentes e com um grande projeto, uma grande aliança nacional que será capaz de trazer de volta o orgulho aos brasileiros, a consolidação da democracia. Tenho certeza de que a diplomação de hoje é mais um passo do nosso processo de luta."
Quem também captou a importância do evento no TSE ao olhar pelas lentes da história recente do país foi a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), que celebrou a solenidade presenciada nesta segunda-feira pelo público de cerca de 400 pessoas que lotou o auditório da Corte. Para a parlamentar, que esteve na luta contra o impeachment e atuou em posições de liderança na oposição ao governo Bolsonaro nos últimos quatro anos, a realização da cerimônia intensifica a desmoralização das narrativas paralelas que os bolsonaristas pró-golpe tentam emplacar contra a eleição do petista.
"É uma satisfação tão grande, é tão emocionante ver que esse ciclo virou – e é historicamente curto, inclusive, o que é uma coisa muito importante. E agora estamos fechando um ciclo eleitoral em que está configurada a vitória. Não há questionamento, o Lula ganhou e vai ser diplomado, ou seja, não há dúvida de que ele se elegeu. Esse é o primeiro passo dessa virada histórica. A posse será o segundo."
Deputada federal Jandira Feghali / Foto: Elza Fiuza/ Agência Brasil
"Quando o Lula sentar naquela cadeira, no dia 1º, o sentimento será o de que valeu muito o esforço porque superamos a adversidade, mantivemos a coluna ereta. E ele, depois de passar por tudo isso, deu essa volta por cima junto com o povo brasileiro. Claro que agora nossas expectativas não serão todas resolvidas de forma tão rápida, até porque houve muita destruição, mas o que vai ocorrer agora é fundamental pra saúde, pra cultura, pra vida."
Lula e Janja em foto protocolar com os presidentes do Senado, da Câmara dos Deputados, do TSE e do STF / Antonio Augusto/Secom/TSE
O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues (PSOL), veio do Pará para prestigiar o futuro mandatário no tribunal. "É emocionante estar aqui. É inclusive um privilégio porque estamos participando de um momento histórico que, sem nenhuma dúvida, vai mudar os rumos do Brasil", projeta.
A cena histórica que se delineou nesta segunda-feira no TSE também revirou as memórias do deputado Paulo Pimenta (PT-RS), outro personagem que esteve nas fronteiras das principais disputas políticas dos últimos seis anos no Legislativo. "Hoje é um dia de agradecimento, de reconhecimento a tantas pessoas que durante esse período enfrentaram as mais diversas dificuldades pra que pudéssemos chegar aqui hoje", exaltou.
Paulo Pimenta [à direita] é um dos principais apoiadores de Lula [à esquerda] no Congresso e foi líder da bancada do PT em 2018 e em 2019 / Reprodução
"São vários fatores que permitiram que isso acontecesse – a coragem e a perseverança do presidente Lula, por exemplo –, mas principalmente os milhões de brasileiros e brasileiras que, de forma anônima, enfrentaram a perseguição, o preconceito e nos ajudaram a criar o contexto pra que Lula recuperasse os seus direitos políticos e hoje pudesse estar aqui. São essas pessoas que merecem o nosso reconhecimento e homenagem nesta data", emendou Pimenta.
Sociedade civil
Algumas lideranças da sociedade civil também registraram presença na diplomação do petista. É o caso do presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Aristides Santos, para quem a futura posse de Lula será um respiro histórico.
"Chegar aqui hoje pra diplomar o Lula pela terceira vez é uma sensação de uma vitória extraordinária da classe trabalhadora, das pessoas que nunca o abandonaram, que sempre acreditaram que ele estava ao lado do povo e que havia ali uma conspiração, uma coisa articulada da grande mídia com setores da Justiça e a ampla maioria do Congresso Nacional pra afastar a Dilma, depois impedir a eleição dele", desabafa.
Santos diz saber a proporção dos desafios que se colocam adiante, nos próximos quatro anos de governo, quando uma confluência de forças de diferentes origens deve apoiar a nova gestão, que, consequentemente, terá que conciliar uma série de interesses em plena disputa por espaço. "Vai ser difícil, mas a gente tem esperança. E a diplomação aqui é o resultado disso, da nossa esperança."
Ricardo Antunes adverte sobre os efeitos nefastos da aprovação do PL dos Aplicativos para a classe trabalhadora em entrevista ao Instituto Humanitas Unisinos.
Instituto Humanitas Unisinos entrevista Ricardo Antunes
No Brasil de 2023,...
Ministério da Gestão propõe aumentar benefícios e negociar aumentos com cada categoria separadamente
Vinicius Konchinski
Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
Técnicos, docentes e estudantes do campus São Paulo do IFSP se reúnem no primeiro dia...
Na primeira audiência pública do ano, nesta quinta-feira (5), a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) debateu as novas regras para concessão de pensão por morte e para o seguro desemprego. Todos os convidados se manifestaram pela rejeição, por inconstitucionalidade, das...
Da Carta Capital
Em entrevista, João Pedro Stedile, membro da coordenação do MST, afirma que cabe aos movimentos sociais cobrar do governo as mudanças sociais necessárias, e que a campanha de Impeachment articulada pela direita é "uma tática para acuar o governo. Para que ele tenha medo de...
Na foto : Neuza, Paulo, Neiva, Marizar e Vilma
A conteceu no sabado dia 21 de fevereiro a festa para comemorar os 82 anos de existência do Sindicato dos Sapateiros e Sapateiras do Vale dos Sinos num clima de alegria e confraternização nós da CUT Pode Mais estavamos presente com inumeros...
O PL 4.330/04, que expande a terceirização, foi desarquivado nesta terça-feira (10). De autoria do ex-deputado Sandro Mabel (PMDB-GO), o projeto está pronto para votação no plenário da Câmara dos Deputados.
A votação do projeto em plenário depende do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ),...
Cai por terra o parecer do jurista Ives Gandra, produzido a pedido de um advogado do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), que vê condições jurídicas para um impeachment da presidente Dilma Rousseff; a tese defendida por Gandra está errada; é o que dizem Lenio Streck...
Dieese alerta para os prejuízos de novas regras do seguro-desemprego
15 janeiro, quinta-feira, 2015 às 1:04 pm
Comentários
Coordenador do instituto lembra que medidas não foram dialogadas com o movimento sindical
O coordenador de atendimento sindical do Dieese, Airton Santos,...
CPERS reúne-se com secretário de Educação para garantir início de ano letivo sem falta de professores
16 janeiro, sexta-feira, 2015 às 1:11 pm
Comentários
A Direção Central do CPERS reuniu-se, na quinta-feira, 15, com o secretário estadual de educação, Vieira da Cunha, e sua equipe...
Vitória dos trabalhadores: aprovado reajuste de 16% para o Piso Regional
2 dezembro, terça-feira, 2014 às 5:00 pm
Comentários
Em um dia marcado pelo debate sobre o tema, com audiência pública e Grande Expediente, a classe trabalhadora comemora
Com 41 votos favoráveis e nenhum...
CUT reivindica e Dilma monta mesa de negociação permanente para discutir agenda dos/as trabalhadores/as
Em audiência com a presidenta Dilma Rousseff, presidente da CUT, Vagner Freitas, cobra manutenção de políticas sociais e mais diálogo com movimento sindical
Em audiência realizada nesta...