Página inicial > ONU alerta para o clima: estamos a caminho do desastre
ONU alerta para o clima: estamos a caminho do desastre
05/04/2022 07:29
No lançamento do novo relatório do IPCC, Guterres insistiu na importância de que os governos de todos os lugares reavaliem suas políticas energéticas, caso contrário o mundo será inabitável.
Fernando Frazão – Agência Brasil
A ONU divulgou o novo relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) e a conclusão é preocupante: as emissões nocivas de carbono de 2010-2019 foram as mais altas na história da humanidade. António Guterres, secretário-geral da ONU, disse que isso prova que o mundo está em um ‘caminho rápido’ para o desastre.
No lançamento do novo relatório do IPCC, Guterres insistiu na importância de que os governos de todos os lugares reavaliem suas políticas energéticas, caso contrário o mundo será inabitável.
Esse comentário vai de encontro ao que o IPCC sempre evidencia, que que todos os países devem reduzir substancialmente o uso de combustíveis fósseis, ampliar o acesso à eletricidade, melhorar a eficiência energética e aumentar o uso de combustíveis alternativos, como o hidrogênio.
Se nenhuma ação for tomada de imediato, algumas grandes cidades ficarão submersas, alertou Guterres e também há a previsão de ‘ondas de calor sem precedentes, tempestades aterrorizantes, escassez generalizada de água e a extinção de um milhão de espécies de plantas e animais’.
“Isso não é ficção ou exagero. É o que a ciência nos diz que resultará de nossas atuais políticas energéticas. Estamos no caminho para o aquecimento global de mais que o dobro do limite de 1,5 grau Celsius que foi acordado em Paris em 2015″, disse ele.
O relatório enfatiza que “foram menores do que os aumentos de emissões, devido ao aumento dos níveis de atividade global na indústria, abastecimento de energia, transportes, agricultura e edifícios”.
Segundo o novo relatório, as emissões de gases de efeito estufa aumentaram desde 2010 em todos os principais setores do mundo. O relatório é trabalho de centenas de cientistas independentes de todo mundo e foi aprovado por 195 países.
No entanto, a notícia reconfortante é de que ainda é possível reduzir pela metade as emissões até 2030, desde que os governos intensifiquem as ações para reduzir as emissões.
Como exemplo dos avanços, os autores chamam atenção para a redução significativa no custo das fontes de energia renovável desde 2010, em até 85% para energia solar e eólica e baterias.
De acordo com o presidente do IPCC, Hoesung Lee, o aumento atual representa uma ‘encruzilhada’. ‘As decisões que tomamos agora podem garantir um futuro habitável’, disse Lee.
Para limitar o aquecimento global a cerca de 1,5°C (2,7°F), o relatório do IPCC insiste que as emissões globais de gases de efeito estufa teriam que atingir o pico “antes de 2025, o mais tardar, e ser reduzidas em 43% até 2030”.
Outra questão é a necessidade de ter o metano reduzido em cerca de um terço, segundo o relatório. Mas, mesmo alcançando, é ‘quase inevitável’ que o limite de temperatura de 1,5 grau Celcius seja ultrapassado acima do período pré-industrial. Mas existe chance de retorno até o final do século.
O metano também precisaria ser reduzido em cerca de um terço, de acordo com os autores do relatório. Ainda assim, mesmo que isso fosse alcançado, é “quase inevitável” que ultrapassemos temporariamente o limite de temperatura de 1,5 grau Celcius acima do período pré-industrial. No entanto, ainda seria possível retornar a um valor abaixo deste limite até o final do século.
Mas a questão primordial é que tem que ser agora o enfrentamento para que consigamos limitar o aquecimento global a 1,5°C. ‘Sem reduções imediatas e profundas de emissões em todos os setores, será impossível’, disse Jim Skea, copresidente do Grupo de Trabalho III do IPCC, responsável pelo último relatório.
‘As mudanças climáticas são o resultado de mais de um século padrões insustentáveis de energia, uso da terra, estilos de vida, consumo e produção’, resumiu Skea. ‘Este relatório mostra como agir agora pode nos levar a um mundo mais justo e sustentável’, disse.
Ricardo Antunes adverte sobre os efeitos nefastos da aprovação do PL dos Aplicativos para a classe trabalhadora em entrevista ao Instituto Humanitas Unisinos.
Instituto Humanitas Unisinos entrevista Ricardo Antunes
No Brasil de 2023,...
Ministério da Gestão propõe aumentar benefícios e negociar aumentos com cada categoria separadamente
Vinicius Konchinski
Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
Técnicos, docentes e estudantes do campus São Paulo do IFSP se reúnem no primeiro dia...
Mais de 50 entidades, incluindo centrais, sindicatos, partidos de esquerda e movimentos sociais e estudantis, uniram-se nesta terça-feira (21) e criaram o Comitê Palestina Livre.
O encontro histórico ocorreu no auditório do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e contou com a presença da Frente...
Denúncias graves apontam assédio e direcionamento político no tradicional jornal paulista. Agora, ele será alvo de investigação
Por Redação RBA
REPRODUÇÃO
Este procedimento, que precede um inquérito civil, tem potencial para desencadear ações legais. Entre...
Servidores e servidoras do Justiça Federal, da Justiça Eleitoral e da Justiça do Trabalho realizaram na sexta-feira (17) uma manifestação mesmo sob chuva, em frente ao Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4), em Porto Alegre.
Com apitos e cartazes, os trabalhadores e as...
Estima-se que até 1 milhão de escravizados foram desembarcados naquele local. Sítio arqueológico foi descoberto em 2011
Por Redação RBA
Tomaz Silva/Agência Brasil
0
1
São Paulo – Construído em 1811, o Cais...
Expediente em datas festivas para certas categorias só será liberado após acordo entre trabalhadores e patrões
Vinicius Konchinski
Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
Funcionamento de supermercados em feriados vai depender de acordo entre patrão e trabalhador -...
Clima ameaçador e imprevisível: enquanto parte do Brasil encara um calor inédito, a região Sul do país volta a se preocupar com as chuvas
Por Brasil de Fato
Publicado 15/11/2023 - 12h51
Tânia Rêgo/Agência Brasil
Ondas de calor cada vez mais intenso...
Ao 'BdF Entrevista', economista alerta para necessidade de buscar caminhos para renovação do Congresso no futuro
Redação
Eduardo Moreira (à direita na imagem) foi entrevistado pelo jornalista José Eduardo Bernardes - Reprodução
Tem condições do Brasil...
Grupo já havia entregado o "Machado de Prata" a Germano Bremm, titular da SMAMUS
sul21@sul21.com.br
Em protesto contra a concessão de parques e praças públicas, integrantes de entidades ambientalistas entregaram, nesta terça-feira (7), o troféu “Motosserra de...
MST e Consórcio Nordeste avançam em acordo com instituições chinesas que terá como marco inicial o envio de 30 máquinas
Mauro Ramos
Pequim|China |
Um trator Huili, uma das máquinas com destino ao Brasil. - Juliet Xiao
Entre novembro e dezembro, uma leva...
Um grupo de trabalho permanente, vinculado à Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, irá acompanhar a aplicação no Rio Grande do Sul da lei que criou o piso nacional da enfermagem.
A decisão foi tomada ao final da audiência pública, realizada na manhã de...