O PIT-CNT do Uruguai expressa :Fernando Pereira: "Em 1º de maio a praça é sua casa"

19/04/2020 17:18
Fernando Pereira, Presidente del PIT-CNTFernando Pereira, Presidente da PIT-CNTFoto: Carlos Lebrato
 

Ninguém escapa que este será um extraordinário 1º de maio. A pandemia global que agora mantém metade dos seres humanos no mundo em confinamento solitário nos coloca em um pano de fundo.

1º de maio, um dia de greve universal, é um dia de encontro e abraço para todos os trabalhadores do mundo. Este ano, tão excepcional em tudo, não será a exceção a este respeito. Nossa vocação como classe de enfrentar juntos e juntos os desafios que enfrentamos, nos levam a buscar sempre uma maneira de enfrentar.

Isso tem sido o caso em tempos de exercícios de liberdades plenas e em tempos em que o autoritarismo queria impedi-lo. A emergência de saúde deste ano requer cuidados com medidas preventivas para evitar a propagação do vírus. Mas longe de nos isolarmos, o desafio nos leva à criatividade extrema, para explorar mecanismos alternativos que nos permitam mudanças tecnológicas para atender. É evidente que, nessas condições, a rede nacional de rádio e televisão deve ter sido um instrumento fundamental, razão pela qual a rejeição da Presidência da República não é um sinal adequado.

Em 1º de maio, os trabalhadores e trabalhadores uruguaios estão empenhados em honrar nossa história com responsabilidade pela saúde do nosso povo, com o compromisso de combater as injustiças e as desigualdades. Os eventos que serão realizados em locais específicos, com cuidado rigoroso e participação planejada, serão apenas uma prova de nossa capacidade de implantação e organização, a massividade ocorrerá em um encontro virtual, transformando cada casa do país em uma plataforma de encontro, em um espaço de participação. A partir das 19 horas, a conectividade do país nos permitirá conhecer simultaneamente os trabalhadores do Uruguai. É por isso que dizemos que será um dos 1º de Maio dos maiores dos últimos 20 anos, de nossas casas.

O movimento sindical não deixou seus postos de luta por um minuto. Trabalhamos desde o primeiro dia na resposta à emergência social desencadeada pelo impacto do vírus. Atuamos em todos os sanatórios, policlínicas e hospitalares, gerando protocolos e mecanismos de atenção para que os profissionais de saúde respondam na linha de frente à emergência. Também no apoio da cadeia alimentar, em feiras, supermercados. Trabalhamos desde o primeiro dia em uma ampla plataforma de resposta que contempla a miríade de situações que são geradas nesse cenário. Trabalhamos na resposta educacional que permite as melhores condições para as crianças em suas casas em todo o país. Onde o rosto e a mão do Estado são o professor rural ou o médico da aldeia, lá estamos nós – também – os trabalhadores, honrando a melhor história do movimento sindical.

Em 1º de maio, lembramos dos Mártires de Chicago e honramos seu legado com a solidariedade que sempre caracterizou o movimento sindical.

A crise de saúde expôs a face mais crua das desigualdades estruturais que surgem nas sociedades em que vivemos. A melhor face do nosso povo, a das respostas solidárias, de encarar a saída juntos, também apareceu. Nesses valores estamos sempre inspirados.

Ganhamos o coronavírus com consciência e solidariedade.

Fernando Pereira
Presidente do PIT-CNT

Fonte : www.pitcnt.uy/novedades/item/3476-fernando-pereira-el-1-de-mayo-la-plaza-es-tu-casa