Página inicial > MST lançará 4 toneladas de sementes de palmeira ameaçada de extinção nesta quarta-feira
MST lançará 4 toneladas de sementes de palmeira ameaçada de extinção nesta quarta-feira
07/06/2023 07:25
Ação faz parte da programação do Movimento na Semana Mundial do Meio Ambiente
Redação
Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
07 de Junho de 2023 às 06:24
Palmeira está ameaçada de extinção - Wellington Lenon/MST-PR
O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) se juntou a órgãos públicos para uma ação de semeadura aérea de quatro toneladas de sementes da palmeira juçara, uma espécie ameaçada de extinção. A atividade acontece nesta quarta-feira (7), no contexto da Semana Mundial do Meio Ambiente, em uma área de reserva legal de Quedas do Iguaçu (PR).
As sementes serão lançadas a partir de um helicóptero da Polícia Rodoviária Federal (PRF). A atividade ocorrerá em uma área de 67 hectares pertencente à comunidade de reforma agrária Dom Tomás Balduíno, bem como nas encostas do Rio Iguaçu, que foram afetadas por alagamento após a construção da Usina de Salto Osório. Atualmente, mais de 2,5 mil famílias residem nessa região, que no passado foi degradada devido à atividade de uma empresa de monocultivo de pinus e eucalipto.
O esforço conjunto conta também com apoio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Itaipu, Agroecology Fund (AEF), Laboratório Vivam de sistemas agroflorestais da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS/LS), Prefeitura e Câmara de Vereadores de Quedas do Iguaçu, e o Instituto Água e Terra (IAT/PR).
Açaí da Mata Atlântica
A palmeira juçara é uma das espécies típicas da Mata Atlântica ameaçadas de extinção, principalmente devido à extração ilegal de seu palmito. O fruto da palmeira juçara, também conhecido como "açaí da juçara" ou "açaí da Mata Atlântica", possui uma polpa rica em antioxidantes que é utilizada como alimento pelas comunidades tradicionais e também na produção de sorvetes, farinhas, doces e sucos.
"A gente consegue concentrar essas sementes através de um processo que vem acontecendo na nossa comunidade. Nós temos uma unidade de beneficiamento onde as famílias coletam o fruto da palmeira juçara, é uma coleta consciente do fruto", destacou Tarcísio Leopoldo, morador da comunidade e integrante da organização do evento.
A ação faz parte do Plano Nacional Plantar Árvores e Produzir Alimentos Saudáveis, lançado pelo MST em todo o Brasil em 2020. O objetivo é plantar 100 milhões de árvores em dez anos, fortalecendo a produção de alimentos saudáveis nas áreas de assentamentos e acampamentos do MST e denunciando os impactos do modelo destrutivo do agronegócio ao meio ambiente.
As famílias camponesas da reforma agrária na região estão engajadas na preservação dos recursos naturais e na produção agroecológica, o que contribui para a geração de renda. Na comunidade Dom Tomás Balduíno, a produção e o beneficiamento da polpa da palmeira já alcançam 3 toneladas por ano. Com os equipamentos adequados para o processamento e o armazenamento, o potencial de produção poderá chegar a 5 ou 6 toneladas.
Ricardo Antunes adverte sobre os efeitos nefastos da aprovação do PL dos Aplicativos para a classe trabalhadora em entrevista ao Instituto Humanitas Unisinos.
Instituto Humanitas Unisinos entrevista Ricardo Antunes
No Brasil de 2023,...
Ministério da Gestão propõe aumentar benefícios e negociar aumentos com cada categoria separadamente
Vinicius Konchinski
Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
Técnicos, docentes e estudantes do campus São Paulo do IFSP se reúnem no primeiro dia...
Analista diz que impulso na ampliação reflete assimetria de poder da China, que quer internacionalizar sua moeda
Julio Adamor
Brasil de Fato | Botucatu (SP) | |
Lula é recepcionado na chegada à África do Sul para a cúpula do Brics - Ricardo Stuckert
A ampliação do...
Modelos de geração de energia estavam entre as pautas do encontro
Foto: Carla Batista
O Nordeste brasileiro é vasto em potencial para a geração de energia renovável. Abundante em sol e ventos, a região tem chamado a atenção para a instalação de parques fotovoltaicos e eólicos....
O Semapi-RS e o Senergisul, com o apoio da CUT-RS, realizaram um ato na manhã desta quarta-feira (16), em frente à Singel, na cidade de Pelotas, no interior gaúcho, protestando contra os baixos salários e as condições precárias de trabalho nas empresas terceirizadas contratadas pela...
Líder sindical paraibana, assassinada há 40 anos, inspirou marcha
Por Redação RBA
Ricardo Stuckert/PR
Marcha teve sua sétima edição nesta semana, com 100 mil trabalhadoras em Brasília
São Paulo – O...
Melhores perspectivas econômicas puxam avaliação para cima; 1 em cada 4 eleitores de Bolsonaro aprovam o governo
Redação
Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ)
Percepção sobre o governo Lula atinge os melhores índices no terceiro mandato - Marcelo Camargo/Agência...
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que mede a variação da cesta de compras de famílias com renda até cinco salários mínimos, registrou deflação (queda de preços) de 0,09% em julho deste ano, segundo os dados divulgados nesta sexta-feira (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e...
Servidores do Judiciário Federal se mobilizam por antecipação de parcela salarial
Foi um dia mobilização no Judiciário Federal nesta terça-feira (8) em diversas cidades do Rio Grande do Sul. Enquanto em Porto Alegre, cerca de 100 servidores e servidoras...
Após Banco Central cortar taxa, mercado revê expectativas e reduz suas previsões sobre juros
Redação
Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
07 de Agosto de 2023 às 11:41
Banco Central cortou Selic pela primeira vez em três...
Piso Nacional da Enfermagem: da longa história aos dias atuais
O ano é 2020, e o senador capixaba Fabiano Contarato (PT-ES) leva ao Senado mais uma proposta de piso para a categoria da enfermagem. Neste momento, enquanto a enfermagem está na linha de frente combatendo a SARS/COVID-19, na...