Página inicial > MST lançará 4 toneladas de sementes de palmeira ameaçada de extinção nesta quarta-feira
MST lançará 4 toneladas de sementes de palmeira ameaçada de extinção nesta quarta-feira
07/06/2023 07:25
Ação faz parte da programação do Movimento na Semana Mundial do Meio Ambiente
Redação
Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
07 de Junho de 2023 às 06:24
Palmeira está ameaçada de extinção - Wellington Lenon/MST-PR
O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) se juntou a órgãos públicos para uma ação de semeadura aérea de quatro toneladas de sementes da palmeira juçara, uma espécie ameaçada de extinção. A atividade acontece nesta quarta-feira (7), no contexto da Semana Mundial do Meio Ambiente, em uma área de reserva legal de Quedas do Iguaçu (PR).
As sementes serão lançadas a partir de um helicóptero da Polícia Rodoviária Federal (PRF). A atividade ocorrerá em uma área de 67 hectares pertencente à comunidade de reforma agrária Dom Tomás Balduíno, bem como nas encostas do Rio Iguaçu, que foram afetadas por alagamento após a construção da Usina de Salto Osório. Atualmente, mais de 2,5 mil famílias residem nessa região, que no passado foi degradada devido à atividade de uma empresa de monocultivo de pinus e eucalipto.
O esforço conjunto conta também com apoio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Itaipu, Agroecology Fund (AEF), Laboratório Vivam de sistemas agroflorestais da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS/LS), Prefeitura e Câmara de Vereadores de Quedas do Iguaçu, e o Instituto Água e Terra (IAT/PR).
Açaí da Mata Atlântica
A palmeira juçara é uma das espécies típicas da Mata Atlântica ameaçadas de extinção, principalmente devido à extração ilegal de seu palmito. O fruto da palmeira juçara, também conhecido como "açaí da juçara" ou "açaí da Mata Atlântica", possui uma polpa rica em antioxidantes que é utilizada como alimento pelas comunidades tradicionais e também na produção de sorvetes, farinhas, doces e sucos.
"A gente consegue concentrar essas sementes através de um processo que vem acontecendo na nossa comunidade. Nós temos uma unidade de beneficiamento onde as famílias coletam o fruto da palmeira juçara, é uma coleta consciente do fruto", destacou Tarcísio Leopoldo, morador da comunidade e integrante da organização do evento.
A ação faz parte do Plano Nacional Plantar Árvores e Produzir Alimentos Saudáveis, lançado pelo MST em todo o Brasil em 2020. O objetivo é plantar 100 milhões de árvores em dez anos, fortalecendo a produção de alimentos saudáveis nas áreas de assentamentos e acampamentos do MST e denunciando os impactos do modelo destrutivo do agronegócio ao meio ambiente.
As famílias camponesas da reforma agrária na região estão engajadas na preservação dos recursos naturais e na produção agroecológica, o que contribui para a geração de renda. Na comunidade Dom Tomás Balduíno, a produção e o beneficiamento da polpa da palmeira já alcançam 3 toneladas por ano. Com os equipamentos adequados para o processamento e o armazenamento, o potencial de produção poderá chegar a 5 ou 6 toneladas.
Ricardo Antunes adverte sobre os efeitos nefastos da aprovação do PL dos Aplicativos para a classe trabalhadora em entrevista ao Instituto Humanitas Unisinos.
Instituto Humanitas Unisinos entrevista Ricardo Antunes
No Brasil de 2023,...
Ministério da Gestão propõe aumentar benefícios e negociar aumentos com cada categoria separadamente
Vinicius Konchinski
Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
Técnicos, docentes e estudantes do campus São Paulo do IFSP se reúnem no primeiro dia...
Com apenas os EUA e Israel votando não, essa é a 31ª vez consecutiva que a ONU exige que os EUA terminem o bloqueio
Gabriel Vera Lopes
Habana (Cuba) |
02 de Novembro de 2023 às 16:40
Bruno Rodriguez na ONU - Misión...
Para o presidente, é preciso se perguntar o que leva os homens a serem “tão baixos e canalhas” a ponto de agredir uma “companheira”. Ele também clamou pelas crianças vítimas da guerra em Gaza: “Pelo amor de Deus, parem”
Por Tiago Pereira, da RBA
Publicado 31/10/2023 -...
Presidente sanciona projeto que atualiza regras para empréstimos no país, mas proíbe buscas e apreensões extrajudiciais
Mateus Coutinho
Brasil de Fato | Brasília |
31 de Outubro de 2023 às 11:40
Presidente Lula seguiu...
A marcha da cultura Hip-Hop, que marca os 50 anos do surgimento no mundo, acontece neste domingo (29), a partir das 13h, com concentração no Largo Glênio Peres, em Porto Alegre. A caminhada seguirá em direção ao evento “Rap in Cena”, no Parque da Harmonia, e tem como objetivo chamar a...
Enquanto idosas eram soltas, israelenses matavam mais 700 e provocavam “noite sangrenta”, segundo o grupo palestino Redação
Lifshitz, de 85 anos, passou 17 dias em cativeiro, após cruzar uma rede de túneis que parecia uma "teia de aranha" - Erik Marmor /...
Após reunião com Lula, ministro do Trabalho disse que PL sobre saque-aniversário do FGTS também deve ser finalizado
Cristiane Sampaio
Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Luiz Marinho assumiu Ministério do Trabalho e Emprego em janeiro de 2023 - Foto: Valter...
Central renovou a diretoria e aprovou plano de lutas para os próximos quatro anos, incluindo marcha a Brasília no ano que vem
Por Vitor Nuzzi, da RBA
Reprodução
No encerramento do Concut, quase 2 mil delegados aprovaram o plano de lutas para os próximos quatro...
Novato na política vence Luisa González, candidata de Rafael Correa, e vai governar até maio de 2025
Julio Adamor
Botucatu | São Paulo |
Equatorianos comemoram vitória de Noboa nas ruas de Guaiaquil: presidente eleito terá mandato curto - Gerardo Menoscal /...
Lula articula com governos de Israel e Egito o resgate de brasileiros na Faixa de Gaza. Governo federal já repatriou cerca de 500 brasileiros
Por Redação RBA
Publicado 13/10/2023 - 10h40
Divulgação/FAB
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ordenou a...
CUT – Instância máxima de deliberação da Central Única dos Trabalhadores, o Congresso Nacional da CUT (CONCUT) que ocorre a cada quatro anos, terá a sua 14ª edição realizada de 19 a 22 de outubro, em São Paulo.
É no CONCUT que são aprovadas as resoluções políticas, organizativas e sindicais...