Miguel Rossetto: “quem imaginava que governaríamos o Brasil?”

04/05/2018 07:56

Convocada pelo Comitê Sindical Popular Lula Livre de Canoas, uma plenária de debate de conjuntura foi realizada no dia 16 de abril, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos, em Canoas. Pré-candidato ao governo do RS, Miguel Rossetto (PT-RS) esteve presente traçando uma análise do cenário político do país, com a prisão de Lula, e também do Estado, em relação ao governo Sartori.

Foto: Matheus Leandro

O ex-ministro do trabalho e da previdência no governo Dilma também ressaltou a resistência da categoria metalúrgica na política. “Nós tínhamos um grande projeto político nos anos 80”, lembrou ao falar dos movimentos grevistas do ABC Paulista e de todo o país, que resultaram no início da construção da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e no Partido dos Trabalhadores (PT).

Metalúrgico da antiga Coemsa, Rossetto retomou o princípio político do PT no Estado, que inaugurou uma vitória do partido elegendo Olívio Dutra, sindicalista dos bancários, como prefeito de Porto Alegre em 1988. “Quem imaginava que a nossa geração governaria o Rio Grande do Sul e o Brasil?”, questionou.

Na ocasião lideranças políticas como o Deputado Federal Marco Maia, o Deputado Estadual Nelsinho Metalúrgico e a vereadora e presidente do PT de Canoas, Maria Eunice, todos integrantes do Comitê de Canoas, também se pronunciaram reforçando a importância da conscientização política na cidade e o papel dos movimentos no atual cenário. “Nossa luta é pelos trabalhadores”, afirmou Nelsinho. Já a vereadora Eunice pontuou o pleito previsto para outubro. “Nós sabemos que não terá campanha neste país que não passe por Lula Livre”.

Marco Maia relatou os impedimentos que lideranças políticas estão sofrendo em Curitiba, em relação às visitas a Lula. Também, afirmou que o povo não vive em um estado democrático e ressaltou a importância da organização política nesta hora. “A solução virá das ruas e o que nos resta é a força destes movimentos”.

Fonte: STIMMMEC