Marcha teve sua sétima edição nesta semana, com 100 mil trabalhadoras em Brasília
São Paulo – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei que inscreve no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria o nome da líder sindical Margarida Alves, que dá nome à Marcha das Margaridas. A Lei 14.649 foi publicada na edição desta quinta-feira (17) do Diário Oficial da União.
Presidente durante 12 anos do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Alagoa Grande (PB), Margarida foi aguerrida defensora dos direitos dos camponeses e da reforma agrária. Foi assassinada com um tiro de espingarda no rosto, às 17h de 12 de agosto de 1983, na porta de casa, diante de sua família. Uma semana antes, completara 50 anos.
Lula, que participou de mais uma edição da Marcha, encerrada ontem (16), esteve em 1981 com Margarida, “símbolo dessa marcha e de muitas lutas. Inspiração para tantas outras mulheres”. A Presidência da República lembrou que o livro, cuja visitação é aberta ao público, tem outras mulheres, como Laudelina de Campos Melo, sindicalista pioneira no movimento pelos direitos das trabalhadoras domésticas.
Margarida Alves foi assassinada com tiro de espingarda em 1983 (Foto: CPT)
A lei tem origem no Projeto de Lei Complementar (PLC) 63/2018, da deputada Maria do Rosário (PT-RS). O texto foi aprovado na última terça-feira (15) no plenário do Senado, com relatório favorável de Paulo Paim (PT-RS) na Comissão de Educação e Cultura (CE).
Para Paim, também com origem no movimento sindical, o projeto é importante “para que mulheres e meninas, em especial da zona rural, possam se reconhecer na história daquela que dizia que nunca fugiria da luta”. Assim, a inclusão de Margarida no livro “é uma vitória para todos aqueles que acreditam na justiça social e na igualdade de direitos”.
A Marcha começou a ser realizada em 2000, reunindo agricultoras, indígenas, quilombolas, pescadoras. Teve neste ano sua sétima edição, com aproximadamente 100 mil trabalhadoras em Brasília.
Ricardo Antunes adverte sobre os efeitos nefastos da aprovação do PL dos Aplicativos para a classe trabalhadora em entrevista ao Instituto Humanitas Unisinos.
Instituto Humanitas Unisinos entrevista Ricardo Antunes
No Brasil de 2023,...
Ministério da Gestão propõe aumentar benefícios e negociar aumentos com cada categoria separadamente
Vinicius Konchinski
Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
Técnicos, docentes e estudantes do campus São Paulo do IFSP se reúnem no primeiro dia...
Com apenas os EUA e Israel votando não, essa é a 31ª vez consecutiva que a ONU exige que os EUA terminem o bloqueio
Gabriel Vera Lopes
Habana (Cuba) |
02 de Novembro de 2023 às 16:40
Bruno Rodriguez na ONU - Misión...
Para o presidente, é preciso se perguntar o que leva os homens a serem “tão baixos e canalhas” a ponto de agredir uma “companheira”. Ele também clamou pelas crianças vítimas da guerra em Gaza: “Pelo amor de Deus, parem”
Por Tiago Pereira, da RBA
Publicado 31/10/2023 -...
Presidente sanciona projeto que atualiza regras para empréstimos no país, mas proíbe buscas e apreensões extrajudiciais
Mateus Coutinho
Brasil de Fato | Brasília |
31 de Outubro de 2023 às 11:40
Presidente Lula seguiu...
A marcha da cultura Hip-Hop, que marca os 50 anos do surgimento no mundo, acontece neste domingo (29), a partir das 13h, com concentração no Largo Glênio Peres, em Porto Alegre. A caminhada seguirá em direção ao evento “Rap in Cena”, no Parque da Harmonia, e tem como objetivo chamar a...
Enquanto idosas eram soltas, israelenses matavam mais 700 e provocavam “noite sangrenta”, segundo o grupo palestino Redação
Lifshitz, de 85 anos, passou 17 dias em cativeiro, após cruzar uma rede de túneis que parecia uma "teia de aranha" - Erik Marmor /...
Após reunião com Lula, ministro do Trabalho disse que PL sobre saque-aniversário do FGTS também deve ser finalizado
Cristiane Sampaio
Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Luiz Marinho assumiu Ministério do Trabalho e Emprego em janeiro de 2023 - Foto: Valter...
Central renovou a diretoria e aprovou plano de lutas para os próximos quatro anos, incluindo marcha a Brasília no ano que vem
Por Vitor Nuzzi, da RBA
Reprodução
No encerramento do Concut, quase 2 mil delegados aprovaram o plano de lutas para os próximos quatro...
Novato na política vence Luisa González, candidata de Rafael Correa, e vai governar até maio de 2025
Julio Adamor
Botucatu | São Paulo |
Equatorianos comemoram vitória de Noboa nas ruas de Guaiaquil: presidente eleito terá mandato curto - Gerardo Menoscal /...
Lula articula com governos de Israel e Egito o resgate de brasileiros na Faixa de Gaza. Governo federal já repatriou cerca de 500 brasileiros
Por Redação RBA
Publicado 13/10/2023 - 10h40
Divulgação/FAB
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ordenou a...
CUT – Instância máxima de deliberação da Central Única dos Trabalhadores, o Congresso Nacional da CUT (CONCUT) que ocorre a cada quatro anos, terá a sua 14ª edição realizada de 19 a 22 de outubro, em São Paulo.
É no CONCUT que são aprovadas as resoluções políticas, organizativas e sindicais...