Página inicial > Lula afirma que Conselhão é fundamental para políticas de redução das desigualdades
Lula afirma que Conselhão é fundamental para políticas de redução das desigualdades
04/05/2023 15:44
Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável reúne empresários, sindicalistas, banqueiros, indígenas, estudantes, cientistas, produtores rurais e movimentos sociais
Lula em cerimônia de posse do Conselhão: União em torno da reconstrução
0
São Paulo – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a lamentar a “desigualdade ampla, geral e irrestrita no Brasil” em cerimônia de posse dos integrantes do Conselhão, o Conselho de Desenvolvimento Econômico, Social e Sustentável (CDESS). E afirmou que o colegiado empossado nesta quinta-feira (4), formado por empresários, sindicalistas, banqueiros, indígenas, intelectuais, estudantes, cientistas, produtores rurais e movimentos sociais do campo e da cidade será, fundamental nesse enfrentamento.
“Tenho a absoluta certeza de que, em seu retorno, o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, agora acrescido da palavra ‘Sustentável’, desempenhará um papel tão ou mais importante do aquele que teve na fase anterior. E será fundamental na formulação dos caminhos a serem percorridos até o Brasil dos nossos sonhos. Precisamos aprimorar nossas políticas educacionais. Retomar nosso protagonismo nos foros globais. Repensar as novas relações de trabalho mediadas pelas plataformas. E trazer a inovação para aproveitar o melhor da economia digital”, disse o presidente.
Recriado por Lula em março após ser extinto logo no início do governo de Jair Bolsonaro, o Conselhão tem como objetivo assessorar o presidente na formulação de políticas e diretrizes, além de elaborar indicações normativas, propostas políticas e acordos de procedimento.
Lula destaca maior representatividade
Além disso, avaliar propostas de políticas públicas, de reformas estruturais, e articular relações do governo federal com representantes da sociedade civil e os diversos setores nele representados. O objetivo dessas articulações é a mobilização para o engajamento em projetos e ações voltados ao desenvolvimento econômico social com sustentabilidade.
Lula destacou também a ampliação da representatividade na composição do Conselhão, agora mais diverso. “Temos uma participação maior dos movimentos sociais e dos novos setores da economia, a exemplo de startups e fintechs. Avançamos na representação regional e racial, e também em gênero. Hoje, 40% dos assentos desse Conselho são ocupados pelas mulheres”, disse.
A volta do diálogo após seis anos e o aumento da diversidade e da participação feminina foram destacados pela presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Juvandia Moreira. “A retomada do Conselho é a retomada do diálogo. É o conflito, mas é o acordo. É isso que o Brasil precisa. A reconstrução do Brasil precisa dialogar com a sociedade ampla e precisa pôr fim na desigualdade, tanto de gênero como de raça.”
Juvandia Moreira, bancária do Bradesco e presidenta da Contraf-CUT, convidada pelo governo Lula para compor o Conselhão, assim como o executivo Luiz Carlos Trabuco, presidente do Bradesco, abaixo (fotos: Ricardo Stuckert)
Queda dos juros é reivindicação
A dirigente, que integra o Conselhão, aproveitou o espaço para criticar a decisão de ontem do Banco Central, de manter a taxa de juros. “Eu queria repudiar a decisão do Banco Central e toda a sinalização de que não baixar tão cedo. Isso inibe o processo produtivo, a criação de emprego e renda, depõe contra o Brasil. E o que nós precisamos é o contrário: geração de emprego e renda, investimento produtivo, crédito, tirar o brasileiro da miséria e da fome, diminuir a desigualdade.”
O presidente da CUT, Sérgio Nobre, afirmou que não existe governo democrático sem participação social. “E o Conselhão representa exatamente isso: a influência da sociedade organizada nas decisões do governo federal.” Em nota, a central classificou como “criminosa” a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom). “É criminosa a postura do Banco Central de manter a taxa Selic nas alturas. É preciso ajustar a meta inflacionária e reduzir imediatamente as taxas de juros. Sem o que o esforço governamental e empresarial se reduz a enxugar gelo”, diz a CUT.
O advogado Marco Aurélio de Carvalho, coordenador do grupo Prerrogativas, disse que a posse dos conselheiros é um momento histórico”. “A gente vinha dizendo que o presidente Lula é a única liderança política capaz de reconstruir, de reconciliar o país. A única capaz de dar voz a todos e todas brasileiros. E esse conselho é representativo dessa sociedade pela qual a gente vem lutando há tanto tempo: mais justa, fraterna, solidária, inclusiva, verdadeiramente antirracista”.
Na avaliação do jurista, “não é pouca coisa um conselho com uma representação regional significativa de todos os estados, paritário ainda aqúem das nossas expectativas, mas muito além daquilo que se podia esperar. E mais: O espaço tem pela frente a tarefa de discutir temas de interesse, fortalecer o ambiente democrático e trabalhar pelo crescimento econômico mais inclusivo. “O Brasil voltou a sofrer com a mazela da fome. Temos também uma agenda verde e da diversidade para discutir. O desafio não é pequeno, mas a esperança é enome”, disse.
Ricardo Antunes adverte sobre os efeitos nefastos da aprovação do PL dos Aplicativos para a classe trabalhadora em entrevista ao Instituto Humanitas Unisinos.
Instituto Humanitas Unisinos entrevista Ricardo Antunes
No Brasil de 2023,...
Ministério da Gestão propõe aumentar benefícios e negociar aumentos com cada categoria separadamente
Vinicius Konchinski
Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
Técnicos, docentes e estudantes do campus São Paulo do IFSP se reúnem no primeiro dia...
Com apenas os EUA e Israel votando não, essa é a 31ª vez consecutiva que a ONU exige que os EUA terminem o bloqueio
Gabriel Vera Lopes
Habana (Cuba) |
02 de Novembro de 2023 às 16:40
Bruno Rodriguez na ONU - Misión...
Para o presidente, é preciso se perguntar o que leva os homens a serem “tão baixos e canalhas” a ponto de agredir uma “companheira”. Ele também clamou pelas crianças vítimas da guerra em Gaza: “Pelo amor de Deus, parem”
Por Tiago Pereira, da RBA
Publicado 31/10/2023 -...
Presidente sanciona projeto que atualiza regras para empréstimos no país, mas proíbe buscas e apreensões extrajudiciais
Mateus Coutinho
Brasil de Fato | Brasília |
31 de Outubro de 2023 às 11:40
Presidente Lula seguiu...
A marcha da cultura Hip-Hop, que marca os 50 anos do surgimento no mundo, acontece neste domingo (29), a partir das 13h, com concentração no Largo Glênio Peres, em Porto Alegre. A caminhada seguirá em direção ao evento “Rap in Cena”, no Parque da Harmonia, e tem como objetivo chamar a...
Enquanto idosas eram soltas, israelenses matavam mais 700 e provocavam “noite sangrenta”, segundo o grupo palestino Redação
Lifshitz, de 85 anos, passou 17 dias em cativeiro, após cruzar uma rede de túneis que parecia uma "teia de aranha" - Erik Marmor /...
Após reunião com Lula, ministro do Trabalho disse que PL sobre saque-aniversário do FGTS também deve ser finalizado
Cristiane Sampaio
Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Luiz Marinho assumiu Ministério do Trabalho e Emprego em janeiro de 2023 - Foto: Valter...
Central renovou a diretoria e aprovou plano de lutas para os próximos quatro anos, incluindo marcha a Brasília no ano que vem
Por Vitor Nuzzi, da RBA
Reprodução
No encerramento do Concut, quase 2 mil delegados aprovaram o plano de lutas para os próximos quatro...
Novato na política vence Luisa González, candidata de Rafael Correa, e vai governar até maio de 2025
Julio Adamor
Botucatu | São Paulo |
Equatorianos comemoram vitória de Noboa nas ruas de Guaiaquil: presidente eleito terá mandato curto - Gerardo Menoscal /...
Lula articula com governos de Israel e Egito o resgate de brasileiros na Faixa de Gaza. Governo federal já repatriou cerca de 500 brasileiros
Por Redação RBA
Publicado 13/10/2023 - 10h40
Divulgação/FAB
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ordenou a...
CUT – Instância máxima de deliberação da Central Única dos Trabalhadores, o Congresso Nacional da CUT (CONCUT) que ocorre a cada quatro anos, terá a sua 14ª edição realizada de 19 a 22 de outubro, em São Paulo.
É no CONCUT que são aprovadas as resoluções políticas, organizativas e sindicais...