Página inicial > Lula afirma que Conselhão é fundamental para políticas de redução das desigualdades
Lula afirma que Conselhão é fundamental para políticas de redução das desigualdades
04/05/2023 15:44
Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável reúne empresários, sindicalistas, banqueiros, indígenas, estudantes, cientistas, produtores rurais e movimentos sociais
Lula em cerimônia de posse do Conselhão: União em torno da reconstrução
0
São Paulo – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a lamentar a “desigualdade ampla, geral e irrestrita no Brasil” em cerimônia de posse dos integrantes do Conselhão, o Conselho de Desenvolvimento Econômico, Social e Sustentável (CDESS). E afirmou que o colegiado empossado nesta quinta-feira (4), formado por empresários, sindicalistas, banqueiros, indígenas, intelectuais, estudantes, cientistas, produtores rurais e movimentos sociais do campo e da cidade será, fundamental nesse enfrentamento.
“Tenho a absoluta certeza de que, em seu retorno, o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, agora acrescido da palavra ‘Sustentável’, desempenhará um papel tão ou mais importante do aquele que teve na fase anterior. E será fundamental na formulação dos caminhos a serem percorridos até o Brasil dos nossos sonhos. Precisamos aprimorar nossas políticas educacionais. Retomar nosso protagonismo nos foros globais. Repensar as novas relações de trabalho mediadas pelas plataformas. E trazer a inovação para aproveitar o melhor da economia digital”, disse o presidente.
Recriado por Lula em março após ser extinto logo no início do governo de Jair Bolsonaro, o Conselhão tem como objetivo assessorar o presidente na formulação de políticas e diretrizes, além de elaborar indicações normativas, propostas políticas e acordos de procedimento.
Lula destaca maior representatividade
Além disso, avaliar propostas de políticas públicas, de reformas estruturais, e articular relações do governo federal com representantes da sociedade civil e os diversos setores nele representados. O objetivo dessas articulações é a mobilização para o engajamento em projetos e ações voltados ao desenvolvimento econômico social com sustentabilidade.
Lula destacou também a ampliação da representatividade na composição do Conselhão, agora mais diverso. “Temos uma participação maior dos movimentos sociais e dos novos setores da economia, a exemplo de startups e fintechs. Avançamos na representação regional e racial, e também em gênero. Hoje, 40% dos assentos desse Conselho são ocupados pelas mulheres”, disse.
A volta do diálogo após seis anos e o aumento da diversidade e da participação feminina foram destacados pela presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Juvandia Moreira. “A retomada do Conselho é a retomada do diálogo. É o conflito, mas é o acordo. É isso que o Brasil precisa. A reconstrução do Brasil precisa dialogar com a sociedade ampla e precisa pôr fim na desigualdade, tanto de gênero como de raça.”
Juvandia Moreira, bancária do Bradesco e presidenta da Contraf-CUT, convidada pelo governo Lula para compor o Conselhão, assim como o executivo Luiz Carlos Trabuco, presidente do Bradesco, abaixo (fotos: Ricardo Stuckert)
Queda dos juros é reivindicação
A dirigente, que integra o Conselhão, aproveitou o espaço para criticar a decisão de ontem do Banco Central, de manter a taxa de juros. “Eu queria repudiar a decisão do Banco Central e toda a sinalização de que não baixar tão cedo. Isso inibe o processo produtivo, a criação de emprego e renda, depõe contra o Brasil. E o que nós precisamos é o contrário: geração de emprego e renda, investimento produtivo, crédito, tirar o brasileiro da miséria e da fome, diminuir a desigualdade.”
O presidente da CUT, Sérgio Nobre, afirmou que não existe governo democrático sem participação social. “E o Conselhão representa exatamente isso: a influência da sociedade organizada nas decisões do governo federal.” Em nota, a central classificou como “criminosa” a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom). “É criminosa a postura do Banco Central de manter a taxa Selic nas alturas. É preciso ajustar a meta inflacionária e reduzir imediatamente as taxas de juros. Sem o que o esforço governamental e empresarial se reduz a enxugar gelo”, diz a CUT.
O advogado Marco Aurélio de Carvalho, coordenador do grupo Prerrogativas, disse que a posse dos conselheiros é um momento histórico”. “A gente vinha dizendo que o presidente Lula é a única liderança política capaz de reconstruir, de reconciliar o país. A única capaz de dar voz a todos e todas brasileiros. E esse conselho é representativo dessa sociedade pela qual a gente vem lutando há tanto tempo: mais justa, fraterna, solidária, inclusiva, verdadeiramente antirracista”.
Na avaliação do jurista, “não é pouca coisa um conselho com uma representação regional significativa de todos os estados, paritário ainda aqúem das nossas expectativas, mas muito além daquilo que se podia esperar. E mais: O espaço tem pela frente a tarefa de discutir temas de interesse, fortalecer o ambiente democrático e trabalhar pelo crescimento econômico mais inclusivo. “O Brasil voltou a sofrer com a mazela da fome. Temos também uma agenda verde e da diversidade para discutir. O desafio não é pequeno, mas a esperança é enome”, disse.
Ricardo Antunes adverte sobre os efeitos nefastos da aprovação do PL dos Aplicativos para a classe trabalhadora em entrevista ao Instituto Humanitas Unisinos.
Instituto Humanitas Unisinos entrevista Ricardo Antunes
No Brasil de 2023,...
Ministério da Gestão propõe aumentar benefícios e negociar aumentos com cada categoria separadamente
Vinicius Konchinski
Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
Técnicos, docentes e estudantes do campus São Paulo do IFSP se reúnem no primeiro dia...
Mais de 50 entidades, incluindo centrais, sindicatos, partidos de esquerda e movimentos sociais e estudantis, uniram-se nesta terça-feira (21) e criaram o Comitê Palestina Livre.
O encontro histórico ocorreu no auditório do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e contou com a presença da Frente...
Denúncias graves apontam assédio e direcionamento político no tradicional jornal paulista. Agora, ele será alvo de investigação
Por Redação RBA
REPRODUÇÃO
Este procedimento, que precede um inquérito civil, tem potencial para desencadear ações legais. Entre...
Servidores e servidoras do Justiça Federal, da Justiça Eleitoral e da Justiça do Trabalho realizaram na sexta-feira (17) uma manifestação mesmo sob chuva, em frente ao Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4), em Porto Alegre.
Com apitos e cartazes, os trabalhadores e as...
Estima-se que até 1 milhão de escravizados foram desembarcados naquele local. Sítio arqueológico foi descoberto em 2011
Por Redação RBA
Tomaz Silva/Agência Brasil
0
1
São Paulo – Construído em 1811, o Cais...
Expediente em datas festivas para certas categorias só será liberado após acordo entre trabalhadores e patrões
Vinicius Konchinski
Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
Funcionamento de supermercados em feriados vai depender de acordo entre patrão e trabalhador -...
Clima ameaçador e imprevisível: enquanto parte do Brasil encara um calor inédito, a região Sul do país volta a se preocupar com as chuvas
Por Brasil de Fato
Publicado 15/11/2023 - 12h51
Tânia Rêgo/Agência Brasil
Ondas de calor cada vez mais intenso...
Ao 'BdF Entrevista', economista alerta para necessidade de buscar caminhos para renovação do Congresso no futuro
Redação
Eduardo Moreira (à direita na imagem) foi entrevistado pelo jornalista José Eduardo Bernardes - Reprodução
Tem condições do Brasil...
Grupo já havia entregado o "Machado de Prata" a Germano Bremm, titular da SMAMUS
sul21@sul21.com.br
Em protesto contra a concessão de parques e praças públicas, integrantes de entidades ambientalistas entregaram, nesta terça-feira (7), o troféu “Motosserra de...
MST e Consórcio Nordeste avançam em acordo com instituições chinesas que terá como marco inicial o envio de 30 máquinas
Mauro Ramos
Pequim|China |
Um trator Huili, uma das máquinas com destino ao Brasil. - Juliet Xiao
Entre novembro e dezembro, uma leva...
Um grupo de trabalho permanente, vinculado à Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, irá acompanhar a aplicação no Rio Grande do Sul da lei que criou o piso nacional da enfermagem.
A decisão foi tomada ao final da audiência pública, realizada na manhã de...