Página inicial > Incra quer destinar para reforma agrária ocupação do MST intimidada por fazendeiros na Bahia
Incra quer destinar para reforma agrária ocupação do MST intimidada por fazendeiros na Bahia
26/05/2023 07:38
Gabriela Moncau
Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
26 de Maio de 2023 às 06:19
Com seis hectares de terra já arada, trabalhadores do Acampamento Rosimeire Conceição pretendem cultivar abóbora, aipim, maxixe e melancia na fazenda que está com "desapropriação em andamento", segundo o Incra - MST/BA
O Acampamento Rosimeire Conceição, onde vivem 200 famílias do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em Jaguaquara (BA), passou por momentos de tensão quando, no fim de abril, uma carreata de fazendeiros cercou a área em uma tentativa frustrada de despejo. Praticamente um mês depois, a sensação, dizem moradores, é de "euforia".
Representantes do Incra e do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) estiveram no acampamento no último 16 de maio e afirmaram aos moradores que a regularização da chamada Fazenda Jerusalém como assentamento da reforma agrária está avançando.
Do Incra, estiveram presentes a diretora da Câmara de Conciliação Agrária, Maíra Coraci, e o chefe da Unidade Avançada do Sul e Extremo Sul da Bahia, Marcos Nery. Do Ministério, o coordenador-geral do Departamento de Mediação e Conciliação de Conflitos Agrários, Daniel Lerner.
Ao Brasil de Fato, o Incra confirma que a "desapropriação da fazenda" está em "andamento". A autarquia informa que "trabalha para assegurar a destinação do imóvel para reforma agrária enquanto aguarda o desdobramento da ação judicial". A ação referida foi ajuizada pelo fazendeiro que se reivindica proprietário da área, Reinaldo Polycarpo Hüghes da Silva, questionando o laudo do Incra que aponta que o terreno era improdutivo.
Apesar da atual etapa jurídica pendente no Tribunal Regional Federal (TRF-1), um decreto presidencial foi assinado já há quase uma década, em dezembro de 2004, declarando este imóvel rural como "de interesse social para fins de reforma agrária". Em 2005, o documento foi respaldado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Em 2010, o Incra determinou a desapropriação da fazenda e, em 2020, a fazenda passou a figurar na lista de imóveis nos quais o valor de indenização ao proprietário já foi depositado e está sob tutela da Justiça.
Ao longo deste período, o terreno foi ocupado pelo MST três vezes. A mais recente foi no último 24 de abril. "A fazenda estava abandonada, improdutiva, sem nenhum morador, as casas caindo", diz Neto Onirê Sankara, da coordenação da Brigada Vale do Jequiriçá, do MST. "Mas agora temos já quase seis hectares de terra arada para começar a produção, fizemos a primeira divisão de área para o pessoal iniciar os plantios, já pensando em aproveitar agora o inverno", conta. Os acampados pretendem cultivar abóbora, aipim, maxixe e melancia.
"A gente visualizou as pessoas que estavam lá no posto de gasolina onde eles se reuniram, vimos fuzis e pistolas", alerta um morador do Acampamento Rosimeire Conceição ouvido pela reportagem. A tensão durou horas e, após conversas com a PM e a Polícia Rodoviária Federal, a carreata de caminhonetes se retirou.
Ações como essas vêm sendo feitas por uma articulação de ruralistas em 130 municípios baianos que, sob o mote "Invasão Zero", busca impedir, com as próprias mãos que movimentos populares ocupem áreas para reivindicar a reforma agrária. A principal figura pública deste grupo, que tem o apoio da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (FEAB), é o fazendeiro e político de Ilhéus Luiz Uaquim (MDB).
"A gente sabe que é difícil, que infelizmente ainda há o risco de um ataque armado", afirma Onirê Sankara, "mas estamos esperançosos porque existe uma chance real de, muito em breve, emitir a posse da área".
Ricardo Antunes adverte sobre os efeitos nefastos da aprovação do PL dos Aplicativos para a classe trabalhadora em entrevista ao Instituto Humanitas Unisinos.
Instituto Humanitas Unisinos entrevista Ricardo Antunes
No Brasil de 2023,...
Ministério da Gestão propõe aumentar benefícios e negociar aumentos com cada categoria separadamente
Vinicius Konchinski
Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
Técnicos, docentes e estudantes do campus São Paulo do IFSP se reúnem no primeiro dia...
Na primeira audiência pública do ano, nesta quinta-feira (5), a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) debateu as novas regras para concessão de pensão por morte e para o seguro desemprego. Todos os convidados se manifestaram pela rejeição, por inconstitucionalidade, das...
Da Carta Capital
Em entrevista, João Pedro Stedile, membro da coordenação do MST, afirma que cabe aos movimentos sociais cobrar do governo as mudanças sociais necessárias, e que a campanha de Impeachment articulada pela direita é "uma tática para acuar o governo. Para que ele tenha medo de...
Na foto : Neuza, Paulo, Neiva, Marizar e Vilma
A conteceu no sabado dia 21 de fevereiro a festa para comemorar os 82 anos de existência do Sindicato dos Sapateiros e Sapateiras do Vale dos Sinos num clima de alegria e confraternização nós da CUT Pode Mais estavamos presente com inumeros...
O PL 4.330/04, que expande a terceirização, foi desarquivado nesta terça-feira (10). De autoria do ex-deputado Sandro Mabel (PMDB-GO), o projeto está pronto para votação no plenário da Câmara dos Deputados.
A votação do projeto em plenário depende do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ),...
Cai por terra o parecer do jurista Ives Gandra, produzido a pedido de um advogado do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), que vê condições jurídicas para um impeachment da presidente Dilma Rousseff; a tese defendida por Gandra está errada; é o que dizem Lenio Streck...
Dieese alerta para os prejuízos de novas regras do seguro-desemprego
15 janeiro, quinta-feira, 2015 às 1:04 pm
Comentários
Coordenador do instituto lembra que medidas não foram dialogadas com o movimento sindical
O coordenador de atendimento sindical do Dieese, Airton Santos,...
CPERS reúne-se com secretário de Educação para garantir início de ano letivo sem falta de professores
16 janeiro, sexta-feira, 2015 às 1:11 pm
Comentários
A Direção Central do CPERS reuniu-se, na quinta-feira, 15, com o secretário estadual de educação, Vieira da Cunha, e sua equipe...
Vitória dos trabalhadores: aprovado reajuste de 16% para o Piso Regional
2 dezembro, terça-feira, 2014 às 5:00 pm
Comentários
Em um dia marcado pelo debate sobre o tema, com audiência pública e Grande Expediente, a classe trabalhadora comemora
Com 41 votos favoráveis e nenhum...
CUT reivindica e Dilma monta mesa de negociação permanente para discutir agenda dos/as trabalhadores/as
Em audiência com a presidenta Dilma Rousseff, presidente da CUT, Vagner Freitas, cobra manutenção de políticas sociais e mais diálogo com movimento sindical
Em audiência realizada nesta...