Página inicial > Governo encaminha PL que acaba com 'presunção da boa fé' no garimpo ilegal de ouro
Governo encaminha PL que acaba com 'presunção da boa fé' no garimpo ilegal de ouro
14/06/2023 09:15
Para proteger terras indígenas, Projeto de Lei implementa rastreabilidade e busca impedir legalização do ouro ilegal
Redação
Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Garimpo na terra indígena Yanomami provou crise humanitária que matou pelo menos 570 crianças - Divulgação/ISA
Um Projeto de Lei (PL) que estabelece regras mais rígidas para a extração e comercialização de ouro foi enviado nesta terça-feira (13) pelo governo federal ao Congresso. O objetivo é frear a exploração ilegal do minério, cujo crescimento descontrolado prejudica povos indígenas e provoca danos ambientais irreversíveis.
Um dos principais pontos do PL é acabar com a chamada "presunção de boa fé" no comércio do minério. A regra facilitava a legalização do ouro ilegal ao permitir que empresas adquirissem o minério sem questionar o vendedor sobre a origem do material. A prática foi proibida pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em maio deste ano, mas ainda não foi inserida no arcabouço legal que regulamenta a atividade.
Na terra indígena Yanomami, o garimpo ilegal provocou uma crise humanitária que, ignorada pelo governo de Jair Bolsonaro (PL), resultou na morte por causas evitáveis de pelo 570 crianças indígenas. Pelo menos outros 13 mil indígenas Kayapó e Munduruku que vivem em cinco territórios do Pará e do Amazonas estão ameaçados pela atividade.
Nota Fiscal do ouro e rastreabilidade
Com o PL encaminhado ao Congresso, o governo federal também quer gerar uma nova camada de fiscalização, ao estabelecer a obrigatoriedade da emissão de notas fiscais, além da criação da guia de Transporte e Custódia do Ouro. A proposta é que o documento registre todas as movimentações do minério no país.
"Em caso de não cumprimento das normas propostas no PL [projeto de lei], o contraventor terá o ouro apreendido e o produto transferido em favor da União", esclareceu o Ministério da Justiça.
Outra medida é impedir que donos das empresas que comercializam ouro sejam também proprietários de garimpo ou tenham familiares inseridos na atividade. Pelo texto, a primeira venda de ouro obtido com garimpo deverá ser feita por entidades autorizadas pelo Banco Central.
"Além de aumentar o rigor do controle dessa cadeia produtiva, a proposta tem entre seus objetivos o estrangulamento das atividades de esquentamento do minério ilegal extraído de territórios indígenas e de unidades de conservação e o fechamento das brechas legislativas utilizadas para burlar o controle de fiscalização do governo", informou o ministério da Justiça e Segurança Pública.
O texto enviado ao Legislativo foi produzido com base em debates de um grupo de trabalho coordenado pela Secretaria de Acesso à Justiça e incorpora à legislação mudanças reivindicadas por organizações indígenas.
Ricardo Antunes adverte sobre os efeitos nefastos da aprovação do PL dos Aplicativos para a classe trabalhadora em entrevista ao Instituto Humanitas Unisinos.
Instituto Humanitas Unisinos entrevista Ricardo Antunes
No Brasil de 2023,...
Ministério da Gestão propõe aumentar benefícios e negociar aumentos com cada categoria separadamente
Vinicius Konchinski
Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
Técnicos, docentes e estudantes do campus São Paulo do IFSP se reúnem no primeiro dia...
Na primeira audiência pública do ano, nesta quinta-feira (5), a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) debateu as novas regras para concessão de pensão por morte e para o seguro desemprego. Todos os convidados se manifestaram pela rejeição, por inconstitucionalidade, das...
Da Carta Capital
Em entrevista, João Pedro Stedile, membro da coordenação do MST, afirma que cabe aos movimentos sociais cobrar do governo as mudanças sociais necessárias, e que a campanha de Impeachment articulada pela direita é "uma tática para acuar o governo. Para que ele tenha medo de...
Na foto : Neuza, Paulo, Neiva, Marizar e Vilma
A conteceu no sabado dia 21 de fevereiro a festa para comemorar os 82 anos de existência do Sindicato dos Sapateiros e Sapateiras do Vale dos Sinos num clima de alegria e confraternização nós da CUT Pode Mais estavamos presente com inumeros...
O PL 4.330/04, que expande a terceirização, foi desarquivado nesta terça-feira (10). De autoria do ex-deputado Sandro Mabel (PMDB-GO), o projeto está pronto para votação no plenário da Câmara dos Deputados.
A votação do projeto em plenário depende do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ),...
Cai por terra o parecer do jurista Ives Gandra, produzido a pedido de um advogado do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), que vê condições jurídicas para um impeachment da presidente Dilma Rousseff; a tese defendida por Gandra está errada; é o que dizem Lenio Streck...
Dieese alerta para os prejuízos de novas regras do seguro-desemprego
15 janeiro, quinta-feira, 2015 às 1:04 pm
Comentários
Coordenador do instituto lembra que medidas não foram dialogadas com o movimento sindical
O coordenador de atendimento sindical do Dieese, Airton Santos,...
CPERS reúne-se com secretário de Educação para garantir início de ano letivo sem falta de professores
16 janeiro, sexta-feira, 2015 às 1:11 pm
Comentários
A Direção Central do CPERS reuniu-se, na quinta-feira, 15, com o secretário estadual de educação, Vieira da Cunha, e sua equipe...
Vitória dos trabalhadores: aprovado reajuste de 16% para o Piso Regional
2 dezembro, terça-feira, 2014 às 5:00 pm
Comentários
Em um dia marcado pelo debate sobre o tema, com audiência pública e Grande Expediente, a classe trabalhadora comemora
Com 41 votos favoráveis e nenhum...
CUT reivindica e Dilma monta mesa de negociação permanente para discutir agenda dos/as trabalhadores/as
Em audiência com a presidenta Dilma Rousseff, presidente da CUT, Vagner Freitas, cobra manutenção de políticas sociais e mais diálogo com movimento sindical
Em audiência realizada nesta...