Página inicial > Governo encaminha PL que acaba com 'presunção da boa fé' no garimpo ilegal de ouro
Governo encaminha PL que acaba com 'presunção da boa fé' no garimpo ilegal de ouro
14/06/2023 09:15
Para proteger terras indígenas, Projeto de Lei implementa rastreabilidade e busca impedir legalização do ouro ilegal
Redação
Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Garimpo na terra indígena Yanomami provou crise humanitária que matou pelo menos 570 crianças - Divulgação/ISA
Um Projeto de Lei (PL) que estabelece regras mais rígidas para a extração e comercialização de ouro foi enviado nesta terça-feira (13) pelo governo federal ao Congresso. O objetivo é frear a exploração ilegal do minério, cujo crescimento descontrolado prejudica povos indígenas e provoca danos ambientais irreversíveis.
Um dos principais pontos do PL é acabar com a chamada "presunção de boa fé" no comércio do minério. A regra facilitava a legalização do ouro ilegal ao permitir que empresas adquirissem o minério sem questionar o vendedor sobre a origem do material. A prática foi proibida pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em maio deste ano, mas ainda não foi inserida no arcabouço legal que regulamenta a atividade.
Na terra indígena Yanomami, o garimpo ilegal provocou uma crise humanitária que, ignorada pelo governo de Jair Bolsonaro (PL), resultou na morte por causas evitáveis de pelo 570 crianças indígenas. Pelo menos outros 13 mil indígenas Kayapó e Munduruku que vivem em cinco territórios do Pará e do Amazonas estão ameaçados pela atividade.
Nota Fiscal do ouro e rastreabilidade
Com o PL encaminhado ao Congresso, o governo federal também quer gerar uma nova camada de fiscalização, ao estabelecer a obrigatoriedade da emissão de notas fiscais, além da criação da guia de Transporte e Custódia do Ouro. A proposta é que o documento registre todas as movimentações do minério no país.
"Em caso de não cumprimento das normas propostas no PL [projeto de lei], o contraventor terá o ouro apreendido e o produto transferido em favor da União", esclareceu o Ministério da Justiça.
Outra medida é impedir que donos das empresas que comercializam ouro sejam também proprietários de garimpo ou tenham familiares inseridos na atividade. Pelo texto, a primeira venda de ouro obtido com garimpo deverá ser feita por entidades autorizadas pelo Banco Central.
"Além de aumentar o rigor do controle dessa cadeia produtiva, a proposta tem entre seus objetivos o estrangulamento das atividades de esquentamento do minério ilegal extraído de territórios indígenas e de unidades de conservação e o fechamento das brechas legislativas utilizadas para burlar o controle de fiscalização do governo", informou o ministério da Justiça e Segurança Pública.
O texto enviado ao Legislativo foi produzido com base em debates de um grupo de trabalho coordenado pela Secretaria de Acesso à Justiça e incorpora à legislação mudanças reivindicadas por organizações indígenas.
Ricardo Antunes adverte sobre os efeitos nefastos da aprovação do PL dos Aplicativos para a classe trabalhadora em entrevista ao Instituto Humanitas Unisinos.
Instituto Humanitas Unisinos entrevista Ricardo Antunes
No Brasil de 2023,...
Ministério da Gestão propõe aumentar benefícios e negociar aumentos com cada categoria separadamente
Vinicius Konchinski
Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
Técnicos, docentes e estudantes do campus São Paulo do IFSP se reúnem no primeiro dia...
Com apenas os EUA e Israel votando não, essa é a 31ª vez consecutiva que a ONU exige que os EUA terminem o bloqueio
Gabriel Vera Lopes
Habana (Cuba) |
02 de Novembro de 2023 às 16:40
Bruno Rodriguez na ONU - Misión...
Para o presidente, é preciso se perguntar o que leva os homens a serem “tão baixos e canalhas” a ponto de agredir uma “companheira”. Ele também clamou pelas crianças vítimas da guerra em Gaza: “Pelo amor de Deus, parem”
Por Tiago Pereira, da RBA
Publicado 31/10/2023 -...
Presidente sanciona projeto que atualiza regras para empréstimos no país, mas proíbe buscas e apreensões extrajudiciais
Mateus Coutinho
Brasil de Fato | Brasília |
31 de Outubro de 2023 às 11:40
Presidente Lula seguiu...
A marcha da cultura Hip-Hop, que marca os 50 anos do surgimento no mundo, acontece neste domingo (29), a partir das 13h, com concentração no Largo Glênio Peres, em Porto Alegre. A caminhada seguirá em direção ao evento “Rap in Cena”, no Parque da Harmonia, e tem como objetivo chamar a...
Enquanto idosas eram soltas, israelenses matavam mais 700 e provocavam “noite sangrenta”, segundo o grupo palestino Redação
Lifshitz, de 85 anos, passou 17 dias em cativeiro, após cruzar uma rede de túneis que parecia uma "teia de aranha" - Erik Marmor /...
Após reunião com Lula, ministro do Trabalho disse que PL sobre saque-aniversário do FGTS também deve ser finalizado
Cristiane Sampaio
Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Luiz Marinho assumiu Ministério do Trabalho e Emprego em janeiro de 2023 - Foto: Valter...
Central renovou a diretoria e aprovou plano de lutas para os próximos quatro anos, incluindo marcha a Brasília no ano que vem
Por Vitor Nuzzi, da RBA
Reprodução
No encerramento do Concut, quase 2 mil delegados aprovaram o plano de lutas para os próximos quatro...
Novato na política vence Luisa González, candidata de Rafael Correa, e vai governar até maio de 2025
Julio Adamor
Botucatu | São Paulo |
Equatorianos comemoram vitória de Noboa nas ruas de Guaiaquil: presidente eleito terá mandato curto - Gerardo Menoscal /...
Lula articula com governos de Israel e Egito o resgate de brasileiros na Faixa de Gaza. Governo federal já repatriou cerca de 500 brasileiros
Por Redação RBA
Publicado 13/10/2023 - 10h40
Divulgação/FAB
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ordenou a...
CUT – Instância máxima de deliberação da Central Única dos Trabalhadores, o Congresso Nacional da CUT (CONCUT) que ocorre a cada quatro anos, terá a sua 14ª edição realizada de 19 a 22 de outubro, em São Paulo.
É no CONCUT que são aprovadas as resoluções políticas, organizativas e sindicais...