“É o maior anúncio em muitos anos, fruto desse represamento", afirmou a ministra, destacando a perda de 80 mil servidores nos últimos anos
0
0
São Paulo – A ministra da Gestão, Esther Dweck, informou nesta terça-feira (18) que o governo federal abrirá mais 3.026 vagas em concursos públicos. De acordo com a ministra, são 2.480 vagas para novas seleções e 546 nomeações em concursos já realizados. A remuneração inicial para esses cargos varia de R$ 6 mil a R$ 21 mil mensais.
Ao todo, 22 órgãos serão contemplados. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é o órgão com maior número de vagas abertas, com 895. Em seguida, aparece o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, com 650, que serão preenchidas por concurso. Destas, 500 vagas são para analista técnico de política social (ATPS).
Esther explicou que essas 500 vagas são transversais, atendendo a outros ministérios, principalmente da área social. “Inclui também MDS (Ministério do Desenvolvimento Social), inclui Saúde, mas muitas (vagas) para os Ministérios das Mulheres, dos Direitos Humanos, da Igualdade Racial, dos Povos Indígenas. É um concurso (em) que vamos atender uns 10 órgãos.”
Confira a lista dos 22 órgãos, agências ou entidades incluídos no concurso:
Recomposição
Em junho, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva já havia anunciado 4,4 mil vagas. Assim, a atual gestão soma mais de 8.146 novas vagas abertas por concurso público neste ano. Se calculadas as nomeações autorizadas (1.799), o aumento do número de professores e técnicos de instituições de ensino (5 mil) e a ampliação de processos seletivos para servidores temporários (8.141), passa de 23 mil vagas o total autorizado apenas neste ano.
“É o maior anúncio em muitos anos, fruto desse represamento. Nos anos dos governos Lula e Dilma, a frequência de concursos era maior. Então, não precisava fazer tanto concurso [de uma só vez]”, afirmou a ministra.
Ela destacou que, desde 2017, foram perdidos cerca de 80 mil servidores civis na administração pública federal, porque não houve reposição de quadros. De acordo com o dados do ministério, de lá para cá, a área social perdeu 15,7% da força de trabalho, em contraste com o período de 2002 a 2016, quando o número de servidores no setor aumentou 27%.
Aprovados
Nesse sentido, Esther também anunciou a convocação de 546 concursados já aprovados. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) lideram, com o maior número de convocados.
Educação
O Ministério da Gestão informou ainda que deve publicar, nos próximos dias, portaria conjunta com o Ministério da Educação(MEC) para distribuição das 5 mil vagas abertas para professores e técnicos administrativos de instituições de ensino federais. As vagas foram abertas, na semana passada com a aprovação do Projeto de Lei 12/2023 no Congresso Nacional.
De acordo com a ministra Esther Dweck, a prioridade é para os novos campi abertos, que estão com dificuldade de pessoal. “O limite orçamentário não permitia preencher as vagas existentes, e principalmente os campi novos estavam muito defasados no quadro de pessoal. Então, vamos fazer, junto com o MEC, essa redistribuição para permitir que continue o processo de ampliação das universidades e institutos federais por todo o Brasil”, afirmou.
Ricardo Antunes adverte sobre os efeitos nefastos da aprovação do PL dos Aplicativos para a classe trabalhadora em entrevista ao Instituto Humanitas Unisinos.
Instituto Humanitas Unisinos entrevista Ricardo Antunes
No Brasil de 2023,...
Ministério da Gestão propõe aumentar benefícios e negociar aumentos com cada categoria separadamente
Vinicius Konchinski
Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
Técnicos, docentes e estudantes do campus São Paulo do IFSP se reúnem no primeiro dia...
Sistema faz com que mais ricos paguem proporcionalmente menos impostos que mais pobres
Clívia Mesquita
Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
10 de Julho de 2023 às 15:15
A nossa carga tributária incide majoritariamente...
Propriedade, que pertence à União desde 2016, foi ocupada em março de 2023 pelo MST
Redação
Brasil de Fato | Recife (PE) |
Em março, 600 famílias do MST ocuparam a fazenda São Lukas durante Jornada Nacional de Luta das Mulheres Sem Terra - Comunicação do...
Evento representa aliança global de forças de esquerda, com destaque para integração latina
Cristiane Sampaio
Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Centrais sindicais e movimentos populares estão entre participantes do evento - Rovena Rosa /Agência...
Emissora praticou 'graves atos ilegais' e 'abusou de outorgas de serviço público', de acordo com a ação
Redação
Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Emissora veiculou conteúdos falsos e ataques frequentes ao sistema eleitoral - Reprodução/Instagram
O...
Empresa teria se aliado à inteligência militar para ocupar propriedades e denunciar trabalhadores/as
NotíciasReportagens Especiais
23 de junho de 2023
Empresa teria se aliado à inteligência militar para ocupar propriedades e denunciar...
Progressista Sandra Torres e Zury Sosa, de extrema direita, lideram; Edmond Mulet, de centro-direita, tenta surpreender
Victor Farinelli OPERA MUNDI
Sandra Torres, Edmond Mulet e Zury Ríos Sosa aparecem como favoritos nas eleições presidenciais da...
Presidente vetou parcialmente proposta de reestruturação ministerial que desagradou ambientalistas e indígenas
Redação
Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, durante o encerramento do Acampamento...
O governo Lula (PT) anunciou nesta sexta-feira (16) a autorização para preencher 4.436 vagas em 20 ministérios. A liberação dos postos de trabalho deve ser publicada em edição extraordinária do Diário Oficial da União.
Segundo a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos,...
Rede ANA realizou a Plenária de 2023 no Rio de Janeiro (RJ) e traçou seu desenho de incidência nacional e nos estados
As plenárias anuais da ANA acontecem em diferentes cidades do país e priorizam metodologia participativa, com teorias e práticas - ANA...
Redação
Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Advogado acusa ex-juiz de extorsão durante trabalho na Operação Lava Jato
Moro: senador tem motivos para se preocupar com depoimento de Tacla Duran? - Pedro...