Página inicial > Genoíno: Belo Monte foi um erro e não defender pauta ambiental é caminho para derrota
Genoíno: Belo Monte foi um erro e não defender pauta ambiental é caminho para derrota
02/06/2023 07:25
União entre países sulamericanos, preconizada por Lula, é fundamental para proteção da Amazônia e povos originários
Da Redação
Obras de Belo Monte causaram estragos profundos ao meio ambiente e à cultura indígena - Roberto Stuckert
Foi um erro defender Belo Monte do jeito que estava
A defesa da pauta de proteção do meio ambiente, em especial da Amazônia, e dos direitos dos povos originários deve ser central na construção de um projeto progressista de país. E o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não pode se abster de defender essa pauta. “Está faltando uma visão política da disputa do projeto. Veja bem o caso do meio ambiente. Nós temos que estabelecer uma norma clara. Nós não vamos tirar a agenda de meio ambiente e dos povos originários da pauta”, defendeu o ex-presidente do PT e ex-deputado federal, José Genoíno, no quinto episódio da terceira temporada do podcast Três por Quatro.
Para Genoíno, o Projeto de Lei 490, de 2007, que estabelece o Marco Temporal para a demarcação de terras indígenas, deve ser questionado “no limite do limite” e ter mobilizações dirigidas ao Supremo Tribunal Federal, ao Congresso Nacional, além de reuniões, plenárias e atos.
O ex-deputado lembrou, por exemplo, a questão da exploração de petróleo na foz do rio Amazonas, que causou divisão no governo e entre aliados. E defendeu que o governo Lula deve ter muita cautela e a proteção do meio ambiente e dos povos originários deve prevalecer.
“Ou nós incorporamos a agenda da transição ecológica do meio ambiente e da Amazônia em um projeto nacional ou então nós estamos derrotados. Nós não podemos ir pela onda produtivista de qualquer jeito. Eu defendi o projeto (da usina hidrelétrica de) Belo Monte. E foi um erro defender Belo Monte do jeito que estava. Ali tinha que ter negociado com os povos originários, com o meio ambiente. Tem que haver um estudo preciso, detalhado, técnico, sobre as possibilidades da pesquisa. Quais são as precauções e todas elas serem adotadas”, afirmou.
Além disso, Genoíno destacou as relações internacionais do governo Lula e apontou que a proteção da Amazônia também parte de um processo de integração sulamericano, que tem sido o caminho traçado até aqui, com o recente encontro de presidentes do continente, realizado no Brasil, na última terça-feira e as próximas agendas com os países da Amazônia.
Confira o episódio completo:
Segundo Genoíno, o fortalecimento da União de Nações Sulamericanas (Unasul) seria fundamental nesse processo.
“A defesa da Amazônia é de responsabilidade dos países que integram a Amazônia. A soberania é inegociável. Nós podemos considerar que a Amazônia é um patrimônio para a qualidade de vida da humanidade, mas a soberania não pode ser negociada, a não ser com os países que integram a Amazônia. Não dá para defender ela da violência, do narcotráfico, se não houver parceria com Peru, Venezuela, Colômbia, Bolívia. Tem que haver um compartilhamento, porque nós não temos conflitos entre os países que integram. E ela só pode ser defendida com a Unasul”, afirmou Genoíno.
João Pedro Stedile, liderança do MST e comentarista do podcast Três por Quatro concorda com Genoíno e destaca que o Congresso Nacional se tornou o refúgio da extrema direita, de onde ela vai atacar todas as pautas de interesse dela, sobretudo as pautas de meio ambiente, direitos sociais e dos povos originários e da disputa pela terra.
“O parlamento sempre foi uma trincheira da burguesia por conta desse sistema eleitoral deformado, que não garante a representação da população. A extrema direita perdeu as eleições e se incrustou no legislativo como uma trincheira e está fazendo a luta contra tudo desde o parlamento. Está pautando temas de interesse dela para dialogar com a sua base e enfrentar o governo, a sociedade e o judiciário”, afirmou.
O podcast Três por Quatro é apresentado por Nara Lacerda e Igor Carvalho, que atuam na equipe de jornalismo do Brasil de Fato. Novos episódios são lançados toda sexta-feira pela manhã.
Ricardo Antunes adverte sobre os efeitos nefastos da aprovação do PL dos Aplicativos para a classe trabalhadora em entrevista ao Instituto Humanitas Unisinos.
Instituto Humanitas Unisinos entrevista Ricardo Antunes
No Brasil de 2023,...
Ministério da Gestão propõe aumentar benefícios e negociar aumentos com cada categoria separadamente
Vinicius Konchinski
Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
Técnicos, docentes e estudantes do campus São Paulo do IFSP se reúnem no primeiro dia...
Na primeira audiência pública do ano, nesta quinta-feira (5), a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) debateu as novas regras para concessão de pensão por morte e para o seguro desemprego. Todos os convidados se manifestaram pela rejeição, por inconstitucionalidade, das...
Da Carta Capital
Em entrevista, João Pedro Stedile, membro da coordenação do MST, afirma que cabe aos movimentos sociais cobrar do governo as mudanças sociais necessárias, e que a campanha de Impeachment articulada pela direita é "uma tática para acuar o governo. Para que ele tenha medo de...
Na foto : Neuza, Paulo, Neiva, Marizar e Vilma
A conteceu no sabado dia 21 de fevereiro a festa para comemorar os 82 anos de existência do Sindicato dos Sapateiros e Sapateiras do Vale dos Sinos num clima de alegria e confraternização nós da CUT Pode Mais estavamos presente com inumeros...
O PL 4.330/04, que expande a terceirização, foi desarquivado nesta terça-feira (10). De autoria do ex-deputado Sandro Mabel (PMDB-GO), o projeto está pronto para votação no plenário da Câmara dos Deputados.
A votação do projeto em plenário depende do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ),...
Cai por terra o parecer do jurista Ives Gandra, produzido a pedido de um advogado do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), que vê condições jurídicas para um impeachment da presidente Dilma Rousseff; a tese defendida por Gandra está errada; é o que dizem Lenio Streck...
Dieese alerta para os prejuízos de novas regras do seguro-desemprego
15 janeiro, quinta-feira, 2015 às 1:04 pm
Comentários
Coordenador do instituto lembra que medidas não foram dialogadas com o movimento sindical
O coordenador de atendimento sindical do Dieese, Airton Santos,...
CPERS reúne-se com secretário de Educação para garantir início de ano letivo sem falta de professores
16 janeiro, sexta-feira, 2015 às 1:11 pm
Comentários
A Direção Central do CPERS reuniu-se, na quinta-feira, 15, com o secretário estadual de educação, Vieira da Cunha, e sua equipe...
Vitória dos trabalhadores: aprovado reajuste de 16% para o Piso Regional
2 dezembro, terça-feira, 2014 às 5:00 pm
Comentários
Em um dia marcado pelo debate sobre o tema, com audiência pública e Grande Expediente, a classe trabalhadora comemora
Com 41 votos favoráveis e nenhum...
CUT reivindica e Dilma monta mesa de negociação permanente para discutir agenda dos/as trabalhadores/as
Em audiência com a presidenta Dilma Rousseff, presidente da CUT, Vagner Freitas, cobra manutenção de políticas sociais e mais diálogo com movimento sindical
Em audiência realizada nesta...