Página inicial > Genoíno: Belo Monte foi um erro e não defender pauta ambiental é caminho para derrota
Genoíno: Belo Monte foi um erro e não defender pauta ambiental é caminho para derrota
02/06/2023 07:25
União entre países sulamericanos, preconizada por Lula, é fundamental para proteção da Amazônia e povos originários
Da Redação
Obras de Belo Monte causaram estragos profundos ao meio ambiente e à cultura indígena - Roberto Stuckert
Foi um erro defender Belo Monte do jeito que estava
A defesa da pauta de proteção do meio ambiente, em especial da Amazônia, e dos direitos dos povos originários deve ser central na construção de um projeto progressista de país. E o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não pode se abster de defender essa pauta. “Está faltando uma visão política da disputa do projeto. Veja bem o caso do meio ambiente. Nós temos que estabelecer uma norma clara. Nós não vamos tirar a agenda de meio ambiente e dos povos originários da pauta”, defendeu o ex-presidente do PT e ex-deputado federal, José Genoíno, no quinto episódio da terceira temporada do podcast Três por Quatro.
Para Genoíno, o Projeto de Lei 490, de 2007, que estabelece o Marco Temporal para a demarcação de terras indígenas, deve ser questionado “no limite do limite” e ter mobilizações dirigidas ao Supremo Tribunal Federal, ao Congresso Nacional, além de reuniões, plenárias e atos.
O ex-deputado lembrou, por exemplo, a questão da exploração de petróleo na foz do rio Amazonas, que causou divisão no governo e entre aliados. E defendeu que o governo Lula deve ter muita cautela e a proteção do meio ambiente e dos povos originários deve prevalecer.
“Ou nós incorporamos a agenda da transição ecológica do meio ambiente e da Amazônia em um projeto nacional ou então nós estamos derrotados. Nós não podemos ir pela onda produtivista de qualquer jeito. Eu defendi o projeto (da usina hidrelétrica de) Belo Monte. E foi um erro defender Belo Monte do jeito que estava. Ali tinha que ter negociado com os povos originários, com o meio ambiente. Tem que haver um estudo preciso, detalhado, técnico, sobre as possibilidades da pesquisa. Quais são as precauções e todas elas serem adotadas”, afirmou.
Além disso, Genoíno destacou as relações internacionais do governo Lula e apontou que a proteção da Amazônia também parte de um processo de integração sulamericano, que tem sido o caminho traçado até aqui, com o recente encontro de presidentes do continente, realizado no Brasil, na última terça-feira e as próximas agendas com os países da Amazônia.
Confira o episódio completo:
Segundo Genoíno, o fortalecimento da União de Nações Sulamericanas (Unasul) seria fundamental nesse processo.
“A defesa da Amazônia é de responsabilidade dos países que integram a Amazônia. A soberania é inegociável. Nós podemos considerar que a Amazônia é um patrimônio para a qualidade de vida da humanidade, mas a soberania não pode ser negociada, a não ser com os países que integram a Amazônia. Não dá para defender ela da violência, do narcotráfico, se não houver parceria com Peru, Venezuela, Colômbia, Bolívia. Tem que haver um compartilhamento, porque nós não temos conflitos entre os países que integram. E ela só pode ser defendida com a Unasul”, afirmou Genoíno.
João Pedro Stedile, liderança do MST e comentarista do podcast Três por Quatro concorda com Genoíno e destaca que o Congresso Nacional se tornou o refúgio da extrema direita, de onde ela vai atacar todas as pautas de interesse dela, sobretudo as pautas de meio ambiente, direitos sociais e dos povos originários e da disputa pela terra.
“O parlamento sempre foi uma trincheira da burguesia por conta desse sistema eleitoral deformado, que não garante a representação da população. A extrema direita perdeu as eleições e se incrustou no legislativo como uma trincheira e está fazendo a luta contra tudo desde o parlamento. Está pautando temas de interesse dela para dialogar com a sua base e enfrentar o governo, a sociedade e o judiciário”, afirmou.
O podcast Três por Quatro é apresentado por Nara Lacerda e Igor Carvalho, que atuam na equipe de jornalismo do Brasil de Fato. Novos episódios são lançados toda sexta-feira pela manhã.
Ricardo Antunes adverte sobre os efeitos nefastos da aprovação do PL dos Aplicativos para a classe trabalhadora em entrevista ao Instituto Humanitas Unisinos.
Instituto Humanitas Unisinos entrevista Ricardo Antunes
No Brasil de 2023,...
Ministério da Gestão propõe aumentar benefícios e negociar aumentos com cada categoria separadamente
Vinicius Konchinski
Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
Técnicos, docentes e estudantes do campus São Paulo do IFSP se reúnem no primeiro dia...
Com apenas os EUA e Israel votando não, essa é a 31ª vez consecutiva que a ONU exige que os EUA terminem o bloqueio
Gabriel Vera Lopes
Habana (Cuba) |
02 de Novembro de 2023 às 16:40
Bruno Rodriguez na ONU - Misión...
Para o presidente, é preciso se perguntar o que leva os homens a serem “tão baixos e canalhas” a ponto de agredir uma “companheira”. Ele também clamou pelas crianças vítimas da guerra em Gaza: “Pelo amor de Deus, parem”
Por Tiago Pereira, da RBA
Publicado 31/10/2023 -...
Presidente sanciona projeto que atualiza regras para empréstimos no país, mas proíbe buscas e apreensões extrajudiciais
Mateus Coutinho
Brasil de Fato | Brasília |
31 de Outubro de 2023 às 11:40
Presidente Lula seguiu...
A marcha da cultura Hip-Hop, que marca os 50 anos do surgimento no mundo, acontece neste domingo (29), a partir das 13h, com concentração no Largo Glênio Peres, em Porto Alegre. A caminhada seguirá em direção ao evento “Rap in Cena”, no Parque da Harmonia, e tem como objetivo chamar a...
Enquanto idosas eram soltas, israelenses matavam mais 700 e provocavam “noite sangrenta”, segundo o grupo palestino Redação
Lifshitz, de 85 anos, passou 17 dias em cativeiro, após cruzar uma rede de túneis que parecia uma "teia de aranha" - Erik Marmor /...
Após reunião com Lula, ministro do Trabalho disse que PL sobre saque-aniversário do FGTS também deve ser finalizado
Cristiane Sampaio
Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Luiz Marinho assumiu Ministério do Trabalho e Emprego em janeiro de 2023 - Foto: Valter...
Central renovou a diretoria e aprovou plano de lutas para os próximos quatro anos, incluindo marcha a Brasília no ano que vem
Por Vitor Nuzzi, da RBA
Reprodução
No encerramento do Concut, quase 2 mil delegados aprovaram o plano de lutas para os próximos quatro...
Novato na política vence Luisa González, candidata de Rafael Correa, e vai governar até maio de 2025
Julio Adamor
Botucatu | São Paulo |
Equatorianos comemoram vitória de Noboa nas ruas de Guaiaquil: presidente eleito terá mandato curto - Gerardo Menoscal /...
Lula articula com governos de Israel e Egito o resgate de brasileiros na Faixa de Gaza. Governo federal já repatriou cerca de 500 brasileiros
Por Redação RBA
Publicado 13/10/2023 - 10h40
Divulgação/FAB
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ordenou a...
CUT – Instância máxima de deliberação da Central Única dos Trabalhadores, o Congresso Nacional da CUT (CONCUT) que ocorre a cada quatro anos, terá a sua 14ª edição realizada de 19 a 22 de outubro, em São Paulo.
É no CONCUT que são aprovadas as resoluções políticas, organizativas e sindicais...