Página inicial > Dia Mundial de Solidariedade ao Povo Palestino neste sábado (4) mobiliza todas as regiões do Brasil; confira os atos já marcados
Dia Mundial de Solidariedade ao Povo Palestino neste sábado (4) mobiliza todas as regiões do Brasil; confira os atos já marcados
03/11/2023 08:09
Protestos pedem fim da incursão militar de Israel em Gaza e ocorrerão também em Washington, Buenos Aires e Londres
Redação
Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
02 de Novembro de 2023 às 17:48
Protesto na avenida Paulista foi realizado no último domingo (29) - Lucas Martins
Prestes a completar um mês, a ofensiva militar de Israel em Gaza iniciada em 7 de outubro segue motivando protestos pelo mundo. No Brasil, milhares de pessoas ocuparão as ruas de pelo menos 13 cidades de todas as regiões do país no próximo sábado (4), no Dia Mundial de Solidariedade ao Povo Palestino, que terá atos políticos, exibição de filmes e panfletagens.
A data será marcada por protestos, marchas e seminários em mais de 100 cidades ao redor do mundo, como Washington, Buenos Aires, Dublin, Londres, Paris e Berlin. A organização é das comunidades árabes e palestinas e das cerca de 150 organizações populares e sociais que assinam um manifesto por solidariedade à Palestina.
O Dia Internacional de Solidariedade com o Povo Palestino foi convocado durante a 3ª Conferência Internacional Dilemas da Humanidade, realizada em outubro, na África do Sul, pela Assembleia Internacional dos Povos (AIP).
"É importante ampliar a mobilização também para setores da sociedade além das comunidades árabes e palestinas. A causa deve ser abraçada por toda a esquerda do mundo. Temos que defender a legitimidade da resistência palestina e da sua luta por autodeterminação e soberania nacional", avaliou Stephanie Weatherbee, coordenadora da secretaria internacional da AIP.
No sábado (4), São Paulo (SP) terá um protesto no Masp. Em Brasília (DF), o ato será na Ponta Norte. Maceió (AL) demonstrará apoio à Palestina no calçadão do Comércio. Porto Alegre e Florianópolis terão eventos no Largo Glênio Peres e no Parque da Luz, respectivamente. Veja a programação completa no final do texto.
Até esta quinta-feira (20), ataques e incursões militares de Israel em Gaza já deixaram mais de 9 mil mortos, segundo autoridades de Gaza. A Unicef descreveu bombardeios de Israel ao campo de refugiados de Jabalia como "carnificina" e apontou que crianças estariam entre as vítimas preferenciais.
Veja a programação do Dia Mundial de Solidariedade ao Povo Palestino e outros eventos de solidariedade à Palestina
Sudeste
São Paulo (SP)
03/11, 18h30, Al Janiah Festival "Palestine Cinema Days"
04/11, 16h, MASP
04/11, 18h às 21h, Al Janiah Festival "Palestine Cinema Days"
Campinas (SP)
4/11, 9h, Largo da Catedral
Ribeirão Preto (SP)
11/11, 9h, Praça XV
Santos (SP)
04/11, 16h, Praça das Bandeiras (Gonzaga)
Belo Horizonte (MG)
04/11, 10h, Praça 7
Juiz de Fora (MG)
04/11, 10h, concentração em frente ao Banco do Brasil do calçadão
Sul
Porto Alegre (RS)
04/11, 15h, Largo Glênio Peres (em frente ao Mercado Público)
Florianópolis (SC)
04/11, 15h, Parque da Luz
Centro-Oeste
Brasília (DF)
04/11, 10h, Feira da Ponta Norte
08/11, 17h, Agitação de solidariedade na rodoviária do Plano Piloto
Goiânia (GO)
- 4/11, Panfletagem na Praça do Trabalhador, feira Hippie e 44, no período da tarde; Vigília Ecumênica e Cultural, na praça Palestina, a partir das 18h30
Campo Grande (MS)
04/11, 13h, Marcha no centro da cidade, concentração na praça Ary Coelho
Nordeste
Maceió (AL)
04/11, 10h, calçadão do Comércio (antigo Produban)
Natal (RN)
04/11, 15h, Midway Mall
Recife (PE)
- 04/11, 9h, Concentração praça Oswaldo Cruz e caminhada pelas ruas do centro
Aracaju (SE)
- 03/11, 18h, Ato Político Cultural Palestina Livre, em frente à Central Única dos Trabalhadores (CUT), rua Porto da Folha, 1039, bairro Cirurgia
Ricardo Antunes adverte sobre os efeitos nefastos da aprovação do PL dos Aplicativos para a classe trabalhadora em entrevista ao Instituto Humanitas Unisinos.
Instituto Humanitas Unisinos entrevista Ricardo Antunes
No Brasil de 2023,...
Ministério da Gestão propõe aumentar benefícios e negociar aumentos com cada categoria separadamente
Vinicius Konchinski
Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
Técnicos, docentes e estudantes do campus São Paulo do IFSP se reúnem no primeiro dia...
Apesar da boicote promovido pela Casa Branca, evento reúne 30 chefes de Estado e 27 mil pessoas em Pequim
Michele de Mello
Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
04 de Fevereiro de 2022 às 16:43
Jogos Olímpicos de...
Associada a diversos tipos de câncer e malformações congênitas, a atrazina é princípio ativo de 25 produtos liberados em 2021. Em 2019, eram 12, e no ano seguinte, nove. O produto foi banido na União Europeia em 2004 justamente por causar esses problemas
Por Cida de...
Movimento arrecadou 6 toneladas de alimentos e está na linha de frente no combate à miséria no país durante a pandemia
Paulo Motoryn
Brasil de Fato | Brasília (DF) |
22 de Janeiro de 2022 às 11:45
Distribuição de...
Relatório aponta mudança estrutural do mercado de trabalho: retorno aos níveis anteriores à crise pode ser insuficiente
Por Vitor Nuzzi, da RBA
Publicado 17/01/2022 - 19h12
NahomTesfaye/Unicef Ethiopia
OIT alerta para tendência de crescimento da...
Curta-metragem mostra drama dos trabalhadores e responsabilidade do governo na definição dos valores da gasolina, do diesel e do gás de cozinha
Por Redação RBA
Publicado 28/12/2021 - 19h05
Marcelo Camargo/EBC
O coordenador geral da FUP, Deyvid...
Categoria: Agência DIAP
Publicado: 07 Dezembro 2021
centrais sindicais
Jair Bolsonaro
governo
nota
repúdio
proposta
desmonte da CLT
As centrais sindicais emitiram nota, nesta segunda-feira (6), em repúdio à proposta do governo de Jair Bolsonaro de tentar...
Vereador e ex-senador lança o primeiro volume da autobiografia neste sábado, em São Paulo
Por Vitor Nuzzi, da RBA
Publicado 10/12/2021 - 07h54
Divulgação
Na rua
Com Joan Baez, em 1981: impedida de cantar no Tuca
1
1
São Paulo – Durante a...
Dos 10 sites citados pela CPI como disseminadores de informações falsas sobre a covid, seis utilizaram anúncios pagos
Laura Scofield Agência Pública
|
26 de Novembro de 2021 às 10:09
Dos dez sites citados pela...
Notícia
Ampliar os debates sobre a Constituinte Soberana
22 de novembro de 2021
adminGeral 0 comentários Assembléia Constituinte, Constituinte
A cada dia, uma nova demonstração de como essas instituições estão...
senador Paulo Paim (PT-RS)
Onyx Lorenzoni
ministro do Trabalho e Previdência
proíbe demissão
PDL (Projeto de Decreto Legislativo)
susta os efeitos
Portaria MPT 620/21
proíbe
demissão de funcionários
recusam
tomar a vacina
contra a covid-19
O senador Paulo Paim (PT-RS)...