Página inicial > Desemprego fecha novembro em 7,5%, menor nível desde fevereiro de 2015
Desemprego fecha novembro em 7,5%, menor nível desde fevereiro de 2015
29/12/2023 16:12
População que trabalha menos horas que gostaria equivale a 17,4% do total, segundo IBGE
Redação
Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
29 de dezembro de 2023 às 10:49
Brasil tem o maior contingente de trabalhadores com carteira assinada da série histórica do IBGE - Reprodução
O desemprego no país caiu mais uma vez no trimestre encerrado em novembro, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A taxa de pessoas desocupadas no país baixou a 7,5%. Isso é 0,2 ponto a menos do que no trimestre entre junho e agosto deste ano e 0,5 ponto a menos do que no trimestre encerrado em novembro de 2022.
Com a queda, o atual percentual de brasileiros desempregados é o menor registrado desde fevereiro de 2015, quando a taxa era de 7,5%.
Esses dados fazem parte da última edição da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgada nesta sexta-feira (29).
Segundo a pesquisa, o Brasil apresenta hoje o menor contingente de pessoas desempregadas desde abril de 2015: 8,2 milhões, 6,2% a menos do que há um ano. Também tem o maior contingente de pessoas ocupadas desde 2012: 100,5 milhões, 0,8% mais que em 2022.
Já a taxa de subutilização – percentual de pessoas que gostaria de trabalhar mais do que atualmente trabalha – recuou 1,6 ponto em 12 meses e ficou em 17,4%, menor taxa desde junho de 2015. São 20 milhões de pessoas, 9% menos que um ano atrás.
A população desalentada – que desistiu de procurar trabalho – caiu 16,9% no ano. São 3,4 milhões de pessoas, o menor contingente desde o trimestre encerrado em agosto de 2016.
O número de empregados com carteira de trabalho no setor privado (excluindo os trabalhadores domésticos) chegou a 37,7 milhões, com alta de 1,4% no trimestre e de 2,5% no ano. É o segundo maior contingente da série histórica do IBGE.
Na quinta-feira (28), o Ministério do Trabalho informou que o país criou 130 mil vagas formais de emprego em novembro. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). No ano, foram 1,9 milhão de empregos gerados.
Ricardo Antunes adverte sobre os efeitos nefastos da aprovação do PL dos Aplicativos para a classe trabalhadora em entrevista ao Instituto Humanitas Unisinos.
Instituto Humanitas Unisinos entrevista Ricardo Antunes
No Brasil de 2023,...
Ministério da Gestão propõe aumentar benefícios e negociar aumentos com cada categoria separadamente
Vinicius Konchinski
Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
Técnicos, docentes e estudantes do campus São Paulo do IFSP se reúnem no primeiro dia...
Mais de 50 entidades, incluindo centrais, sindicatos, partidos de esquerda e movimentos sociais e estudantis, uniram-se nesta terça-feira (21) e criaram o Comitê Palestina Livre.
O encontro histórico ocorreu no auditório do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e contou com a presença da Frente...
Denúncias graves apontam assédio e direcionamento político no tradicional jornal paulista. Agora, ele será alvo de investigação
Por Redação RBA
REPRODUÇÃO
Este procedimento, que precede um inquérito civil, tem potencial para desencadear ações legais. Entre...
Servidores e servidoras do Justiça Federal, da Justiça Eleitoral e da Justiça do Trabalho realizaram na sexta-feira (17) uma manifestação mesmo sob chuva, em frente ao Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4), em Porto Alegre.
Com apitos e cartazes, os trabalhadores e as...
Estima-se que até 1 milhão de escravizados foram desembarcados naquele local. Sítio arqueológico foi descoberto em 2011
Por Redação RBA
Tomaz Silva/Agência Brasil
0
1
São Paulo – Construído em 1811, o Cais...
Expediente em datas festivas para certas categorias só será liberado após acordo entre trabalhadores e patrões
Vinicius Konchinski
Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
Funcionamento de supermercados em feriados vai depender de acordo entre patrão e trabalhador -...
Clima ameaçador e imprevisível: enquanto parte do Brasil encara um calor inédito, a região Sul do país volta a se preocupar com as chuvas
Por Brasil de Fato
Publicado 15/11/2023 - 12h51
Tânia Rêgo/Agência Brasil
Ondas de calor cada vez mais intenso...
Ao 'BdF Entrevista', economista alerta para necessidade de buscar caminhos para renovação do Congresso no futuro
Redação
Eduardo Moreira (à direita na imagem) foi entrevistado pelo jornalista José Eduardo Bernardes - Reprodução
Tem condições do Brasil...
Grupo já havia entregado o "Machado de Prata" a Germano Bremm, titular da SMAMUS
sul21@sul21.com.br
Em protesto contra a concessão de parques e praças públicas, integrantes de entidades ambientalistas entregaram, nesta terça-feira (7), o troféu “Motosserra de...
MST e Consórcio Nordeste avançam em acordo com instituições chinesas que terá como marco inicial o envio de 30 máquinas
Mauro Ramos
Pequim|China |
Um trator Huili, uma das máquinas com destino ao Brasil. - Juliet Xiao
Entre novembro e dezembro, uma leva...
Um grupo de trabalho permanente, vinculado à Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, irá acompanhar a aplicação no Rio Grande do Sul da lei que criou o piso nacional da enfermagem.
A decisão foi tomada ao final da audiência pública, realizada na manhã de...