Departamento dos Aposentados debate saúde e acesso a medicamentos com a vereadora Maria Eunice

07/06/2018 09:54

No dia 24 de maio, o Departamento dos Aposentados Metalúrgicos de Canoas e Nova Santa Rita recebeu, em sua sede, a vereadora de Canoas Maria Eunice (PT-RS). No encontro, o grupo deu continuidade à proposta dos encontros realizados anteriormente, com o Senador Paulo Paim (PT) e o Deputado Federal Marco Maia (PT), que visou debater questões sociais e econômicas dos aposentados(as).

Foto: Fernanda Salla/STIMMMEC

Como principal reivindicação junto à vereadora, o grupo levantou a questão dos descontos – proposta de 50% – em medicamentos que não estão disponíveis para idosos na Farmácia Popular. De acordo com o Departamento, a lista de medicamentos não supre – em relação ao dosagem – a necessidade dos aposentados(as), estão desatualizados e/ou não condizem com a relação dos mais procurados.

Foto: Fernanda Salla/STIMMMEC

Eunice, por sua vez, ponderou: “No Legislativo, só pode fazer leis que não gastem financeiramente, pensando no governo municipal e estadual. Federal é diferente. Então, por exemplo, se você tem que substituir este medicamento por aquele, é o mesmo preço? Se for mais, legalmente, não pode fazer. O Legislativo não pode aumentar os custos e nem o estado [Rio Grande do Sul]”. “Outra coisa: como dizer que precisa mudar pra outro remédio? Só com laudo técnico. Apenas uma equipe técnica pode fazer isso”, afirmou.

Como iniciativa para solucionar parte da reivindicação, o Departamento ficou de listar, com o auxílio de um médico, os medicamentos que devem ser atualizados. Seguindo o passo a passo necessário, será possível dar entrada em um Projeto de Lei Federal para que os medicamentos sejam analisados e atualizados.

Fonte: STIMMMEC