CUT-RS promove live com ex-ministro Alexandre Padilha sobre proteção dos trabalhadores da Saúde

27/04/2020 17:25

Amarilda e Padilha

Sob a chamada “Quem salva vidas não pode morrer”, a CUT-RS promoveu uma live nesta sexta-feira (24), com o ex-ministro e deputado federal Alexandre Padilha (PT-SP) sobre a proteção dos trabalhadores da Saúde no combate ao novo coronavírus (Covid-19).

Também participaram os presidentes do Conselho Estadual de Saúde, Claudio Augustin, do Sindicato dos Enfermeiros do RS, Claudia Franco, e do Sindicato dos Servidores Municipais de Caxias do Sul, Silvana Piroli, e a professora e pesquisadora da UFCSPA, Ana Gorini da Veiga.

Houve ainda depoimentos do presidente da Feessers, Milton Kempfer, e dos presidentes do SindSaúde do Vale do Sinos, Andrei Rex, de Passo Fundo, Terezinha Perissonatto, e de Cruz Alta, Márcio Barbosa. A mediação foi do presidente da CUT-RS, Amarildo Cenci.

O debate ocorreu duas semanas após a morte em Porto Alegre da técnica em enfermagem do Grupo Hospital Conceição (GHC), Mara Rúbia Silva Cáceres, de 44 anos, no último dia 8 de abril. Foi o primeiro óbito por Covid-19 na região Sul do Brasil.

Amarildo e debatedores

“Padilha é médico, foi ministro da Saúde no governo Dilma e é deputado federal. Ele nos ajudou no debate sobre o enfrentamento à pandemia, buscando assegurar a proteção dos profissionais da Saúde, a manutenção do isolamento social, o fortalecimento do Sistema Único de Saúde e a garantia de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para quem trabalha na área da Saúde, seja nos postos de atendimento como na rede hospitalar”, afirmou o presidente da CUT-RS.

A live foi transmitida nas páginas da CUT-RS e da CUT Brasil no Facebook e compartilhada por dirigentes e entidades sindicais.

Assista!

Confira os debatedores

Alexandre Padilha

O médico infectologista Alexandre Padilha é ex-ministro da Saúde do governo Dilma Rousseff, quando foi criado o programa Mais Médicos, que possibilitou a vinda de profissionais cubanos para ampliar o atendimento à saúde no Brasil. É atual deputado federal (PT-SP) e foi ministro das Relações Institucionais no governo Lula.

Cláudio Augustin

O funcionário público aposentado Cláudio Augustin é presidente do Conselho Estadual de Saúde e diretor executivo da CUT Nacional. Foi presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do Rio Grande do Sul (Sindsepe-RS). É também integrante do Comitê Gaúcho do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC).

Claudia Franco

A enfermeira Cláudia Franco é presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Rio Grande do Sul (Sergs). Trabalha na Prefeitura de Eldorado do Sul.

Silvana Piroli

A professora Silvana Piroli é presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Caxias do Sul (Sindserv). É também diretora executiva da CUT-RS. Foi vereadora do PT de Caxias do Sul.

Ana Gorini da Veiga

Ana Gorini da Veiga é professora e pesquisadora da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).

Card - Padilha

Fonte: CUT-RS