CUT-RS debate políticas para melhoria do controle da pandemia com reitor da Ufpel nesta quarta

08/07/2020 10:28

Live - 0807

A CUT-RS promove uma live nesta quarta-feira (8), às 19h, sobre a adoção de políticas públicas que possam melhorar o controle da pandemia de covid-19 no Rio Grande do Sul e no Brasil, com a participação do reitor da Universidade Federal de Pelotas (Ufpel), Pedro Rodrigues Curi Hallal.

Também estão confirmados o presidente do Conselho Nacional de Saúde, Fernando Pigatto, o Peixe, a presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Caxias do Sul, Silvana Piroli, e a presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde, Terezinha Perissonatto. A mediação será do presidente da CUT-RS, Amarildo Cenci.

Haverá transmissão simultânea nas páginas da CUT-RS e da CUT Brasil no Facebook.

O objetivo é debater com o reitor da Ufpel a melhoria dos mecanismos de controle da pandemia, cujos números de mortos e infectados não param de aumentar no Estado e no País. Hallal é pesquisador da área da Epidemiologia e tem se manifestado em defesa do isolamento social, ressaltando que falta uma política de testagem efetiva da população para a covid-19.

“Vai ser um debate muito esclarecedor. O reitor da Ufpel tem coordenado importantes pesquisas que são referência para o combate à pandemia. O que nós percebemos é a falta de políticas eficazes para enfrentar o coronavírus e muitos trabalhadores estão sem qualquer proteção. Aliás, sem testagens dos trabalhadores da saúde e da população, estamos no escuro. Não temos sequer leitos de UTIs e respiradores suficientes nos hospitais e a política de quarentena e isolamento social vem sendo desrespeitada, sobretudo pela pressão das federações empresariais”, destaca Amarildo.

“Uma vida, quando se perde, não pode ser recuperada, diferentemente da economia, que possibilita a recuperação financeira da máquina pública e a retomada dos investimentos e dos lucros das empresas. A proteção da vida, dos empregos e da renda é fundamental para a classe trabalhadora”, salienta o dirigente da CUT-RS.

Participantes

Pedro Rodrigues Curi Hallal

É professor dos programas de Pós-Graduação de Educação Física e Epidemiologia e reitor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Realizou estágio pós-doutoral no Instituto de Saúde da Criança da Universidade de Londres. Atualmente conduz um dos mais importantes estudos científicos no País sobre a covid-19.

Fernando Pigatto (Peixe)

É presidente do Conselho Nacional de Saúde, onde atua desde 2014, quando tomou posse como conselheiro. É formado em Gestão Ambiental pela Universidade do Norte do Paraná (Unopar) e é assessor parlamentar na Câmara dos Deputados e na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.

Silvana Piroli

É professora e presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Caxias do Sul e secretária de Movimentos Sociais da CUT-RS. É formada em Filosofia na Universidade de Caxias do Sul e atua no magistério desde 1984. Foi vereadora de Caxias do Sul e secretária municipal de Habitação e do Orçamento Participativo na gestão do prefeito Pepe Vargas.

Terezinha Perissinotto

É auxiliar de Enfermagem e presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde de Passo Fundo e diretora da Federação dos Empregados em Estabelecimentos de Saúde do Rio Grande do Sul (Feessers).

Mediador

Amarildo Cenci

É professor, presidente da CUT-RS e diretor do Sindicato dos Professores do Ensino Privado (Sindpro-RS).

Fonte: CUT-RS