CUT-RS apoia Chapa 1 nas eleições do DCE da UFRGS

22/05/2019 12:23

 

Chapa DCE

A CUT-RS manifesta todo o apoio à Chapa 1 – Por toda UFRGS – nas eleições do DCE que começam nesta quarta-feira (22) e terminam nesta quinta (23), através de urnas eletrônicas instaladas nos campi da universidade.

Conforme postagem da Chapa 1, “somos estudantes de todos os cantos da UFRGS, indignados com a situação atual do país e da Universidade. Somos a Chapa da Unidade em defesa da UFRGS e nos mobilizamos pra construir um DCE ativo, gigantesco e presente! Um DCE que continue unindo das Engenharias ao IFCH, da Saúde ao Litoral Norte”.

IMG-20190522-WA0060

Os integrantes da Chapa 1 tiveram papel decisivo na mobilização dos estudantes na greve nacional da educação, que parou a universidade no último dia 15 contra os cortes no orçamento anunciados pelo governo Bolsonaro.

O programa da Chapa 1 destaca a luta para “barrar os cortes e garantir assistência estudantil, permanência e inclusão”, bem como defender a saúda mental e mais segurança (“queremos estudar sem medo”), além de combater as matrículas precárias.

Chapa 1 DCE (2)

Chapa 1 DCE-1 (2)

“Unificou, unificou, o estudante com o trabalhador”

Para o presidente da CUT-RS, Claudir Nespolo, “as companheiras e os companheiros da Chapa 1 tem atuado lado a lado com os trabalhadores na defesa da educação pública e de qualidade e contra o fim da aposentadoria”.

“Estaremos juntos nas ruas no Dia Nacional de Mobilização em Defesa da Educação e contra a Reforma da Previdência, marcado pela União Nacional dos Estudantes (UNE) para o próximo dia 30, rumo à greve geral de 14 de junho para derrotar a proposta cruel do governo Bolsonaro que destrói a aposentadoria do povo brasileiro”, salienta Nespolo. “E vamos gritar juntos: unificou, unificou, o estudante com o trabalhador”.

Adufrgs2

“Conclamamos a juventude trabalhadora que estuda na UFRGS, bem como os filhos de trabalhadores que são universitários da UFRGS a votarem na Chapa 1 para manter o DCE em sintonia com a unidade na luta pela educação, contra a agenda de retrocessos do governo Bolsonaro, em defesa da liberdade de Lula, da democracia e da soberania nacional”, conclui o presidente da CUT-RS.  

 

 

Fonte: CUT-RS