Página inicial > COP em Belém dará ao mundo a oportunidade de conhecer a realidade da Amazônia, diz Lula
COP em Belém dará ao mundo a oportunidade de conhecer a realidade da Amazônia, diz Lula
19/06/2023 13:42
Presidente reforça compromisso ambiental e diz que é preciso cuidar do planeta para evitar desastres como ciclone no RS
Redação
Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
19 de Junho de 2023 às 10:35
Segunda edição da 'live' de Lula com o jornalista Marcos Uchôa aconteceu nesta segunda-feira - Reprodução/YouTube
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta segunda-feira (19) que a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP30, em Belém, será uma oportunidade para que o mundo conheça de perto a realidade amazônica. O evento acontecerá em 2025.
"As pessoas tanto falam da Amazônia no mundo inteiro, agora vão falar da Amazônia dentro da Amazônia. Vão conhecer o Rio Amazonas, o Rio Tapajós, vão conhecer nossas florestas, vão conhecer como vivem os povos indígenas e ribeirinhos, para aí começarem a discutir com base na realidade", disse, na segunda edição da live "Conversa com o Presidente", promovida pela comunicação do governo.
O presidente destacou que o governo federal já está trabalhando em parceria com o governo paraense e a prefeitura de Belém para preparar a cidade para o evento. Dezenas de milhares de visitantes devem passar pela cidade, que receberá reforços na rede hoteleira e em infraestrutura aeroportuária.
A questão ambiental foi o principal tema da conversa do presidente com o jornalista Marcos Uchôa nesta segunda. Lula enviou ministros ao Rio Grande do Sul e Santa Catarina, atingidos por um ciclone que já causou pelo menos 13 mortes. Além de prestar solidariedade às vítimas, ele disse que é importante que os governos façam uma reflexão sobre a frequência com que esses tipos de desastres vêm acontecendo.
"Isso é um aviso à humanidade e aos governantes: nós estamos ferindo o planeta. Se a gente não tomar cuidado, se a gente não cuidar da nossa água, de nossas florestas, se a gente não evitar emissões de gases do efeito estufa, se a gente não cuidar do ar que nós repiramos, estamos nos condenando ao fim", alertou.
A ideia é que a live de Lula aconteça sempre às terças, mas nesta semana o programa foi antecipado devido à viagem do presidente à Europa. Ele desembarca na Itália, onde terá reuniões com líderes políticos do país e com o papa Francisco, em Roma.
"Ele [o papa] foi muito solidário a mim em todos meus processos. Eu telefonei para ele, falei com ele que gostaria de ir a Roma fazer uma visita de agradecimento por tudo que ele fez por mim quando eu estava [preso] na Polícia Federal", disse. Entre os assuntos que serão discutidos com o líder católico está também a guerra entre Ucrânia e Rússia. Lula afirmou que o papa está "muito interessado" na promoção da paz.
A viagem vai contar também com uma passagem pela França, onde Lula vai se encontrar com o presidente do país, Emmanuel Macron, e discursar no festival de música "Power Our Planet: Live in Paris", a convite da banda Coldplay. O evento, beneficente, tem como objetivo o combate à extrema pobreza.
"Reunião extraordiária"
Lula aproveitou a live para comentar a última reunião ministerial, que parte da imprensa criticou por ter considerado "longa demais". Ele esteve reunido com o primeiro escalão de seu governo por cerca de nove horas.
"A reunião para mim foi extraordinária, excepcional. A primeira reunião que teve aplausos no final da reunião, porque todo mundo saiu satisfeito", contou. "A gente deu uma harmonizada na equipe do governo. Muitas vezes a gente não se reúne, cada um começa a falar uma coisa, a responder uma fofoca de jornal. É importante harmonizar a linguagem do governo em torno de um objetivo único que é fazer o Brasil dar certo", concluiu.
Ricardo Antunes adverte sobre os efeitos nefastos da aprovação do PL dos Aplicativos para a classe trabalhadora em entrevista ao Instituto Humanitas Unisinos.
Instituto Humanitas Unisinos entrevista Ricardo Antunes
No Brasil de 2023,...
Ministério da Gestão propõe aumentar benefícios e negociar aumentos com cada categoria separadamente
Vinicius Konchinski
Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
Técnicos, docentes e estudantes do campus São Paulo do IFSP se reúnem no primeiro dia...
Mais de 50 entidades, incluindo centrais, sindicatos, partidos de esquerda e movimentos sociais e estudantis, uniram-se nesta terça-feira (21) e criaram o Comitê Palestina Livre.
O encontro histórico ocorreu no auditório do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e contou com a presença da Frente...
Denúncias graves apontam assédio e direcionamento político no tradicional jornal paulista. Agora, ele será alvo de investigação
Por Redação RBA
REPRODUÇÃO
Este procedimento, que precede um inquérito civil, tem potencial para desencadear ações legais. Entre...
Servidores e servidoras do Justiça Federal, da Justiça Eleitoral e da Justiça do Trabalho realizaram na sexta-feira (17) uma manifestação mesmo sob chuva, em frente ao Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4), em Porto Alegre.
Com apitos e cartazes, os trabalhadores e as...
Estima-se que até 1 milhão de escravizados foram desembarcados naquele local. Sítio arqueológico foi descoberto em 2011
Por Redação RBA
Tomaz Silva/Agência Brasil
0
1
São Paulo – Construído em 1811, o Cais...
Expediente em datas festivas para certas categorias só será liberado após acordo entre trabalhadores e patrões
Vinicius Konchinski
Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
Funcionamento de supermercados em feriados vai depender de acordo entre patrão e trabalhador -...
Clima ameaçador e imprevisível: enquanto parte do Brasil encara um calor inédito, a região Sul do país volta a se preocupar com as chuvas
Por Brasil de Fato
Publicado 15/11/2023 - 12h51
Tânia Rêgo/Agência Brasil
Ondas de calor cada vez mais intenso...
Ao 'BdF Entrevista', economista alerta para necessidade de buscar caminhos para renovação do Congresso no futuro
Redação
Eduardo Moreira (à direita na imagem) foi entrevistado pelo jornalista José Eduardo Bernardes - Reprodução
Tem condições do Brasil...
Grupo já havia entregado o "Machado de Prata" a Germano Bremm, titular da SMAMUS
sul21@sul21.com.br
Em protesto contra a concessão de parques e praças públicas, integrantes de entidades ambientalistas entregaram, nesta terça-feira (7), o troféu “Motosserra de...
MST e Consórcio Nordeste avançam em acordo com instituições chinesas que terá como marco inicial o envio de 30 máquinas
Mauro Ramos
Pequim|China |
Um trator Huili, uma das máquinas com destino ao Brasil. - Juliet Xiao
Entre novembro e dezembro, uma leva...
Um grupo de trabalho permanente, vinculado à Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, irá acompanhar a aplicação no Rio Grande do Sul da lei que criou o piso nacional da enfermagem.
A decisão foi tomada ao final da audiência pública, realizada na manhã de...