Página inicial > Campo CUTista sai fortalecido do XXIV Confasubra e vai indicar dez coordenadores
Campo CUTista sai fortalecido do XXIV Confasubra e vai indicar dez coordenadores
25/05/2023 08:30
Resultado demonstrou a força da CUT dentro da Fasubra e amplia o espaço para a discussão da refiliação à Central, que é a quinta maior do mundo. Coordenação geral será ocupada por Cristina del Papa, do Sindifes
Escrito por: Sindifes, com informações da Fasubra Sindical e Sintufes | Editado por: Rogério Hilário
FASUBRA
Mais de mil trabalhadoras e trabalhadores técnico-administrativos em educação participaram do XXIV Congresso Nacional da Fasubra (Confasubra), que discutiu e deliberou um novo Plano de Lutas para a Categoria e elegeu a direção e conselho fiscal para os próximos três anos. O Congresso da Federação dos Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil foi realizado entre os dias 17 e 21 de maio, no Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada, na Asa Norte de Brasília.
O Campo CUTista saiu vitorioso no processo, elegendo dez dos 28 coordenadores que compõem a direção nacional da Federação, ficando inclusive, com a primeira coordenação geral, que será ocupada por Cristina del Papa, atual coordenadora do Sindicato dos Trabalhadores nas Instituições Federais de Ensino (Sindifes). O plano de lutas final ainda está sendo sistematizado, pois as discussões continuarão na próxima plenária, principalmente as questões relacionadas à Carreira. Em relação ao reajuste salarial, a Fasubra já iniciou a Campanha para 2024 com participação em ato em frente ao Anexo II da Câmara dos Deputados na quarta-feira, 17 de maio.
No domingo, 20 de maio, último dia do XXIV Confasubra, foram realizadas as eleições para a nova direção e conselho fiscal. Pela primeira vez, as eleições foram feitas por meio eletrônico, com a utilização das urnas eletrônicas do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal, que deu treinamento e apoio durante todo o processo. O técnico-administrativo em educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Hilbert David, que integrou a Comissão Eleitoral, destacou o avanço no processo: “O grande ganho foi em eficiência, em termos da apuração, e também da transparência do próprio processo eleitoral, que foi acompanhado pela comissão e por fiscais das chapas inscritas. O nosso objetivo foi garantir o máximo de transparência e lisura. E embora alguns problemas na logística da votação, ela aconteceu sem maiores problemas”, disse ele.
Apesar de um atraso inicial, a fase de votação ocorreu normalmente, sem incidentes consideráveis e com um grande volume da Categoria votando na abertura do processo. Por volta das 15h30 a votação já estava encerrada e foi iniciada a apuração.
Campo CUTista elege dez diretores
Campo CUTista, formado pelos grupos Unir, Ressignificar e O Trabalho, saiu unido e teve 359 votos, conquistando dez coordenações, entre elas a primeira coordenação-geral. Este resultado demonstrou a força da CUT dentro da Fasubra e amplia o espaço para a discussão da refiliação à Central, que é a quinta maior do mundo.
A coordenadora-geral do Sindifes, Cristina del Papa, foi indicada pelo Campo CUTista para assumir a primeira coordenação geral da Federação (são três coordenadores gerais). Em discurso após o resultado, ela convocou as demais forças políticas a formar uma unidade na defesa da Categoria e dos Serviços Públicos.
“Queremos fazer um trabalho coletivo, esta é a nossa bandeira, um trabalho coletivo e de unidade. Por isso fizemos esta chapa conjunta, com Unir, Ressignificar e O Trabalho. Também esperamos a parceria com o MLC (Movimento de Luta de Classes) que é muito importante. E com as demais forças que quiserem agregar para um trabalho coletivo” discursou Cristina.
Cristina del Papa convidou os integrantes do movimento ‘TAES na Luta’, criado recentemente e com foco nas discussões sobre carreira, para a unidade e construção. “O importante para nossa categoria é o diálogo, a parceria e o trabalho coletivo. E ficaremos muito felizes se vocês agregarem com a gente, pois será muito importante para o desafio que teremos à frente”.
Coordenação geral será formada por três mulheres
“Esta eleição colocou três mulheres na cabeça da Fasubra. Mulher negra, mulher branca e mulher LGBT. Três mulheres poderosas, guerreiras e que chegaram ao cargo pela história e pelo trabalho em suas entidades de base. Vamos dialogar muito, fazer um trabalho coletivo, fazer a FASUBRA crescer, abrir as portas junto ao governo para discutir a Campanha Salarial e a Carreira”, finalizou Cristina.
Os grupos políticos têm até esta terça-feira, 23 de maio, para definir os ocupantes dos cargos. As técnico-administrativas em educação, Loiva Isabel Marques Chansis, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e Vânia Helena Gonçalves, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), são as mulheres indicadas às duas vagas da coordenação geral.
Ricardo Antunes adverte sobre os efeitos nefastos da aprovação do PL dos Aplicativos para a classe trabalhadora em entrevista ao Instituto Humanitas Unisinos.
Instituto Humanitas Unisinos entrevista Ricardo Antunes
No Brasil de 2023,...
Ministério da Gestão propõe aumentar benefícios e negociar aumentos com cada categoria separadamente
Vinicius Konchinski
Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
Técnicos, docentes e estudantes do campus São Paulo do IFSP se reúnem no primeiro dia...
Na primeira audiência pública do ano, nesta quinta-feira (5), a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) debateu as novas regras para concessão de pensão por morte e para o seguro desemprego. Todos os convidados se manifestaram pela rejeição, por inconstitucionalidade, das...
Da Carta Capital
Em entrevista, João Pedro Stedile, membro da coordenação do MST, afirma que cabe aos movimentos sociais cobrar do governo as mudanças sociais necessárias, e que a campanha de Impeachment articulada pela direita é "uma tática para acuar o governo. Para que ele tenha medo de...
Na foto : Neuza, Paulo, Neiva, Marizar e Vilma
A conteceu no sabado dia 21 de fevereiro a festa para comemorar os 82 anos de existência do Sindicato dos Sapateiros e Sapateiras do Vale dos Sinos num clima de alegria e confraternização nós da CUT Pode Mais estavamos presente com inumeros...
O PL 4.330/04, que expande a terceirização, foi desarquivado nesta terça-feira (10). De autoria do ex-deputado Sandro Mabel (PMDB-GO), o projeto está pronto para votação no plenário da Câmara dos Deputados.
A votação do projeto em plenário depende do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ),...
Cai por terra o parecer do jurista Ives Gandra, produzido a pedido de um advogado do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), que vê condições jurídicas para um impeachment da presidente Dilma Rousseff; a tese defendida por Gandra está errada; é o que dizem Lenio Streck...
Dieese alerta para os prejuízos de novas regras do seguro-desemprego
15 janeiro, quinta-feira, 2015 às 1:04 pm
Comentários
Coordenador do instituto lembra que medidas não foram dialogadas com o movimento sindical
O coordenador de atendimento sindical do Dieese, Airton Santos,...
CPERS reúne-se com secretário de Educação para garantir início de ano letivo sem falta de professores
16 janeiro, sexta-feira, 2015 às 1:11 pm
Comentários
A Direção Central do CPERS reuniu-se, na quinta-feira, 15, com o secretário estadual de educação, Vieira da Cunha, e sua equipe...
Vitória dos trabalhadores: aprovado reajuste de 16% para o Piso Regional
2 dezembro, terça-feira, 2014 às 5:00 pm
Comentários
Em um dia marcado pelo debate sobre o tema, com audiência pública e Grande Expediente, a classe trabalhadora comemora
Com 41 votos favoráveis e nenhum...
CUT reivindica e Dilma monta mesa de negociação permanente para discutir agenda dos/as trabalhadores/as
Em audiência com a presidenta Dilma Rousseff, presidente da CUT, Vagner Freitas, cobra manutenção de políticas sociais e mais diálogo com movimento sindical
Em audiência realizada nesta...