Página inicial > Após resgate de brasileiros, Brasil seguirá atuando por fim do massacre na Palestina
Após resgate de brasileiros, Brasil seguirá atuando por fim do massacre na Palestina
13/11/2023 07:49
Chanceler Mauro Vieira destacou a intenção do Brasil em discutir o cessar-fogo assunto no Conselho de Segurança da ONU
Daniel Lamir
Recife (PE) |
O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira - Reprodução/MRE
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, realizou uma entrevista coletiva neste domingo (12), no Palácio do Itamaraty, em Brasília, para detalhar a operação de resgate de um grupo de brasileiros que estavam em Gaza. Apesar da situação "momentaneamente resolvida" para as 32 pessoas, que devem chegar ao Brasil nesta segunda-feira (13), o ministro afirmou preocupação com a permanência do conflito e sinalizou a retomada da pauta humanitária no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).
Após contatos constantes entre o governo brasileiro com autoridades egípcias, palestinas e israelenses, Vieira considerou a operação de resgate “complexa e delicada”, mas que chegou a um “bom termo”. O ministro confirmou a informação do Itamaraty, de que o grupo formado por brasileiros e palestinos que são parentes próximos dos brasileiros deve se hospedar no Cairo antes de seguir o voo para o Brasil nesta segunda-feira (13).
A previsão é que as 32 pessoas deixem a capital egípcia em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), às 11h50, no horário local (6h50, em Brasília), nesta segunda-feira. A chegada à capital federal deve ser feita às 23h30, ainda nesta segunda, depois de parar em Roma, na Itália, em Las Palmas, na Espanha, e na Base Aérea do Recife, já em território brasileiro.
Ao mesmo tempo, Vieira destacou os esforços do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no cessar-fogo. “Lula está envolvido na questão, tem falado com chefes da região e com a ONU. A intenção dele é voltar a tratar da questão no Conselho de Segurança da ONU para encontrar uma forma de suspensão da hostilidade e uma pausa humanitária para a população civil ainda em Gaza”, disse.
Repatriação
Acompanhado pelo Governo Federal, o grupo aguardava há dois dias a permissão de autoridades egípcias, israelenses e palestinas para cruzar a fronteira entre Gaza e Egito, no Portal de Rafah. A lista original constava de 34 nomes, mas de acordo com o comunicado, duas pessoas desistiram da repatriação e decidiram permanecer em Gaza.
O grupo é formado por 22 brasileiros e dez palestinos familiares de brasileiro, sendo 17 crianças, nove mulheres e seis homens. Entre a autorização e a passagem de Gaza para o Egito, o grupo aguardou dois dias porque a fronteira havia sido fechada na sexta-feira. De acordo com o governo federal, as 32 pessoas serão atendidas por equipe com médico, enfermeiro e psicólogo em um avião VC-2.
Hasan Rabee, um dos 32 brasileiros que foram resgatados em Gaza, celebrou que as crianças estavam recebendo frutas, na ação de repatriação. "Comida, que foi trazida pela embaixada do Brasil no Egito para as crianças, porque, na Faixa de Gaza, fruta não encontra mais, as coisas estão muito difíceis. É complicado. Graças a Deus que tem o Governo (do) Brasil e tem embaixada do Brasil e ao presidente que está dando todo o apoio pra nós", disse, em postagem no perfil da Presidência da República na rede social X.
Ricardo Antunes adverte sobre os efeitos nefastos da aprovação do PL dos Aplicativos para a classe trabalhadora em entrevista ao Instituto Humanitas Unisinos.
Instituto Humanitas Unisinos entrevista Ricardo Antunes
No Brasil de 2023,...
Ministério da Gestão propõe aumentar benefícios e negociar aumentos com cada categoria separadamente
Vinicius Konchinski
Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
Técnicos, docentes e estudantes do campus São Paulo do IFSP se reúnem no primeiro dia...
As urnas deram o seu recado e 7 dos 14 dos deputados federais gaúchos, que votaram a favor da reforma trabalhista do governo ilegítimo de Michel Temer (MDB), não se reelegeram no último domingo (7) para novos mandatos no Congresso Nacional.
Darcísio Perondi (MDB), Ronaldo Nogueira (PTB),...
8 outubro, segunda-feira, 2018 às 9:39 am
Comentários
O segundo turno da eleição para Presidência da República, no próximo dia 28 de outubro, está definido e será entre Fernando Haddad, candidato do PT, que conquistou 29,28% % dos votos válidos, e o candidato de...
1 - SE NÃO FALARMOS COM O POVO, PERDEREMOS PARA O FASCISMO
O fenômeno fascista não é de hoje. Sempre penetrou nas camadas populares com a facilidade de prometer o novo contra o velho blá, blá, blá dos políticos tradicionais. Esses setores populares, facilmente cooptados pela direita reacionária,...
Sul21 – Mulheres de todas as idades, pessoas LGBTs, integrantes de movimentos sociais, partidos de esquerda e centro-esquerda e apoiadores da causa em geral se reuniram na tarde deste sábado (29) no Parque da Redenção, em Porto Alegre, no protesto #EleNão. Iniciado nas redes sociais por grupos de...
NOTA DO PARTIDO DOS TRABALHADORES
EM DEFESA DOS DIREITOS DOS TRABALHADORES
O PT nasceu para defender os trabalhadores e não pode se calar diante de mais uma ameaça ao nosso povo.
O décimo-terceiro salário é uma conquista histórica da classe trabalhadora, assim como a...
O candidato do PT à Presidência da República, Fernando Haddad, é o único presidenciável com tendência de crescimento nas intenções de votos, segundo apontou a nova rodada da pesquisa Ibope realizada entre os dias 22 e 23 e divulgada no final da tarde desta segunda-feira (24).
Desde o dia 11 de...
Escrito por: Lu Sudré, Brasil de Fato | São Paulo (SP)
Ricardo Stuckert
Com nome, foto e número na urna eletrônica, cerca de 1,4 mil políticos que tiveram seus registros barrados pela Justiça Eleitoral e recorreram da decisão poderão participar das eleições 2018. Para esses candidatos, a...
Segundo levantamento, Jair Bolsonaro aparece com 26% das intenções de voto, enquanto Fernando Haddad tem 22% da preferência do eleitorado
Por Redação
Foto: Ricardo Stuckert
O levantamento do DataPoder360 confirma a...
Em conformidade com a Constituição, ex-governador do Rio, em situação jurídica similar à de Lula, foi liberado para fazer campanha até serem esgotados todos os recursos, enquanto ao ex-presidente foi negado
Publicado: 18 Setembro, 2018 - 12h52
Escrito por: Rafael Tatemoto, Brasil de...