Página inicial > Após resgate de brasileiros, Brasil seguirá atuando por fim do massacre na Palestina
Após resgate de brasileiros, Brasil seguirá atuando por fim do massacre na Palestina
13/11/2023 07:49
Chanceler Mauro Vieira destacou a intenção do Brasil em discutir o cessar-fogo assunto no Conselho de Segurança da ONU
Daniel Lamir
Recife (PE) |
O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira - Reprodução/MRE
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, realizou uma entrevista coletiva neste domingo (12), no Palácio do Itamaraty, em Brasília, para detalhar a operação de resgate de um grupo de brasileiros que estavam em Gaza. Apesar da situação "momentaneamente resolvida" para as 32 pessoas, que devem chegar ao Brasil nesta segunda-feira (13), o ministro afirmou preocupação com a permanência do conflito e sinalizou a retomada da pauta humanitária no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).
Após contatos constantes entre o governo brasileiro com autoridades egípcias, palestinas e israelenses, Vieira considerou a operação de resgate “complexa e delicada”, mas que chegou a um “bom termo”. O ministro confirmou a informação do Itamaraty, de que o grupo formado por brasileiros e palestinos que são parentes próximos dos brasileiros deve se hospedar no Cairo antes de seguir o voo para o Brasil nesta segunda-feira (13).
A previsão é que as 32 pessoas deixem a capital egípcia em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), às 11h50, no horário local (6h50, em Brasília), nesta segunda-feira. A chegada à capital federal deve ser feita às 23h30, ainda nesta segunda, depois de parar em Roma, na Itália, em Las Palmas, na Espanha, e na Base Aérea do Recife, já em território brasileiro.
Ao mesmo tempo, Vieira destacou os esforços do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no cessar-fogo. “Lula está envolvido na questão, tem falado com chefes da região e com a ONU. A intenção dele é voltar a tratar da questão no Conselho de Segurança da ONU para encontrar uma forma de suspensão da hostilidade e uma pausa humanitária para a população civil ainda em Gaza”, disse.
Repatriação
Acompanhado pelo Governo Federal, o grupo aguardava há dois dias a permissão de autoridades egípcias, israelenses e palestinas para cruzar a fronteira entre Gaza e Egito, no Portal de Rafah. A lista original constava de 34 nomes, mas de acordo com o comunicado, duas pessoas desistiram da repatriação e decidiram permanecer em Gaza.
O grupo é formado por 22 brasileiros e dez palestinos familiares de brasileiro, sendo 17 crianças, nove mulheres e seis homens. Entre a autorização e a passagem de Gaza para o Egito, o grupo aguardou dois dias porque a fronteira havia sido fechada na sexta-feira. De acordo com o governo federal, as 32 pessoas serão atendidas por equipe com médico, enfermeiro e psicólogo em um avião VC-2.
Hasan Rabee, um dos 32 brasileiros que foram resgatados em Gaza, celebrou que as crianças estavam recebendo frutas, na ação de repatriação. "Comida, que foi trazida pela embaixada do Brasil no Egito para as crianças, porque, na Faixa de Gaza, fruta não encontra mais, as coisas estão muito difíceis. É complicado. Graças a Deus que tem o Governo (do) Brasil e tem embaixada do Brasil e ao presidente que está dando todo o apoio pra nós", disse, em postagem no perfil da Presidência da República na rede social X.
Ricardo Antunes adverte sobre os efeitos nefastos da aprovação do PL dos Aplicativos para a classe trabalhadora em entrevista ao Instituto Humanitas Unisinos.
Instituto Humanitas Unisinos entrevista Ricardo Antunes
No Brasil de 2023,...
Ministério da Gestão propõe aumentar benefícios e negociar aumentos com cada categoria separadamente
Vinicius Konchinski
Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
Técnicos, docentes e estudantes do campus São Paulo do IFSP se reúnem no primeiro dia...
Uma plenária nacional em defesa da aposentadoria e da Previdência está agendada para o dia 20 de fevereiro
Publicado: 15 Janeiro, 2019 - 17h36 | Última modificação: 15 Janeiro, 2019 -...
A CUT-RS defende o pagamento em dia dos salários e reajustes iguais para todos os servidores públicos estaduais, bem como rejeita a manutenção por mais dois anos do tarifaço do governador não reeleito José Ivo Sartori (MDB), cujo governo finalmente termina no próximo dia 31.
Projetos de lei...
A CUT-RS está preocupada com os desdobramentos de uma disputa judicial, que já duram mais de 20 anos, envolvendo uma área de preservação ambiental da construtora Maiojama nos bairros Ipanema, Espírito Santo e Guarujá, em Porto Alegre. Associações de moradores da região...
Polêmica sobre empreendimento em Ipanema prosseguirá em 2019
7 de dezembro de 2018
jornalecao
Licença de instalação de loteamento permanece suspensa enquanto Justiça
analisa pedido de preservação de área verde de 12,9 hectares
Após pouco mais de 30...
Com a firme oposição das comunidades dos bairros de Ipanema, Espírito Santo e Guarujá, na zona sul de Porto Alegre, a um projeto da empresa construtora Maiojama, cuja composição acionária se confunde bastante com a da RBS, afiliada local da Rede Globo e da Zero Hora, foi...
Os cidadãos e cidadãs se dirigem as autoridades locais para apelar pela preservação do patrimônio ambiental, que inclui a Mata Atlântica da região sul da cidade.
Assim, exigimos o impedimento da derrubada de 13 hectares de Mata...
Em palestra na manhã desta terça-feira (27), no auditório lotado do Sindipolo, em Porto Alegre, o diretor técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Clemente Ganz Lúcio, alertou os dirigentes sindicais para as profundas mudanças em andamento na...
De que serve dizer a verdade sobre o fascismo que se condena se nada se diz contra o capitalismo que o origina?
Brecht
Por tudo que está acontecendo e tudo o que ainda está por vir, é muito importante parar para refletir sobre o sentido da tragédia que desabou sobre nós...
Com a participação de mais de 140 dirigentes sindicais, a reunião ampliada da CUT-RS referendou um documento com resoluções definindo “estratégias e tarefas para aglutinar forças em torno de uma resistência que dialogue com a sociedade, em defesa da democracia, dos direitos e da soberania...