Página inicial > Acordo UE-Mercosul, Ucrânia e aviões: os pontos da declaração conjunta de Brasil e Portugal
Acordo UE-Mercosul, Ucrânia e aviões: os pontos da declaração conjunta de Brasil e Portugal
24/04/2023 07:31
Declaração conjunta e acordos bilaterais também falam sobre combate à emergência climática; Lula está em Portugal
Redação
São Paulo (SP) |
22 de Abril de 2023 às 16:29
Lula entrega Ordem do Cruzeiro do Sul a presidente de Portugal - Ricardo Stuckert/PR
Brasil e Portugal celebraram a reaproximação diplomática neste sábado (22) durante visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Lisboa com a assinatura de 13 acordos, memorandos de entendimento e uma declaração conjunta.
São iniciativas nas áreas de educação, justiça, energia, ciência e tecnologia, turismo, saúde. Lula também deu declarações sobre a guerra na Ucrâniae as negociações pelo acordo entre Mercosul e União Europeia.
"Temos um potencial extraordinário para dobrar o fluxo de comércio exterior entre nossos países", disse o presidente brasileiro ao lado do colega português, Marcelo Rebelo.
Confira os principais destaques dos acordos e da declaração, que pode ser conferida na íntegra neste link.
Ucrânia
A guerra na Europa oriental divide Brasil e Portugal. Enquanto Lula já criticou o envio de armas dos EUA e da União Europeia para o conflito, Portugal reafirma sua posição de garantir meios para os ucranianos combater a invasão russa. Na declaração conjunta, os países ressaltaram repudiar a "violação da integridade territorial da Ucrânia pela Rússia".
"Os Chefes de Governo enfatizaram o seu compromisso com o direito internacional, a Carta das Nações Unidas e a resolução pacífica de conflitos. Deploraram a violação da integridade territorial da Ucrânia pela Rússia e a anexação de partes do seu território como violações do direito internacional."
"Lamentaram a perda de vidas humanas e a destruição da infraestrutura civil, bem como o imenso sofrimento humano e o agravamento das vulnerabilidades da economia mundial causados pela guerra. Expressaram preocupação com os efeitos globais do conflito na segurança alimentar e energética, especialmente nas regiões mais pobres do planeta. Convergiram no apoio ao pleno funcionamento da Iniciativa de Cereais do Mar Negro. Ressaltaram ainda a necessidade de promover uma paz justa e duradoura", diz a declaração.
Ainda no campo da segurança internacional, os dois países defenderam uma reforma da Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) com a inclusão de novos membros permanentes e não permanentes. "Portugal reiterou o firme apoio à atribuição ao Brasil de um lugar de membro permanente do Conselho de Segurança", diz o texto.
Acordo União Europeia - Mercosul
O texto destaca a importância de um acordo "mutuamente benéfico" entre os dois blocos comerciais, além de estabelecer a importância da "rapidez" para a "assinatura e ratificação do acordo este ano".
"Os dois Chefes de Governo reafirmaram a convicção partilhada sobre as vantagens mútuas do acordo entre a União Europeia e o MERCOSUL, sublinhando o entendimento comum sobre o alcance politicamente estratégico da conclusão do Acordo e do seu enorme potencial no reforço dos laços políticos, econômicos e de cooperação entre as duas regiões", diz a declaração.
Defesa
Portugal comprou cinco cargueiros KC-390 da Embraer e o primeiro deles já foi entregue. Existe a possibilidade de ampliar a cooperação para que a Embraer venda outra aeronave, o Super Tucano (A-29).
"Reconheceram a importância da celebração do Memorando entre a Embraer, o Centro de Engenharia e Desenvolvimento (CeiiA), a OGMA, a GMV e a ETI para o estabelecimento de uma parceria que permita a produção de uma versão da aeronave Super Tucano (A-29) passível de utilização por países da OTAN", diz a declaração.
Emergência Climática
Os dois países ressaltaram a "imperiosa e inadiável necessidade de enfrentar os desafios globais das alterações climáticas e da segurança alimentar" e Portugal ressaltou apoiar a plano brasileiro de sediar a COP30, em 2025, no estado do Pará. A COP é a importante cúpula climática da diplomacia.
O plano brasileiro de sediar a COP30 já recebeu apoios da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC) e da China.
Portugal também se comprometeu em apoiar a candidatura da cientista brasileira Thelma Krug à Presidência do Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima (IPCC).
Ricardo Antunes adverte sobre os efeitos nefastos da aprovação do PL dos Aplicativos para a classe trabalhadora em entrevista ao Instituto Humanitas Unisinos.
Instituto Humanitas Unisinos entrevista Ricardo Antunes
No Brasil de 2023,...
Ministério da Gestão propõe aumentar benefícios e negociar aumentos com cada categoria separadamente
Vinicius Konchinski
Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
Técnicos, docentes e estudantes do campus São Paulo do IFSP se reúnem no primeiro dia...
Na primeira audiência pública do ano, nesta quinta-feira (5), a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) debateu as novas regras para concessão de pensão por morte e para o seguro desemprego. Todos os convidados se manifestaram pela rejeição, por inconstitucionalidade, das...
Da Carta Capital
Em entrevista, João Pedro Stedile, membro da coordenação do MST, afirma que cabe aos movimentos sociais cobrar do governo as mudanças sociais necessárias, e que a campanha de Impeachment articulada pela direita é "uma tática para acuar o governo. Para que ele tenha medo de...
Na foto : Neuza, Paulo, Neiva, Marizar e Vilma
A conteceu no sabado dia 21 de fevereiro a festa para comemorar os 82 anos de existência do Sindicato dos Sapateiros e Sapateiras do Vale dos Sinos num clima de alegria e confraternização nós da CUT Pode Mais estavamos presente com inumeros...
O PL 4.330/04, que expande a terceirização, foi desarquivado nesta terça-feira (10). De autoria do ex-deputado Sandro Mabel (PMDB-GO), o projeto está pronto para votação no plenário da Câmara dos Deputados.
A votação do projeto em plenário depende do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ),...
Cai por terra o parecer do jurista Ives Gandra, produzido a pedido de um advogado do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), que vê condições jurídicas para um impeachment da presidente Dilma Rousseff; a tese defendida por Gandra está errada; é o que dizem Lenio Streck...
Dieese alerta para os prejuízos de novas regras do seguro-desemprego
15 janeiro, quinta-feira, 2015 às 1:04 pm
Comentários
Coordenador do instituto lembra que medidas não foram dialogadas com o movimento sindical
O coordenador de atendimento sindical do Dieese, Airton Santos,...
CPERS reúne-se com secretário de Educação para garantir início de ano letivo sem falta de professores
16 janeiro, sexta-feira, 2015 às 1:11 pm
Comentários
A Direção Central do CPERS reuniu-se, na quinta-feira, 15, com o secretário estadual de educação, Vieira da Cunha, e sua equipe...
Vitória dos trabalhadores: aprovado reajuste de 16% para o Piso Regional
2 dezembro, terça-feira, 2014 às 5:00 pm
Comentários
Em um dia marcado pelo debate sobre o tema, com audiência pública e Grande Expediente, a classe trabalhadora comemora
Com 41 votos favoráveis e nenhum...
CUT reivindica e Dilma monta mesa de negociação permanente para discutir agenda dos/as trabalhadores/as
Em audiência com a presidenta Dilma Rousseff, presidente da CUT, Vagner Freitas, cobra manutenção de políticas sociais e mais diálogo com movimento sindical
Em audiência realizada nesta...