Página inicial > Acordo UE-Mercosul, Ucrânia e aviões: os pontos da declaração conjunta de Brasil e Portugal
Acordo UE-Mercosul, Ucrânia e aviões: os pontos da declaração conjunta de Brasil e Portugal
24/04/2023 07:31
Declaração conjunta e acordos bilaterais também falam sobre combate à emergência climática; Lula está em Portugal
Redação
São Paulo (SP) |
22 de Abril de 2023 às 16:29
Lula entrega Ordem do Cruzeiro do Sul a presidente de Portugal - Ricardo Stuckert/PR
Brasil e Portugal celebraram a reaproximação diplomática neste sábado (22) durante visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Lisboa com a assinatura de 13 acordos, memorandos de entendimento e uma declaração conjunta.
São iniciativas nas áreas de educação, justiça, energia, ciência e tecnologia, turismo, saúde. Lula também deu declarações sobre a guerra na Ucrâniae as negociações pelo acordo entre Mercosul e União Europeia.
"Temos um potencial extraordinário para dobrar o fluxo de comércio exterior entre nossos países", disse o presidente brasileiro ao lado do colega português, Marcelo Rebelo.
Confira os principais destaques dos acordos e da declaração, que pode ser conferida na íntegra neste link.
Ucrânia
A guerra na Europa oriental divide Brasil e Portugal. Enquanto Lula já criticou o envio de armas dos EUA e da União Europeia para o conflito, Portugal reafirma sua posição de garantir meios para os ucranianos combater a invasão russa. Na declaração conjunta, os países ressaltaram repudiar a "violação da integridade territorial da Ucrânia pela Rússia".
"Os Chefes de Governo enfatizaram o seu compromisso com o direito internacional, a Carta das Nações Unidas e a resolução pacífica de conflitos. Deploraram a violação da integridade territorial da Ucrânia pela Rússia e a anexação de partes do seu território como violações do direito internacional."
"Lamentaram a perda de vidas humanas e a destruição da infraestrutura civil, bem como o imenso sofrimento humano e o agravamento das vulnerabilidades da economia mundial causados pela guerra. Expressaram preocupação com os efeitos globais do conflito na segurança alimentar e energética, especialmente nas regiões mais pobres do planeta. Convergiram no apoio ao pleno funcionamento da Iniciativa de Cereais do Mar Negro. Ressaltaram ainda a necessidade de promover uma paz justa e duradoura", diz a declaração.
Ainda no campo da segurança internacional, os dois países defenderam uma reforma da Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) com a inclusão de novos membros permanentes e não permanentes. "Portugal reiterou o firme apoio à atribuição ao Brasil de um lugar de membro permanente do Conselho de Segurança", diz o texto.
Acordo União Europeia - Mercosul
O texto destaca a importância de um acordo "mutuamente benéfico" entre os dois blocos comerciais, além de estabelecer a importância da "rapidez" para a "assinatura e ratificação do acordo este ano".
"Os dois Chefes de Governo reafirmaram a convicção partilhada sobre as vantagens mútuas do acordo entre a União Europeia e o MERCOSUL, sublinhando o entendimento comum sobre o alcance politicamente estratégico da conclusão do Acordo e do seu enorme potencial no reforço dos laços políticos, econômicos e de cooperação entre as duas regiões", diz a declaração.
Defesa
Portugal comprou cinco cargueiros KC-390 da Embraer e o primeiro deles já foi entregue. Existe a possibilidade de ampliar a cooperação para que a Embraer venda outra aeronave, o Super Tucano (A-29).
"Reconheceram a importância da celebração do Memorando entre a Embraer, o Centro de Engenharia e Desenvolvimento (CeiiA), a OGMA, a GMV e a ETI para o estabelecimento de uma parceria que permita a produção de uma versão da aeronave Super Tucano (A-29) passível de utilização por países da OTAN", diz a declaração.
Emergência Climática
Os dois países ressaltaram a "imperiosa e inadiável necessidade de enfrentar os desafios globais das alterações climáticas e da segurança alimentar" e Portugal ressaltou apoiar a plano brasileiro de sediar a COP30, em 2025, no estado do Pará. A COP é a importante cúpula climática da diplomacia.
O plano brasileiro de sediar a COP30 já recebeu apoios da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC) e da China.
Portugal também se comprometeu em apoiar a candidatura da cientista brasileira Thelma Krug à Presidência do Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima (IPCC).
Ricardo Antunes adverte sobre os efeitos nefastos da aprovação do PL dos Aplicativos para a classe trabalhadora em entrevista ao Instituto Humanitas Unisinos.
Instituto Humanitas Unisinos entrevista Ricardo Antunes
No Brasil de 2023,...
Ministério da Gestão propõe aumentar benefícios e negociar aumentos com cada categoria separadamente
Vinicius Konchinski
Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
Técnicos, docentes e estudantes do campus São Paulo do IFSP se reúnem no primeiro dia...
Terceirização: ‘irmã gêmea do trabalho escravo’, diz Marinho
Categoria: Agência DIAP
ministro do Trabalho e Emprego
Lei de Terceirização (Lei 13.429/17)
Lei de Terceirização (Lei 13.429/17), em vigor no País, é irmã gêmea do trabalho escravo e a reforma de 2017 trouxe...
Verba servirá para recompor o orçamento das instituições, defasado após o governo Bolsonaro, além de retomar obras paradas
Por Gabriel Valery, da RBA
Reprodução/TVBrasil
"Muita gente fica incomodada quando eu anuncio qualquer coisa e digo 'nunca antes na história...
Setor está “longe de recuperar as perdas do passado recente”, afirma o responsável pela pesquisa do IBGE
Por Redação RBA
Publicado 19/04/2023 - 10h24
Acervo IBGE
0
1
São Paulo...
Projeto de Lei abre crédito para ser pago o piso nacional da enfermagem, aprovado em 2022. Pagamento foi suspenso pelo Supremo no ano passado, por falta de orçamento
Publicado: 17 Abril, 2023 - 12h32...
Cerca de 100 integrantes do movimento participarão de audiência com representantes do órgão
Maiara Rauber
Brasil de Fato | Porto Alegre |
17 de Abril de 2023 às 09:45
Cerca de 100 integrantes do movimento estão em...
Sanções contra Rússia e tensões entre membros do BRICS serão desafios e podem limitar expansão
Filipe Porto
Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
13 de Abril de 2023 às 06:20
Dilma na sede do NBD em Xangai - NBD
A...
Depoimento do ministro à Comissão de Segurança Pública foi interrompido após bate-boca entre parlamentares da base do governo e bolsonaristas
Por Redação RBA
Publicado 11/04/2023 - 18h06
Bruno Spada/Câmara dos Deputados
Diante da confusão, Dino prometeu...
Sem citar juros, presidente disse que “o dinheiro tem que circular”, para estimular a criação de renda, emprego e consumo. “É essa coisa fácil que todo mundo sabe, mas não faz”
Por Tiago Pereira, da RBA
Publicado 10/04/2023 - 21h25
Reprodução/EBC
Presidente...
Atos pelo país defendem que Congresso rejeite MP que transfere servidores e competências para outros ministérios
Redação
Brasil de Fato | Porto Alegre |
Servidores querem sensibilizar a sociedade, a opinião pública e os parlamentares sobre necessidade da...
Voto de desempate do vice-presidente do TJ deve sair em abril; Asilo Padre Cacique pleiteia área onde vivem as famílias
Redação
Brasil de Fato | Porto Alegre |
04 de Abril de 2023 às 12:48
Mobilização de famílias e...