“A educação é uma das vítimas do golpe”, aponta Comitê Sindical Lula Livre em Porto Alegre

29/06/2018 14:00

panfleteacao Educacao 280618

O frio do inverno gaúcho não intimidou os dirigentes da CUT-RS, que promoveram no início da manhã desta quinta-feira (28) mais uma panfletagem do Comitê Sindical Lula Livre, em Porto Alegre.

Centenas de panfletos foram distribuídos na chegada dos estudantes ao Campus do Vale – Agronomia, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Nova panfletagem será realizada no final da tarde junto a instituições privadas na capital gaúcha.

Os sindicalistas entregaram um novo material, sob o título “A educação é mais uma das vítimas do golpe”, denunciando que “o governo Temer e aliados sucateiam o ensino público e fecham os acessos ao financiamento estudantil”.

As panfletagens foram decididas, em reunião ocorrida no dia 10 de maio, na sede da CUT-RS, quando foi lançado o Comitê Sindical Lula Livre, formado por dirigentes de vários sindicatos e federações, com o objetivo de mobilizar a classe trabalhadora para libertar o ex-presidente Lula. Não é possível ficar indiferente ou omisso diante de uma prisão política e injusta.

Desmonte da educação

O texto, construído pela CUT-RS com a parceria do Sinpro-RS, repudia a aprovação da PEC 55, que congelou os investimentos sociais por 20 anos, alerta que o governo golpista de Michel Temer (MDB) não está aplicando o Plano Nacional de Educação (PNE) e sancionou a desastrosa “reforma” do ensino médio.

Além disso, o material denuncia a mercantilização do ensino privado e os cortes e as dificuldades no Programa de Financiamento Estudantil (FIES). “O resultado é que agora o financiamento não cobre sequer a mensalidade de muitos cursos e diversas universidades deixaram de atender pelo FIES.

O que está por trás da prisão de Lula

O panfleto mostra também “o que está por trás da prisão de Lula”, que lidera todas as pesquisas eleitorais. O ex-presidente se encontra preso desde 7 de abril na Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba, após ter sido condenado sem provas e sem crime pelo juiz Sérgio Moro.

“A mesma imprensa, que mentiu para o povo e defendeu a Reforma Trabalhista dizendo que ela não retirava direitos e ia gerar empregos, mente novamente dizendo que Lula está fora das eleições. Mesmo na prisão, gostando os golpistas ou não, Lula registrará sua candidatura no dia 15 de agosto. A lei permite, o Brasil precisa”.

Clique aqui para acessar o PDF do panfleto.

A panfletagem contou com a participação do secretário de Comunicação da CUT-RS, Ademir Wiederkehr, do secretário de Saúde do Trabalhador, Dary Beck Filho, o diretor executivo Marcelo Carlini e o assessor João Marcelo.

Leia o panfleto:

PANFLETO EDUCAÇÃO IMAGEM 1  PANFLETO EDUCAÇÃO IMAGEM 2