Desenvolvimento do cérebro infantil é afetado por falta de saneamento

25/10/2017 08:13
25 de outubro cerebro crian_as Getty Image.png

Crédito: foto - Getty Images

Desenvolvimento do cérebro infantil é afetado por falta de saneamento

Resultados preliminares sugerem que doenças inflamatórias, como os patógenos do intestino, são os que têm maior impacto na atividade cerebral

Pesquisa inédita em andamento na região de Dhaka, no Bangladesh, mapeia, no cérebro infantil, o impacto de adversidades como a má-nutrição crônica e a falta de saneamento. O levantamento é conduzido pela Universidade Harvard em parceria com o Centre for Diarrhoeal Disease Research, de Bangladesh, e tem apoio da Fundação Bill & Melinda Gates.

Um dos objetivos iniciais dos pesquisadores tem sido definir qual tipo de adversidade é responsável pelas maiores variações na atividade cerebral das crianças estudadas. Resultados preliminares sugerem que doenças inflamatórias, como os patógenos do intestino, são os que têm maior impacto na atividade cerebral. “Se a informação for confirmada, fica reforçada a importância do saneamento”, escreveu a revista Nature, uma das mais respeitadas revistas científicas do mundo, em artigo dedicado à pesquisa.

Mais de 130 crianças já tiveram seus cérebros mapeados por aparelhos de ressonância magnética de última geração levados a Bangladesh pelos pesquisadores. Além de determinar alterações no cérebro, o trabalho também tem a dura missão de contribuir para a construção de um mapa do que seria o desenvolvimento “normal” de um cérebro infantil. Ainda não há consenso, na comunidade de pediatras neurocientistas, sobre o que configura normalidade nesse processo.

Saneamento é solução

Se a falta de saneamento básico é problema, o fornecimento deste serviço pode ser visto como solução. Além de contribuir com a saúde de crianças em idade formativa, sabe-se, por exemplo, que a expansão da rede de esgoto aumenta a produtividade dos trabalhadores, eleva salários, melhora o rendimento escolar das crianças, promove a valorização imobiliária e reduz as internações hospitalares e os índices de mortalidade em geral. Investir em saneamento não só diminui problemas, como cria oportunidades e melhora a vida das pessoas. Principalmente a das crianças.

fonte: Ciclo Vivo


PARTICIPE DO FÓRUM ALTERNATIVO MUNDIAL DA ÁGUA – FAMA 2018

O FAMA 2018 – Fórum Alternativo Mundial da Água – será realizado em março do próximo ano, em Brasília. Será um grande encontro com o objetivo de unificar internacionalmente a luta contra a tentativa das grandes corporações de se apropriarem de reservas e fontes naturais de água e de outros serviços públicos. O  FAMA se organiza em contraposição ao Fórum das Corporações – autodenominado 8º Fórum Mundial da Água.

. Leia o Manifesto do FAMA e o Chamamento aos Povos
. Participe com suas ideias para a construção do FAMA
. Acompanhe
Agenda de eventos e atividades
.
Conheça aqui as entidades que integram a Coordenação Nacional do FAMA

 


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!