Crianças: água é sinônimo de felicidade!

11/10/2017 13:32

_gua e felicidade 3 projeto jimboe.png

Crédito: foto - projeto Jimboê

Crianças: água é sinônimo de felicidade!

Toda criança tem direito de brincar e se divertir. Brincadeiras na água são pura alegria, refrescam e estimulam sentidos. Mas o que estamos fazendo para garantir o direito à água para que as futuras gerações também possam usufruir desse bem?

2050, a Unesco estima que cerca de 60% da população mundial sofrerá com estresse hídrico. Estamos falando de coisa muita mais séria do que poder brincar na água. Nossas crianças estão ameaçadas de não terem água para beber, o que infelizmente, já é realidade para muitas em várias partes do mundo.

Segundo a ONU, cerca de 663 milhões de pessoas no mundo não têm acesso a fontes adequadas de água, 946 milhões praticam a defecação ao ar livre e a "água poluída é mortal para crianças severamente desnutridas, assim como falta de comida".

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) também faz um alerta: mais de 800 crianças, com menos de 5 anos, morrem todos os dias de diarreia associada à falta de água e de higiene. Aproximadamente 27 milhões de pessoas não têm acesso à água potável em países que enfrentam ou estão em risco de fome - como Iêmen, Nigéria, Somália e Sudão do Sul.

O que estamos fazendo para garantir que as futuras gerações, as crianças de hoje e de amanhã, tenham direito à água?

Essa deve ser uma preocupação constante e fonte motivadora de ações que resultem na garantia para a qualidade e quantidade suficiente desse bem para todos.

Felicidade

Voltando ao tema água e felicidade para as crianças, que tal colocar os pequenos em contato com água?

A água é velha conhecida como uma ótima ferramenta para o desenvolvimento da criança. As brincadeiras dentro da água - seja no mar, no rio, na piscina, na lagoa, na cachoeira - trabalham todas as partes do corpo e auxiliam o desenvolvimento cerebral.

A natação, por exemplo, ajuda no relaxamento muscular, traz alívio das dores musculares, melhora a postura e ainda favorece a orientação espaço-temporal da criança.

Além disso, há os benefícios do desenvolvimento social ao brincar na água, pois as atividades ajudam na capacidade de enfrentar desafios e de se integrar com outras crianças.

Só lembrando que os locais para as atividades não podem estar poluídos para evitar riscos à saúde.

Vamos a diversão!

_gua e felicidade 1.png

_gua e felicidade 4 R7.png

_gua e felicidade 2 jornal extra.png

_gua e felicidade 5 atelie anjico.png



PARTICIPE DO FÓRUM ALTERNATIVO MUNDIAL DA ÁGUA – FAMA 2018

O FAMA 2018 – Fórum Alternativo Mundial da Água – será realizado em março do próximo ano, em Brasília. Será um grande encontro com o objetivo de unificar internacionalmente a luta contra a tentativa das grandes corporações de se apropriarem de reservas e fontes naturais de água e de outros serviços públicos. O FAMA se organiza em contraposição ao Fórum das Corporações – autodenominado 8º Fórum Mundial da Água.

. Leia o Manifesto do FAMA e o Chamamento aos Povos
. Participe com suas ideias para a construção do FAMA
. Acompanhe
Agenda de eventos e atividades
. Conheça aqui as entidades que integram a Coordenação Nacional do FAMA

 


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!